Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Hyundai HB20 1.0 é versão de entrada completa que faz mais de 17 km/l

A versão intermediária Comfort é bem equipada e deve atrapalhar a vida dos rivais por agora ter um visual mais atraente e moderno

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 7 out 2022, 15h48 - Publicado em 27 set 2022, 17h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • HB20 COMFORT
    Hyundai HB20 Comfort (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Publicidade

    Mesmo trafegando em uma faixa de preços mais elevada e longe de serem populares, os hatches compactos ainda são considerados os carros de entrada do país. E é por isso que as versões mais baratas são as que têm maior participação nas vendas destes modelos – regra que vale também para o Hyundai HB20, recém-renovado na linha 2023. 

    Publicidade

    QUATRO RODAS já testou a versão topo de linha Platinum Plus 1.0 turbo automática e agora levamos pra nossa pista uma opção mais barata, a Comfort, que traz o conhecido motor 1.0 aspirado de até 80 cv e 10,2 kgfm, sempre com câmbio manual de cinco marchas. Ela parte de R$ 80.490 e deverá responder por uma parcela significativa das vendas, isso graças ao seu conteúdo.

    Hyundai HB20 1.0 é versão de entrada completa que faz mais de 17 km/l
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    É o mesmo conjunto mecânico que equipa a versão de entrada Sense, que não dispõe de itens como a central multimídia de oito polegadas com Apple Car Play e Android Auto e os retrovisores elétricos do Comfort. A linha do HB20 apresenta três versões de entrada equipadas com o propulsor aspirado: além da Sense e da Comfort, a Limited é a mais cara com esse conjunto mecânico. 

    Publicidade

    Essa versão, além da multimídia, oferece alarme, chave com telecomando canivete, retrovisores elétricos e todos os itens já disponíveis na opção de entrada (Sense), como controle de tração e estabilidade, seis airbags, assistente de partida em rampa e até piloto automático, que não está presente em rivais como Chevrolet Onix, Peugeot 208 e do recém-lançado Citroën C3

    HB20 COMFORT
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O 208 1.0 na versão Style, que custa R$ 82.990, leva vantagem por oferecer teto solar panorâmico, rodas de liga leve e faróis full led (item exclusivo do Peugeot no segmento). E ele e o Citroën C3 ainda dispõem de multimídia com tela de 10 polegadas.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Como anda o HB20 1.0?

    A boa fama envolvendo a robustez mecânica é um dos destaques do HB20. Não por menos, o conjunto mecânico da versão aqui apresentada está presente no modelo desde o seu lançamento, há dez anos. De fato, é um conjunto que ainda rende elogios.

    O câmbio tem engates precisos e curtos, agradável para condução urbana. O atributo de ter marchas “curtas” permite até uma tocada voltada para a esportividade – embora este não seja, nem de perto, o propósito dos 80 cv do hatch.

    Publicidade

    O propulsor Kappa 1.0 não é o mais potente da categoria entre os aspirados, mas também não está entre os que menos rendem. O Onix alcança 82 cv quando abastecido com etanol,  2 cv a mais que o HB20. Já C3, 208 e Argo equipados com o motor firefly, oferecem até 75 cv. 

    HB20 COMFORT
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Porém, essa diferença de potência não ajudou o HB20 1.0 a ter um desempenho superior em nossos testes, feitos com gasolina. Sua aceleração de 0 a 100 km/h foi realizada em lentos 14,7 segundos. Enquanto isso, o 208 cumpriu a prova em 14,3 segundos e, o Onix, em 13,2 segundos. 

    Publicidade

    Porém, além de diferenças pequenas, é preciso destacar que o desempenho não é um fator decisivo no momento da compra neste segmento, mas o consumo de combustível, sim. 

    E nesse quesito o compacto da Hyundai está muito bem cotado: ele fez médias de consumo de 13,5 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada. Isso o torna um dos hatches mais econômicos do país, perdendo por pouco para o rival Chevrolet Onix, que fez 13,9/17,6 (urbano/rodoviário) em nossas medições.

    HB20 COMFORT
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Além disso, mais uma curiosidade: o motor aspirado é mais econômico que o 1.0 turbo que também equipa o HB20 em suas versões mais caras. O turbinado, em nossos testes, teve as médias de consumo de respectivamente 13,2/15,1 km/l, na cidade e estrada. 

    No dia-a-dia o motor aspirado tem bom fôlego e cumpre bem os requisitos, e ainda traz a vantagem de ser um pouco menos ruidoso em relação ao propulsor turbo, principalmente em ponto morto. Medimos 35,8 decibéis em ponto morto para o aspirado, enquanto o turbo emite 37 decibéis. E esse silêncio ajuda no conforto a bordo. 

    Bem mais notável é a leveza da direção, que casa com a proposta de um veículo prático e dócil. Os pedais completam a experiência com comandos sem esforço e com uma sensibilidade apurada.

    HB20 COMFORT
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O HB20 1.0 chegou a ganhar a categoria até R$ 75.000 do Melhor Compra 2022 e o custo das revisões até 60.000 km foi um fator decisivo. O valor total do pacote é de R$ 3.470, enquanto os outros dois rivais “menores” cobram mais. O Mobi tem custo de R$ 5.080 e, o Kwid, de R$ 3.728. 

    Vantagens como bom conteúdo, motor confiável e econômico, e baixo custo de manutenção, aliadas com um design moderno e mais atraente, tornam o HB20 1.0 2023 um concorrente forte e difícil de ser superado. E isso explica o fato de atualmente ser o carro mais vendido do Brasil.

    HB20 COMFORT
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Teste – Hyundai HB20 1.0 Comfort 2023

    Aceleração
    0 a 100 km/h: 14,7 s
    0 a 1.000 m: 36,08 – 145,23 km/h
    Retomadas
    D 40 a 80 km/h: 8,3 s
    D 60 a 100 km/h: 12,8 s
    D 80 a 120 km/h: 21,9 s
    Frenagens
    60/80/120 km/h a 0: 13,9/24,6/55,2 m
    Consumo
    Urbano: 13,5 km/l
    Rodoviário: 17,4 km/l
    Ruído interno
    Neutro/RPM máx.: 35,8/66,8 dBA
    80/120 km/h: 64,9/69,4 dBA
    Aferição
    Velocidade real a 100 km/h: 95 km/h
    Rotação do motor a 100 km/h: 3.250 rpm
    Volante: 2,7 voltas
    Seu Bolso
    Preço básico: R$ 80.490
    Garantia: 5 anos

    Continua após a publicidade

    Condições de teste: alt. 660 m; temp., 21 °C; umid. relat., 66%; press., 1.012,5 kPa. Realizado no TMT Campo de Provas

    Ficha Técnica – Hyundai HB20 Comfort 1.0 2023

    Motor: flex, diant., transv., 3 cil. em linha, 998 cm3; 12V,  80/75 cv a 6.000 rpm, 10,2/9,4 kgfm a 4.500 rpm
    Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
    Direção: elétrica
    Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
    Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
    Pneus: 175/70 R14
    Peso: 993 kg
    Dimensões: comprimento, 401,5 cm; largura, 172 cm; altura, 147 cm; entre-eixos, 253 cm; porta-malas, 300 litros; tanque, 50 litros

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.