Logo após o lançamento do HB20 com motor 1.0 turbo, comparamos a novidade com a versão equipada com motor 1.6 aspirado. Os resultados foram surpreendentes: o HB20 1.6 não apenas andou mais (e de uma maneira mais linear) como bebeu menos, levando a melhor com certa facilidade, mesmo custando mais caro. Agora é a vez de trazermos o VW Up! TSI para a disputa.
No segundo semestre de 2015, conversando com uma fonte ligada à fábrica da Hyundai, em Piracicaba (SP), ouvi: “O desenvolvimento do motor HB20 1.0 turbo está quase no fim. Miramos o 1.0 TSI da Volkswagen, mas está impossível chegar junto”. Pelo jeito, pouca coisa foi feita após aquela conversa.
Na aceleração de 0 a 100 km/h, sempre com gasolina, o Up! TSI marcou 11 s. O HB20 1.0 Turbo precisa de um pouco mais de tempo: 11,5 s. Nas retomadas, o câmbio de seis marchas dá vantagem ao Hyundai – o Up!, com cinco, tem relações mais longas. Mas essa diferença nas retomadas, mesmo significativa (quase 3 s na medição de 80 a 120 km/h em 5ª), perde importância ao se comparar os dados de consumo de combustível.
Na estrada, o HB20 1.0 Turbo bebe 1 litro de gasolina a cada 13,4 km. Com esse mesmo 1 litro de gasolina, o Up! anda 16,7 km. Como ambos têm um tanque de 50 litros, em tese, o Up! poderia encarar uma viagem 165 km mais longa sem reabastecer.
Na cidade, verdadeiro habitat desses hatches divertidos, a vantagem do VW sobre o Hyundai é ainda maior. De acordo com o resultado apresentado em nosso teste de pista (10 km/l), o HB20 roda até 500 km com um tanque. O Up!, 45% mais econômico (média de 14,5 km/l), só pediria uma parada para reabastecimento depois de 725 km.
Ou seja, em termos de eficiência (a relação do quanto o carro anda versus o quanto consome), o Up! TSI é avassalador sobre o HB20 1.0 Turbo. Boa parte dessa superioridade está no motor, tecnicamente mais refinado. Além de dispensar o tanquinho de gasolina, tem variador de fase nos dois comandos de válvulas (admissão e escape), injeção de combustível diretamente nas câmaras de combustão, arrefecimento do intercooler por água e ar e da turbina por óleo e água.
No 1.0 turbinado do HB20, o comando das válvulas de escape é fixo, a injeção é na admissão, o intercooler é do tipo ar/ar e a turbina óleo/água. Em ambos, a pressão de trabalho do turbo é de 0,9 bar.
Ao volante, você sentirá mais conforto no HB, por conta da suspensão mais macia. A direção do Up!, mesmo com assistência elétrica, é mais pesada do que a do Hyundai e incomoda por não retornar à posição central após o contorno de curvas.
Mais compacto, o Up! é 28 centímetros menor no comprimento e boa parte dessa diferença é sentida no porta-malas, com volume de 285 litros ante 300 do HB20. Na cabine, o nível de espaço é equivalente, mas o coreano transmite uma sensação de maior refinamento.
O preço das versões consideradas no comparativo, High Up! (R$ 54.863) e Comfort Pluse (R$ 53.180), é equilibrado. Ou seja, se o tamanho do porta-malas não é algo fundamental para você (e olha que a diferença é pequena), não pense duas vezes: vá de Up!
VEREDICTO
O HB20 1.0 Turbo é bom, mas não se deu bem nas brigas dentro e fora de caas. Já o Up! 1.0 TSI, esperto e econômico, encararia até o HB20 1.6.
Up! High 1.0 TSI | HB20 Comfort Style 1.0 Turbo | |
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Aceleração de 0 a 100 km/h | 11 s | 11,5 s |
Aceleração de 0 a 1.000 m | 32,3 s – 163,8 km/h | 33,1 s – 157,6 km/h |
Retomada de 40 a 80 km/h (em 3ª) | 6,3 s | 5,5 s |
Retomada de 60 a 100 km/h (em 4ª) | 9,4 s | 8,1 s |
Retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª) | 14,7 s | 11,8 s |
Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 | 16,2 / 27,8 / 61,2 m | 17,2 / 30,4 / 68,9 m |
Consumo urbano | 14,5 km/l | 10 km/l |
Consumo rodoviário | 16,7 km/l | 13,4 km/l |
Up! High 1.0 TSI | HB20 Comfort Plus 1.0 Turbo | |
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Motor | flex, diant., transv, 3 cil., 999 cm3, 12V, 10,5:1, 74,5/76,4 mm, 105/101 cv a 5.000 rpm, 16,8/16,8 mkgf a 1.500 rpm | flex, diant., transv., 3 cil., 998 cm3, 12V, 9,5:1, 71,0 x 84,0 mm, 105/98 cv a 6.000 rpm, 15/13,8 mkgf a 1.500 rpm |
Câmbio | manual, 5 marchas, tração diant. | manual, 6 marchas, tração diant. |
Direção | elétrica | hidráulica |
Suspensão | McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.) | McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.) |
Freios | disco ventilado (diant.) e tambor (tras.) | disco ventilado (diant.) e tambor (tras.) |
Pneus | 185/60 R15 | 185/60 R15 |
Dimensões | comprimento, 364 cm; largura, 164,5 cm; altura, 150,4 cm; entre-eixos, 242 cm; peso, 987 kg; tanque, 50 l;porta-malas, 285 l | comprimento, 392 cm; largura, 168 cm; altura, 147 cm; entre-eixos, 250 cm; peso, 1.053 KG kg; tanque, 50 l; porta-malas, 300 l |
Preço | R$ 54.863 | R$ 53.180 |