Namorados: Revista em casa a partir de 10,99

Fiat Toro Ultra agora é flex e estreia motor 1.3 turbo mais fraco

Mais barata e urbana, a Fiat Toro Ultra refaz sua proposta para seguir atraente para o mercado, mesmo já sendo veterana

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 abr 2025, 09h41 - Publicado em 15 abr 2025, 17h00
Fiat Toro Ultra T270 flex
Fiat Toro Ultra T270 flex (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A Fiat Toro que você vê aqui traz mais novidades do que aparenta. Trata-se da já conhecida versão Ultra, mas com ajustes importantes, ainda que possam parecer imperceptíveis. Um deles está sob o capô. A versão abandona o motor 2.0 turbo diesel e adota o 1.3 turbo flex.

Ela agora parte de R$ 194.490, a mais cara entre as flex, mas ainda assim consideravelmente menos do que os R$ 212.990 cobrados pela configuração a diesel antes de ser descontinuada, em meados de 2024. Mais do que isso: este é o primeiro teste da picape com a nova calibração do motor flex, alterado para atender a nova fase do programa de controle de emissões, Proconve L8.

A partir de agora, todos os modelos da Stellantis equipados com o motor 1.3 turbo flex (como os Jeep Renegade, Compass e Commander, e os Fiat Pulse Abarth e Fastback Abarth, e Toro) passam a ter 176 cv, independentemente do combustível utilizado. Antes, eram 180 cv, com gasolina, e 185 cv, com etanol. O torque foi mantido em 27,5 kgfm, mas a rotação em que o pico é atingido passou de 1.750 rpm para 2.000 rpm.

Fiat Toro Ultra T270 flex
Fiat Toro Ultra T270 flex (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Porém, uma grata surpresa: apesar das mudanças que reduziram a força disponível, a Fiat Toro flex manteve seu bom desempenho.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Em nossos testes, feitos com gasolina, a picape levou 10,9 s para ir de 0 a 100 km/h – exatamente o mesmo de um teste anterior, em outra versão, quando ainda havia 180 cv; e menos do que os 12,4 s com o antigo motor 2.0 turbo diesel, de 170 cv.

Fiat Toro Ultra T270 flex
Fiat Toro Ultra T270 flex (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Em retomadas, os tempos também ficaram praticamente inalterados. Ou seja, é um bom desempenho para o segmento, com acelerações que satisfazem, tanto na cidade quanto em estradas. É preciso, porém, ter planejamento e cuidado para retomadas ou saídas mais rápidas. Há uma incômoda demora no tempo de resposta entre o acionamento do pedal do acelerador e a resposta do carro, que pode inviabilizar certas manobras.

Fiat Toro Ultra T270 flex
Fiat Toro Ultra T270 flex (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O câmbio é o mesmo automático de seis marchas, cujas relações não foram alteradas, mas também fica nítida uma demora extra nas trocas. Ele parece querer explorar as marchas (especialmente as três primeiras) até o fim, em giros mais altos, para garantir o bom desempenho. De fato, ajuda. Mas também incomoda e exige adaptação do motorista.

Continua após a publicidade

As alterações também prometiam influenciar no consumo da Toro flex, e influenciaram, mas ligeiramente para pior. Agora, em nossos testes, ela fez as médias de 8,8 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada, com gasolina. Antes, a picape chegou aos números de 9,3 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada.

Fiat Toro Ultra T270 flex
Fiat Toro Ultra T270 flex (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O conjunto de suspensão segue sem alterações. Ainda bem. Ela mantém a dirigibilidade de SUV, sem pular como outras picapes, e tem conforto e robustez para rodar na cidade e no fora de estrada, sem se importar muito com buracos e valetas menores. A direção vai pelo mesmo caminho, com bom peso ao tamanho do carro, mas leve e direta para o dia a dia.

Dentro, pouco muda

No visual, as diferenças da Toro Ultra flex ao lado da diesel mostram a nova proposta mais urbana da versão. Ela mantém os detalhes em vermelho na dianteira, os estribos laterais e a capota rígida basculante na traseira, que oferece maior proteção contra poeira e água. Os conjuntos de rodas e pneus, porém, seguem os da versão Ranch. São rodas aro 18”, pintadas de preto brilhante, com pneus 225/60. Antes, eram de 17”, com desenho mais off-road, e pneus 225/65 todo terreno.

