Honda ZR-V quer ser SUV do Civic e parte dos R$ 214.500 só com motor 2.0
O novo SUV médio da Honda, o ZR-V, chega às lojas amanhã por R$ 214.500, em versão única Touring
![Honda ZR-V Touring 2024](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Honda-ZR-V-Touring-2024-BR-2-e1698668115538.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
O novo Honda ZR-V é bonito. Mais bonito de perto do que em fotos ou em vídeo.
A Honda define suas linhas como esportivas. Dá para dizer que ele tem linhas femininas. Curvas e suaves. Os vincos do capo que terminam na grade dianteira, por exemplo, são bem interessantes, dando ideia de movimento. Mas sem ser agressivos.
Essas linhas fazem o ZR-V parecer menor. Mesmo de perto, é preciso prestar bem atenção para perceber que ele é maior que um Jeep Compass, com o qual vai concorrer no segmento de SUVs médios. O ZR-V tem 4,57 m de comprimento, enquanto o Compass mede 4,40 m.
![Honda ZR-V Touring 2024 BR (5) Honda ZR-V Touring 2024](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Honda-ZR-V-Touring-2024-BR-5.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Passado o encantamento dos primeiros momentos, porém, surge uma sensação de estranhamento porque o ZR-V tem um visual bem diferente dos outros carros da Honda como City, o próprio Civic do qual deriva e o HR-V. Fazer carros que parecem gêmeos idênticos com tamanhos diferentes é bem monótomo. Mas, nesse caso do ZR-V, fica difícil dizer que se trata de um carro da mesma marca.
Pelo menos externamente falta o que os designers chamam de family feeling. Pelo menos externamente, porque, no painel há elementos familiares, como o grafismo, os instrumentos e, o mais evidente, a grelha frontal em toda extensão do painel igual à que foi apresentada do Civic da 11a geração.
![Honda ZR-V Touring 2024 BR (4) Honda ZR-V Touring 2024](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Honda-ZR-V-Touring-2024-BR-4-e1698668168997.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Internamente, as curvas se repetem. Mas de forma menos suaves, como se observa no console central. Nas laterais das portas, os volumes dos apoiadores são exagerados. Se fossem menores teriam a mesma serventia, ocupariam menos espaço da cabine e ficariam mais elegantes.
![Honda ZR-V Touring 2024 BR (6) Honda ZR-V Touring 2024](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Honda-ZR-V-Touring-2024-BR-6.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Segundo a Honda, o visual diferente foi proposital para o ZR-V expressar sua singularidade. Não, ele não vai ditar a tendência de estilo dos próximos lançamentos da marca, segundo os executivos da fábrica. Ele apenas quer ser diferente e atender a um público diverso do que é atendido pelo HR-V e o CR-V, na linha de SUVs da marca.
![Honda ZR-V Touring 2024 BR (10) Honda ZR-V Touring 2024](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Honda-ZR-V-Touring-2024-BR-10.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Além do estilo, o ZR-V traz outra característica única, que tem a ver com o design do projeto, que é a posição de dirigir. Como em todo SUV, o motorista do ZR-V senta em posição elevada, em relação ao piso do carro. Mas, ao contrário dos SUVs típicos, o ZR-V tem os pedais, o volante e o painel em posições mais próximas do motorista, como acontece nos sedãs e cupês. Assim, o motorista viaja mais encaixado, podendo interagir mais efetivamente com o carro.
O primeiro carro que apareceu com esse tipo de proposta e ergonomia na Quatro Rodas foi o Lexus UX 250H, em 2019.
![Honda ZR-V Touring 2024 BR (21) Honda ZR-V Touring 2024](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Honda-ZR-V-Touring-2024-BR-21.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
![Honda ZR-V Touring 2024 BR (22) Honda ZR-V Touring 2024](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Honda-ZR-V-Touring-2024-BR-22.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
![Honda ZR-V Touring 2024 BR (23) Honda ZR-V Touring 2024](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Honda-ZR-V-Touring-2024-BR-23.jpg?quality=70&strip=info&w=650)
Essa esportividade pretendida não seria atendida apenas com as mudanças na ergonomia, no entanto. Por isso, os projetistas japoneses trataram de enrijecer a suspensão (McPherson, na dianteira, e multilink, na traseira) de modo a deixar a carroceria mais firme – reduzindo o conforto a bordo. Em nossa avaliação, sentimos que o SUV oscila menos nas curvas mas, em contra-partida se mostra bastante sensível à irregularidade dos pisos, como se seus pneus (215/60 R17) estivessem acima da pressão recomendada. A direção tem o peso ideal e é bastante responsiva. Ou seja: diverte sem cansar.
