Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Hora do aperto

Por Redação
Atualizado em 26 dez 2016, 19h28 - Publicado em 28 set 2010, 19h21

agile4

24267 km

Chegou a hora da revisão dos 20000 km do Agile. Aproveitando a oportunidade, reclamamos mais uma vez dos barulhos que assombram a cabine. As reclamações eram um ruído na suspensão e uma vibração metálica nas acelerações – como se houvesse algo solto no sistema de escape. Reclamamos ainda da imprecisão do engate das marchas e do “raspar” no momento de acionar a ré, além de um ruído no sistema de transmissão.

Na primeira inspeção feita pelo consultor técnico da concessionária Nova, de Pinheiros, foi encontrado o motivo de um dos barulhos. O parafuso que fixa a haste do amortecedor dianteiro esquerdo estava solto. O que não se sabe é se isso foi causado por algum serviço realizado ou se ele se soltou com o tempo. Seja como for, é um sinal de alerta e justifica registrar o histórico de peças que se desprenderam: caixa de ar, coxim e defletor de escapamento.

Também o protetor de cárter estava com dois parafusos soltos, afirmou o consultor Fábio. Segundo ele, essa era a causa do ruído metálico nas acelerações. O consultor notou os calços de borracha colocados na última revisão, solução adotada pela Carrera para eliminar uma vibração no defletor de calor do escapamento. E retirou todos. “Era só alinhar a peça direito, não precisa colocar as borrachas para afastar o defletor”, afirmou. E ajustou o trambulador do câmbio, para melhorar os engates.

Pegamos o carro no dia seguinte, mas nem todos os ruídos sumiram. A suspensão ficou silenciosa, ao passo que o estalo nas acelerações se manteve. E a transmissão continuou ruidosa, embora os engates tenham melhorado. Na Suspentécnica, em São Paulo, com o auxílio de um estetoscópio, o especialista Alberto Trivellato detectou um ruído no coxim de câmbio. Na suspensão, de fato, o silêncio dos justos.

Continua após a publicidade

“O coxim não está danificado. Pode estar com aperto excessivo. Muitas vezes, é só soltar e reapertar corretamente que o barulho cessa. Como esse carro não tem isolamento acústico no cofre, os barulhos do mecânicos invadem a cabine”, diz o especialista.

Essa sensação de que o Agile não veio apertado de fábrica é compartilhada por vários leitores: Sérgio José Carminatti nos relatou que seu Agile “já apresentou ruídos no escapamento e na carroceria, ao trafegar em pisos irregulares”. O leitor Joel Santana igualmente sofre com o ruído metálico, “como se tivesse algo solto no escapamento” – segundo ele, não solucionado ainda. E também reclamou do ruído de transmissão, alto.

Na hora do orçamento, mais folgas apareceram, dessa vez no papel. Dos 375 reais propostos pela Chevrolet no site, a revisão dos 20000 km chegou às nossas mãos com o valor de 884 reais. A tradicional limpeza de bicos virou “limpeza do sistema de alimentação”, por 150 reais. Propuseram também a limpeza dos dutos de ar-condicionado, pelo mesmo preço, além da adição de um aditivo para o óleo do motor, chamado na conta de “Teflon redutor de atrito”. Recusamos todos e aceitamos tão-somente a troca do filtro de ar – não prevista para esta revisão. Segundo o consultor, o componente, que custa 13,48 reais, estava bem deteriorado.

Continua após a publicidade

Mesmo excluindo vários itens, a conta não fechava como manda o site da GM. E o serviço, que inclui 4 litros de óleo, filtros de combustível, óleo e de ar da cabine, ainda estava mais caro que o anunciado pela marca. Questionamos o preço e conseguimos um desconto na mão de obra da revisão. Com o alinhamento e balanceamento (100 reais), o aditivo do limpador de para-brisa (8,54 reais) e o filtro de ar, chegamos à fatura final de 488 reais.

Consumo

No mês (37,7% na cidade): Álcool – 8 km/l

Desde mar/10 (32,2% na cidade): Álcool – 7,9 km/l

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.