Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Hora da valsa

Por Péricles Malheiros 60 520 km Fim da prova. Nosso Uno estava em pleno teste, em Limeira, quando seu hodômetro digital indicou 60 000 km. De volta a São Paulo, o hatch passou pela avaliação final da equipe de QUATRO RODAS e do responsável pelos desmontes dos carros de Longa Duração, Fabio Fukuda, da oficina […]

Por Redação
Atualizado em 18 mar 2024, 11h25 - Publicado em 13 jan 2012, 10h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Por Péricles Malheiros

    60 520 km

    Fim da prova. Nosso Uno estava em pleno teste, em Limeira, quando seu hodômetro digital indicou 60 000 km. De volta a São Paulo, o hatch passou pela avaliação final da equipe de QUATRO RODAS e do responsável pelos desmontes dos carros de Longa Duração, Fabio Fukuda, da oficina Fukuda Motorcenter.

    A comparação dos testes inicial e final indica uma piora considerável nos números de frenagem. De 60 a 0 km/h, por exemplo, a distância necessária subiu de 16,1 para 19,4 metros. “No desmonte, vou olhar o sistema de freio com atenção especial, mas creio que a piora esteja mais relacionada aos pneus, que já passaram de meia-vida”, diz Fukuda. Os testes de aceleração, retomada e consumo de combustível apresentam mais melhoras que pioras. Na cidade, o consumo subiu discretamente (de 8,2 para 8,1 km/l de etanol), mas na estrada melhorou substancialmente (de 11,6 para 12,9 km/l).

    Em sua viagem de despedida com o Uno, o editor-assistente Ulisses Cavalcante criticou o banco do motorista: “A espuma do assento viciou, está compactada. Em pouco tempo ao volante dá para sentir a estrutura metálica na região do quadril”. Os rangidos foram destacados pelo editor Paulo Campo Grande: “Em lombadas e valetas, o barulho da carroceria invade a cabine”. Há outros indícios de aplicação insuficiente de material de isolamento acústico: a aferição do nível de ruído interno, dividida em quatro medições, mostrou piora em três.

    Continua após a publicidade

    Ao volante do Uno, a caminho da oficina, Fukuda se surpreendeu com a embreagem: “O Uno andou muito tempo com o motor falhando em baixa rotação, o que obrigava os motoristas a queimar a fricção nas saídas. Pensei que isso pudesse comprometer o sistema, mas me pareceu ainda íntegro. Só com o desmonte, porém, poderei dar um diagnóstico definitivo”, afirma ele.

    Consumo:

    No mês (11,2% na cidade) – Álcool: 10,4 km/l
    Desde out/10 (24,8% na cidade) – Álcool: 9,2 km/l

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.