O Honda ZR-V é equipado com motor 2.0 i-VTEC de quatro cilindros, com comandos de válvulas variáveis na admissão e no escape, que gera 161 cv de potência e 19,1 kgfm de torque, acoplado ao câmbio CVT com sete marchas fixadas.
![Honda ZR-V Touring 2024 BR (36) Honda ZR-V Touring 2024](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Honda-ZR-V-Touring-2024-BR-36.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Em nossa avaliação, o desempenho foi satisfatório. Apesar a proposta esportiva de design e comportamento de suspensão e direção, o ZR-V entrega um desempenho apenas mediano. Se quiser, o motorista pode optar pelo modo sport, que deixa o motor trabalhar em giro mais alto, e também pode usar o modo de trocas manuais, por meio de borboletas no volante. Mas o nível de ruído, nesse regime, é alto e o consumo deve acompanhar os decibéis.
A Honda não divulgou números de performance. Apenas de consumo, segundo os critérios do Inmetro, que são as medias de 10,2 km/l, na cidade, e 12,1 km/l, na estrada. E, em relação ao ruído, o ZR-V conta com para-brisas acústico que contribui para o silêncio a bordo, mas carece de isolamento nas portas, por exemplo, que são barulhentas ao fechar.
![Honda ZR-V Touring 2024 BR (33) Honda ZR-V Touring 2024](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Honda-ZR-V-Touring-2024-BR-33.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Para a Honda, o ZR-V será um complemento de linha, entre o HR-V, que custa entre R$ 151.200 (EX) e R$ 195.800 (Touring) e o CR-V, que será apresentado atualizado em janeiro de 2024 com mecânica híbrida, e que deve ficar na faixa de R$ 300.000.
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![Honda ZR-V Touring 2024 BR (26) Honda ZR-V Touring 2024](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Honda-ZR-V-Touring-2024-BR-26.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O Honda HR-V chega por R$ 214.500 em única versão, Touring, que representa a configuração mais luxuosa e equipada. No acabamento, ela traz bancos parcialmente revestidos em couro, volante em couro e painel e laterais das portas em material sintético que imita couro. E, no conteúdo, o ZR-V vem com faróis e lanternas full-led, painel digital de 7”, central multimídia com tela de 9” e compatibilidade com os sistemas Apple Carplay e Android Auto, ar-condicionado dual-zone, teto solar, oito airbags e completo pacote de sistemas de assistência ao motorista como frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, sensores de permanência em faixa, auxiliar de partida em rampa, freio automático de descidas e controle de tração e estabilidade.
![Honda ZR-V Touring 2024 BR (29) Honda ZR-V Touring 2024](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Honda-ZR-V-Touring-2024-BR-29.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A cabine foi pensada em agradar a todos os ocupantes. Para isso há onze porta-trecos espalhados próximos a todas as posições e cinco tomadas USB (sendo quatro do tipo C), além de um carregador de celulares por indução, localizado no console. Quem viaja atrás acha saídas de ar-condicionado sob os bancos e luzes de leitura, no teto. Só faltou o sistema de bancos flexíveis, Magic Seat, que equipa o HR-V. O ZR-V tem banco traseiro bipartido e rebatível, mas a mesma mobilidade do irmão menor.
Galeria de fotos do Honda ZR-V
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No porta-malas cabem 389 litros, o que não é muito, mas é compreensível levando em conta que o espaço da cabine acomoda cinco pessoas com folga. E pode chegar a 1.306 litros, com os bancos rebatidos.
O Honda ZR-V 2024 é oferecido em sete opções de cores sendo três novas na linha Honda: azul (mostrada aqui), vermelho e cinza perolizado. Mais quatro tradicionais: branco, prata, cinza e preto. Escolhendo uma das três primeiras, o interior tem acabamento bicolor, como nas imagens. Nas demais, o interior é sempre monocromático preto.