Fiat Pulse Drive 1.3 2026 é o SUV mais barato do Brasil e faz mais de 16 km/l
SUV custa R$ 99.990 e traz itens como ar-condicionado digital e assistente de tração, mas oferece só quatro airbags e não tem ADAS
O Fiat Pulse Drive 1.3 manual retorna ao mercado na linha 2026 como o SUV mais barato do Brasil. Essa versão foi lançada junto com o Pulse em agosto de 2022, mas havia sido descontinuada. Agora retorna para disputar mercado com o VW Tera MPI, versão de entrada do novo rival, também com motor aspirado e câmbio manual.
A má notícia é que o Pulse Drive teve aumento de preço (em agosto) e está próximo da barreira dos R$ 100.000. Mesmo assim, a versão de entrada do Pulse manteve-se mais barata que os rivais VW Tera e o Renault Kardian. Só que o SUV da Fiat tem ausências importantes na lista de equipamentos.
O que mudou no Pulse Drive 2026?
As mudanças visuais da linha 2026ficaram restritas à dianteira, que agora adota o mesmo para-choque do Fiat Fastback, com aberturas verticais nas extremidades. As grades ganharam tramas exclusivas: na superior, linhas verticais; na inferior, desenhos cruzados que remetem ao novo Grande Panda.

O Pulse 2026, no entanto, não recebeu os faróis full LED do Fastback. O SUV mantém os faróis de LED com indicadores de direção halógenos. Faróis de neblina em LED só estão disponíveis (como opcionais) na versão topo de linha, Impetus Hybrid, que também traz teto solar panorâmico — exclusividade no segmento -, ou na versão Abarth.
O Pulse básico vem com rodas de aço de 16”, mas o comprador pode incluir o Pack Plus, pacote de R$ 2.990, que adiciona rodas de liga leve de 16”, além de câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.

Os retrovisores e maçanetas em preto fosco entregam que o Pulse está posicionado na base dos SUVs compactod. No Tera e no Kardian, esses itens já recebem pintura. No Pulse, só a partir da versão Audace os retrovisores ganham acabamento em preto brilhante e as maçanetas são pintadas na cor da carroceria.

Na traseira, não houve alterações de design na linha 2026. E o porta-malas continua com 370 litros, segundo a Fiat , mas trata-se de um volume teórico, pois a marca só divulga a medição volumétrica e não no método VDA, que é o adotado por todas as marcas. Nessa unidade de medida o VW Tera tem 410 litros e o Kardian oferece 407 litros.

O Pulse Drive traz central multimídia de 8,5” com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado automático digital, retrovisores elétricos, bancos em tecido e quadro de instrumentos analógico com tela de 3,5”. Se o Fiat só tem airbags frontais e laterais, somando quatro, todos os rivais têm airbags de cortina.


O motor 1.3 aspirado que equipa o Pulse Drive tem 98/107 cv (gasolina/etanol) e torque de 13,2/13,7 kgfm. Nos testes, o SUV manual fez de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos, contra 13,9 s da versão com câmbio CVT.

A transmissão é manual com cinco marchas com engates precisos, porém com uma relação de marcha bem alongada, característica que não favorece uma direção mais rápida e divertida. Acima dos 90 km/h, uma sexta marcha poderia reduzir o ruído da cabine e ainda reduziria o consumo de combustível.
A suspensão firme transmite sensação de robustez diante de buracos e valetas, mas sem perder conforto. Os pneus 195/60 de perfil alto e a altura em relação ao solo ajudam na absorção dos impactos.

Em relação ao consumo o Pulse piorou as suas médias desde o lançamento em 2022. E essa piora pode ser creditada às mudanças realizadas no motor para se adequar às exigências do Proconve L8, com metas mais rígidas de emissões de combustível.

No consumo urbano, o Pulse manual registrou 13,3 km/l, empatando com a versão CVT. Na estrada, fez 16,2 km/l contra 17,8 km/l da versão automática.

O Pulse é equipado com o TC+, o assistente que distribui a tração para as rodas que tem mais aderência em uma condição de terreno fora de estrada. Tive uma ótima experiência com o sistema com o Pulse Impetus que integra a nossa frota de Longa Duração e é um equipamento que traz diferença e é exclusivo do segmento.

Vale a compra?
O Pulse Drive 2026 defende o título de SUV mais barato do Brasil com o preço de R$ 99.990. lém do preço o Pulse Drive tem vantagem em relação aos rivais por trazer itens exclusivos como o ar-condicionado digital e o TC+. Porém, ele sai perdendo em termos de conteúdo em relação ao Tera MPI, que por sua vez, conta com seis airbags, frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga e sensor de estacionamento traseiro.
Teste de Desempenho – Fiat Pulse Drive 1.3 MT
Aceleração
-
0 a 100 km/h: 12,39 s
-
0 a 1.000 m: 34,40 s / 149,48 km/h
-
Velocidade máxima: não informado
Retomadas
-
40 a 80 km/h: 7,13 s
-
60 a 100 km/h: 11,02 s
-
80 a 120 km/h: 23,48 s
Frenagens
-
60 km/h a 0: 14,21 m
-
80 km/h a 0: 25,25 m
-
100 km/h a 0: 39,92 m
-
120 km/h a 0: 57,07 m
Consumo
-
Urbano: 13,3 km/l
-
Rodoviário: 16,2 km/l
Ruído interno (sem ar-condicionado)
-
Neutro / RPM máx.: 42,5 / 73,7 dBA
-
80 km/h: 67,1 dBA
-
120 km/h: 73,9 dBA
Velocidade real a 100 km/h: 97 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: 2.850 rpm
Volante: 2,5 voltas
Ficha técnica – Fiat Pulse Drive 1.3 MT
- Motor: Gasolina/Etanol, dianteiro, transv., 4 cilindros, aspirado, 8 válvulas, 1.332 cm³, 107 cv / 98 cv (etanol/gasolina) a 6.250 / 6.000 rpm, 13,7 kgfm / 13,2 kgfm (etanol/gasolina) a 4.000 / 4.250 rpm
- Câmbio: Manual, 5 marchas, tração dianteira
- Suspensão: McPherson (dianteiro), eixo de torção (traseiro)
- Freios: Disco ventilado (dianteiro), tambor (traseiro)
- Direção: Elétrica, 10,5 m de diâmetro de giro
- Rodas e pneus: Liga leve 16″, 195/60 R16
- Dimensões: comprimento 4,095 m, largura 1,777 m, altura 1,550 m, entre-eixos 2,532 m, peso 1.140 kg, vão livre 18,9 cm, porta-malas 370 litros; tanque 47 litros
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