Continua após a publicidade
Fiat Toro Ultra T270 flex
Fiat Toro Ultra T270 flex (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A lista de equipamentos, o acabamento e o espaço interno denunciam a idade da Toro, prestes a completar dez anos de mercado. Há faróis full-led, banco do motorista elétrico, quadro de instrumentos de 7”, multimídia de 10” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador de celular por indução, sensores de estacionamento, câmera de ré, ar bizona, seis airbags, piloto automático, alerta de permanência em faixa e frenagem automática de emergência.

Fiat Toro Ultra T270 flex
Fiat Toro Ultra T270 flex (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Mas falta alerta de pontos cegos e de tráfego cruzado, piloto automático adaptativo (ACC), freio de estacionamento eletrônico e teto solar, que os pares de plataforma Compass e Rampage têm.

No acabamento, a Toro segue inalterada desde 2021 – no caso da Ultra, muda o material da faixa central, um plástico liso em tom prateado. Tudo isso depõe contra a picape, que tem acabamento simples demais para seu posicionamento e preço, sem nenhum aplique emborrachado e/ou com revestimento. Todos os plásticos são rígidos e de aparente baixa qualidade. São ruins também os porta-objetos, poucos e pequenos.

Continua após a publicidade

A Toro também não vai bem em espaço – mesmo que tenha bons 2,98 m de entre-eixos. Pessoas acima de 1,70 metro já vão apertadas no banco traseiro. Colocar três pessoas é uma tarefa quase impossível, tanto pela largura reduzida da cabine quanto pelo túnel central alto e pelo console, que invade o espaço que deveria ser para as pernas do ocupante central. Console este, aliás, que não tem saídas de ar-condicionado.

As bagagens, por sua vez, vão bem. São 937 litros de capacidade na caçamba, com boa vedação graças à capota rígida, que protege também de furtos. A capacidade de carga de 670 kg fica abaixo dos 1.010 kg da Ultra diesel, mas faz parte da nova proposta e atende o público.

A Fiat Toro Ultra era a versão menos vendida da linha quando equipada com motor a diesel, mas promete mudar esse cenário ficando mais barata e urbana com a motorização mais “popular”, que, além disso, manteve bom desempenho mesmo com a queda de potência. Mas a idade bate à porta.

Veredicto Quatro Rodas

A Toro Ultra encontrou o posicionamento ideal. A Fiat trabalhou bem no motor, mas a picape, que em dez anos teve apenas uma reestilização, precisa se atualizar.

Ficha Técnica – Fiat Toro Ultra T270

Motor: flex, 4 cil., transv., 1.332 cm³, turbo, 176 cv a 5.750/5.250 rpm (gasolina/etanol), 27,5 kgfm a 2.000 rpm
Câmbio: aut., 6 m., tração diant.
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.)
Freios: disco vent. (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 225/60 R18
Dimensões: compr., 494,5 cm; larg., 184,4 cm; alt., 168,6 cm; entre-eixos, 298,2 cm; peso, 1.712 kg; caçamba, 937 l; tanque, 55 l; capacidade de carga, 670 kg

Continua após a publicidade

Teste – Fiat Toro Ultra T270

Aceleração
0 a 100 km/h – 10,9 s
0 a 1.000 m – 32,2 s / 162,3 km/h
Velocidade máxima – 197 km/h (dado de fábrica)
Retomadas
D 40 a 80 km/h – 4,9 s
D 60 a 100 km/h – 5,9 s
D 80 a 120 km/h – 7,6 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 – 15,3/72,4/63,7 m
Consumo
Urbano – 8,8 km/l
Rodoviário – 12,3 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx. – 39,7/69,5 dBA
80/120 km/h – 64,7/69,4 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h – 97 km/h
Rotação do motor a 100 km/h – 1.750 rpm
Volante – 2,7 voltas
Seu Bolso
Preço básico – R$ 194.490
Garantia – 3 anos

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
DIA DOS NAMORADOS

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.