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Fiat Fastback 1.3 turbo anda muito e é mais econômico que o Pulse 1.0

Versão Limited Edition by Abarth antecipa o que veremos na futura versão Abarth, mas não supera o desempenho do Citroën C4 Cactus

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 nov 2022, 18h50 - Publicado em 23 set 2022, 18h35
Fiat Fastback Limited 1.3 turboflex
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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A Stellantis vai trazer a Abarth ao Brasil com certa independência da Fiat para vender seus esportivos, nacionais e também importados.

Enquanto o Pulse Abarth (previsto para dezembro) e o Fastback Abarth (previsto para 2023) não estreiam, a fabricante tenta introduzir a marca na mentalidade do brasileiro com o Fiat Fastback Limited Powered by Abarth, que a fabricante garante que não terá tiragem limitada. Vai entender…

Essa avant-première do Fastback Abarth já traz a parte principal da receita da versão esportiva, que é o motor 1.3 GSE Turbo de 185 cv e 27,5 kgfm combinado ao câmbio automático de seis marchas.

Fiat Fastback Limited 1.3 turboflex
Ausência de cromados é destaque da única versão 1.3 Turbo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

É o mesmo conjunto da Fiat Toro e dos Jeep Renegade, Compass e Commander, mas que pela primeira vez é usado em um compacto da Fiat. E só este Fiat Fastback, por enquanto, tem a plaquetinha “Powered by Abarth” na cobertura do motor.

Fiat Fastback Limited 1.3 turboflex
Tomadas de ar laterais são funcionais (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Se essa mecânica vai bem nos carros maiores e mais pesados, no Fastback sobra. É a combinação do carro mais leve com a boa sensação do câmbio automático realizando trocas de verdade, o que não existe nos Fastback e Pulse 1.0 turbo, com câmbio CVT e marchas simuladas. É um pequeno prazer de tempos de câmbios manuais restritos a carros de entrada.

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Fiat Fastback Limited 1.3 turboflex
Traseira também se nega a exibir qualquer cromado (Fernando Pires/Quatro Rodas)

É possível, contudo, reforçar essas sensações ativando o modo Sport. Nesta versão, em vez de Sport, o botãozinho vermelho do volante tem o escorpião da Abarth estilizado nele, além de apliques em preto brilhante. A direção fica mais pesada e as trocas são feitas em rotações mais elevadas, buscando o regime de potência máxima do motor. E sempre é possível recorrer às borboletas atrás do volante para trocas sequenciais – que também equipam a versão Impetus.

Galeria – Fotos externas do Fiat Fastback Limited

O motor 1.3 turbo exige mais do chassi, que não vacila. A disposição maior do motor, no entanto, faz com que controles eletrônicos de tração, estabilidade e o sistema de vetorização de torque se mostrem mais presentes.

Interior Fiat Fastback Limited 1.3 turbo
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Os testes de pista revelaram esse pique extra. O Fastback 1.3 turbo chegou aos 100 km/h em 8,6 s e cumpriu os primeiros 1.000 m de aceleração a 181,1 km/h. Entre os SUVs compactos, só não é mais rápido que o Citroën C4 Cactus 1.6 THP (173 cv), que larga melhor e crava 8,3 s. Contudo, o “primo francês” chega aos primeiros 1.000 m mais lento, a 178,8 km/h.

Interior Fiat Fastback Limited 1.3 turbo
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Fastback 1.3 turbo, pasmem, é mais econômico que o Pulse 1.0 turbo: 10,9 km/l, em ciclo urbano, e 14,8 km/l, no rodoviário. O SUV menor e mais leve registrou 10,4 km/l no regime urbano e 14,2 km/l no rodoviário, sempre com gasolina.

Interior Fiat Fastback Limited 1.3 turbo
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

A versão 1.3 Turbo também tem freio traseiro a tambor, mas com aletas externas para acelerar o resfriamento. Os números de frenagem não fogem ao normal, exceto na passagem de 120 km/h a zero, em 62 m. Para um carro leve, algo na casa dos 50 m seria mais seguro.

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Galeria – Fotos internas do Fiat Fastback Limited

Se seguir o Pulse Abarth, a versão esportiva do Fastback terá suspensão mais firme, escape com ronco encorpado, para-choque traseiro exclusivo e detalhes e adesivos vermelhos ao redor da carroceria.

Fiat Fastback Limited 1.3 turboflex
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Fastback Limited, porém, se distingue por detalhes. A régua sobre os faróis e a moldura das tomadas de ar laterais têm pintura preto brilhante, enquanto os apliques na base dos para-choques passam a ter acabamento em cromo escurecido.

Todos os logotipos são pretos e até as rodas aro 18, originalmente, são totalmente pretas e isso é muito curioso: para a versão topo de linha ganhar as rodas de mesmo desenho com acabamento diamantado (que são as que equipam a versão Impetus) a Fiat cobra mais R$ 990.

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Fiat Fastback Limited 1.3 turboflex
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Não surpreende, pois a lista de equipamentos de série é rigorosamente igual à da versão 1.0 mais cara. A diferença, no final das contas, realmente está no motor e no desempenho.

Teste Quatro Rodas – Fiat Fastback Limited 1.3 GSE Turbo

Aceleração
0 a 100 km/h: 8,6 s
0 a 1.000 m: 29,4 s – 181,7 km/h
Velocidade máxima: 210 km/h (dado de fábrica)
Retomadas
D 40 a 80 km/h: 3,7 s
D 60 a 100 km/h: 4,7 s
D 80 a 120 km/h: 5,7 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 14,8/26,7/52 m
Consumo 
Urbano: 10,9 km/l
Rodoviário: 14,8 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx.: 44,9/67,5 dBA
80/120 km/h: 64,2/71,9 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 96 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: 2.000 rpm
Volante: 2,5 voltas
Preço básico: R$ 149.990
Garantia: 3 anos

Ficha técnica – Fiat Fastback Limited 1.3 GSE Turbo

Motor: flex, dianteiro, transversal, 4 cil., 16V, 1.332 cm³, 185/180 cv a 5.750 rpm, 27,5, kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica, 10,7 m (diâmetro de giro)
Suspensão: ind. McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor ventilado (tras.)
Pneus: 215/45 R18 Rodas: liga leve, 18’’
Peso: 1.304 kg
Dimensões: comprimento, 442,7 cm; largura, 177,4 cm; altura, 154,5 cm; entre-eixos, 253,2 cm; porta-malas, 516 l, tanque, 52 l

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