Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Revista em Casa por 9,90

HR-V: exagero automático

Piloto automático eleva a rotação do motor mesmo em ladeiras leves e tudo sobre: o HR-V, o ruído e o consumo

Por Péricles Malheiros
6 jan 2016, 14h12 • Atualizado em 23 nov 2016, 20h23
  • HR-V: exagero automático HR-V: exagero automático
  • Longa Duração - Honda HR-V
    HR-V na saída de São Paulo, rumo a Brasilia (DF) ()

    Fui de São Paulo a Brasília com o HR-V. Viagem de 1 000 km bem tranquila, ideal para perceber algumas novas características do carro – e também das estradas da rota, que melhoraram bastante nos últimos anos. Neste caso, a recente implantação de pedágios no trecho mineiro valeu a pena. Mas voltemos ao carro. O consumo médio de etanol foi de 10,6 km/l, com o carro carregado e ar-condicionado ligado em tempo integral. No trecho entre Catalão (GO) e Sobradinho (DF), porém, a média caiu para 10,1 km/l. Na volta, abasteci nos mesmos postos da ida. No trecho entre Catalão e Ribeirão Preto (SP), nova queda do consumo médio de combustível. Não é uma prova de que o posto goiano nos vendeu um combustível de qualidade inferior, mas é, sem dúvida, um forte indício. Não houve perda perceptível de desempenho.

    Utilizei o piloto automático por longos trechos, o que me permitiu notar um ponto fraco do Honda. Mesmo em ladeiras de pouca inclinação, o câmbio CVT utilizava relações curtas demais: o HR-V seguia embalado, mas o prejuízo em termos de ruído interno e consumo era muito grande. Para piorar, o câmbio não tem opção de trocas manuais, o que daria ao motorista a chance de corrigir esse exagero de preocupação com performance. Em contrapartida, nas aproximações de curva, as posições S (Sport, esportiva) e L (Low, reduzida) dão ao motorista a possibilidade de ajudar nas reduções de marchas.

    Aplausos para a Honda no que diz respeito ao sistema de bancos. Rebati o encosto da parte menor (1/3) e ali acomodei uma árvore de Natal, guardada em uma caixa com 2 metros de comprimento. Ao lado, dobrei o assento maior (2/3) para trás e, na clareira aberta, acomodei uma cadeira decorativa (não dobrável).  Couberam ainda almofadas, brinquedos, quadros, utensílios domésticos e minha bagagem. E nada precisou ir no banco ao meu lado ou acima da linha do tampão traseiro.

    Continua após a publicidade

    O mês ainda teve a revisão dos 30 000 km, que ficou a cargo da concessionária Aversa, de Limeira, no interior de São Paulo. A consultora ainda nos alertou para a necessidade de troca das palhetas do para-brisa e do filtro de ar-condicionado – para nossa surpresa, o tampão do porta-malas, quebrado, foi trocado em garantia. A conta total ficou em R$ 743.

    Honda HR-V: 32 154 km
    CONSUMO
    no mês 8,6 km/l com 15,6% de rodagem na cidade
    desde maio 2015 8,4 km/l com 26,5% de rodagem na cidade
    combustível etanol
    GASTOS NO MÊS
    revisão R$ 425
    palheta R$ 162
    filtro R$ 56
    alinhamento R$ 100
    combustível R$ 1 525
    FICHA TÉCNICA
    versão EX 1.8
    motor dianteiro, transversal, 4 cil., flex, 139/140 cv a 6 300 rpm, 17,4/17,3 mkgf a 5 000 rpm
    câmbio automático CVT, 7 marchas, tração dianteira
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    SUPER BLACK FRIDAY

    Digital Completo

    Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
    Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 3,99/mês
    SUPER BLACK FRIDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$47,88, equivalente a R$3,99/mês.