Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Elétrico da Citroën é feito para cidades turísticas e dispensa carteira

Citroën My Ami Buggy é conceito aventureiro feito para praias turísticas e pode ser dirigido até por maiores de 14 anos

Por Joaquim Oliveira, da França
Atualizado em 16 dez 2021, 16h17 - Publicado em 16 dez 2021, 15h14
Citroën My Ami Buggy é versão "off-road" do ultracompacto
Citroën My Ami Buggy é versão "off-road" do ultracompacto (Divulgação/Citroën)
Continua após publicidade

França e buggies… é impossível não começar a pensar imediatamente em Saint Tropez, areia branca, corpos bronzeados e cabelos femininos a esvoaçar pela brisa do Mar Mediterrâneo de passeio em sedutores conversíveis.

Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

Ou simplesmente rústicos e divertidos, como aconteceu na década de 70, quando ícones do cinema tão antagônicos como Brigitte Bardot ou Louis de Funès assumiram o seu gosto pela condução do inesquecível Mehari, cujo espírito é agora reencarnado nesta ousada reinterpretação do Ami, o mini carro elétrico que a Citroën começou a vender este ano na Europa

Na verdade, o Buggy Concept My Ami acaba por ser uma evolução natural para este conceito de veículo, com especial interesse para zonas costeiras com grande fluxo de turistas e com pequenos bairros, muitas vezes atendidos por pequenas vias de circulação e estacionamento sempre problemáticos. Precisamente como as que encontramos ao fazer um passeio de Antibes a Mônaco, onde este Ami mais atrevido tem tudo para se tornar numa estrela.

Evolução da espécie

Velocidade máxima é de 45 km/h
Velocidade máxima é de 45 km/h (Divulgação/Citroën)
Continua após a publicidade

A evolução da espécie começa com o visual, que vai buscar elementos dos aventureiro para dar uma ideia da nova vocação do minúsculo Citroën. As rodas são maiores e juntam dourado a pneus cheios de textura para transitar sobre algumas pedras nos acessos às praias mais distantes, juntando-se às soleiras das portas tubulares e as grades que protegem lanternas e faróis e defendem o pequeno My Ami de algum impacto. 

Copyright maison-vignaux @ Continental Productions
Grades protegem os faróis de inevitáveis esbarrões em cidades pequenas e lotadas de turistas (Divulgação/Citroën)

E se houver algum furo o Ami Buggy também se vai saber defender, pois leva uma roda sobresselente sobre o teto, que integra também uma barra de iluminação adicional e um pequeno spoiler que favorece a autonomia. Importante, até porque é de esperar que os 75 km prometidos pelo modelo atual serão afetados pelos pneus com maior resistência à passagem do ar.

Pneus tem preparo para estrada de chão
Pneus têm preparo para estrada de chão (Divulgação/Citroën)
Continua após a publicidade

Eles também ajudam a perceber melhor qual a parte da frente e a parte de trás do Ami, o que não é muito evidente na versão que se encontra atualmente à venda. Para reforçar a ideia de que o My Ami Buggy é o sucessor espiritual do Mehari — e também ajudar a criar um ambiente de conquista do Saaara — as portas foram retiradas.

Citroën My Ami Buggy Concept
Citroën My Ami Buggy Concept (Divulgação/Citroën)

O sistema de propulsão é o que já existia, com tudo em pequeno: bateria de 5,5 kWh, potência máxima de 8 cv e velocidade máxima de 45 km/h, que em muitos países o permite ser conduzido por adolescentes que ainda não sejam donos de uma carta de condução para automóveis.

Espírito de Indiana Jones

Copyright maison-vignaux @ Continental Productions
Espaço para diversos equipamentos de passeio (Divulgação/Citroën)
Continua após a publicidade

Como a maioria dos carros-conceito, não é ainda certeza que a Citroën produzirá este My Ami com genes de Indiana Jones, mas a vontade que fica é de dizer ao departamento de marketing para que o faça. Até porque esse ar de aventura casa bem com a filosofia disruptiva do Ami. 

 

Também há alguns detalhes que melhoram o conforto do carrinho que, convenhamos, não é um dos seus atributos. É o caso dos assentos “Advanced Comfort” do My Ami Buggy com uma espessura de 70 mm. Isso é o dobro usado pelo atual Ami, e há uso de uma espuma especialmente leve que pode ser removida e lavada.

citroen_my_ami_buggy_concept_3
Painel traz “porta-selfie” (Divulgação/Citroën)

A praia é também um destino provável e recomendável para o My Ami. As novas zonas de arrumação de objetos foram desenhadas de modo serem removidas rapidamente, sendo portáteis e por isso muito indicadas para várias atividades de lazer ou simplesmente uma tarde de sol e mar. 

Continua após a publicidade
citroen_my_ami_buggy_concept_91
Estofamento pode ser removido e lavado facilmente (Divulgação/Citroën)

Acima dos compartimentos existe uma moldura de metal que evita que os objetos soltos no painel escorreguem de um lado para o outro quando estamos em movimento. E se os senhores mais preocupados com a imagem quiserem ir diretamente da praia para um evento social, podem sempre usar os espelhos exteriores removíveis, ainda que este possa não ser um recurso que seja mantido num possível My Ami de produção em série. 

Ao contrário dos suportes de smartphones ou câmeras; seja para guardar imagens e lembranças ou simplesmente compartilhar a experiência com os amigos e “seguidores”.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

capa
A edição 752 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (arte/Quatro Rodas)

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.