Hyundai HB20 Limited Plus é 1.0 completão que faz mais de 17 km/l
Sempre com motor 1.0 aspirado de até 80 cv, o modelo faz mais de 17 km/l na estrada e tem desempenho na média da categoria
![Hyundai HB20 Limited Plus](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/04/2FLP3503.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
O Hyundai HB20 Limited Plus chegou como uma versão complementar à Limited, ganhando mais equipamentos por uma pequena diferença de preço. Pouco tempo depois, a Limited base saiu de cena. Assim, o Limited Plus assumiu de vez os papéis de HB20 mais completo abaixo dos R$ 100.000 e o mais caro com motor 1.0 aspirado.
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Na aparência, a única novidade da versão é a adoção de maçanetas cromadas. Todo o restante é idêntico ao da antiga Limited, com linhas já conhecidas desde a profunda reestilização, em 2022.
Como em todas as versões mais baratas, os faróis são simples, monoparábolas e com iluminação halógena até mesmo nas luzes diurnas (DRL), mas têm acendimento automático. De lado, as rodas são de 15 polegadas com pneus 185/60 e acabamento diamantado. A traseira também não tem qualquer novidade e segue com lâmpadas comuns nas lanternas – apenas a versão topo de linha tem leds.
![1FLP3271 Hyundai HB20 Limited Plus](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/04/1FLP3271.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Por dentro o HB20 se destaca frente a rivais como Chevrolet Onix e Volkswagen Polo, com um acabamento significativamente superior. Os plásticos utilizados, apesar de rígidos, têm boa qualidade e a montagem demonstra cuidado, sem vãos irregulares ou rebarbas aparentes. Há ainda uma mistura de texturas e tonalidades, como a faixa prateada central.
Os bancos são de tecido comum, em uma simplicidade que não acompanha o restante do acabamento. Porém, o tecido dos bancos não os desqualificam, já que há um ponto negativo que se sobressai: as abas laterais são mais largas do que deveriam e prejudicam o apoio das costas e da lombar, mesmo em pessoas menores.
![2FLP3290 Hyundai HB20 Limited Plus](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/04/2FLP3290.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Bem equipado e espaçoso, mas quadro de instrumentos engana
A central multimídia tem tela de 8 polegadas e Android Auto e Apple CarPlay sem fio, mas a tela poderia ser mais voltada ao motorista, já que ela acaba por captar luzes e reflexos vindos das janelas direitas que atrapalham a visualização.
Já o quadro de instrumentos, que é uma novidade da versão Limited Plus, precisa ser explicado com mais cuidado. Apesar de a marca comunicar que ele é digital, não é bem assim. Há uma pequena tela de 4,2 polegadas central para computador de bordo, como diversos outros modelos do mercado.
![2FLP3278 Hyundai HB20 Limited Plus](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/04/2FLP3278.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Os demais elementos brincam com outros mostradores também digitais, mas ainda mais simples, como os de velocidade e conta-giros, e iluminação, como é o caso das barras laterais que aumentam em quantidade ao se elevar velocidade e rotações do motor.
Entre os equipamentos, há também ar-condicionado, piloto automático, chave presencial com partida do motor por botão, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, ESP, assistente de partida em rampa e seis airbags. Não há sistemas de ADAS, mas é perdoável para uma das versões mais baratas do modelo.
Assim como a lista de itens de série, o espaço do HB20 também é bom. Atrás é possível levar dois ocupantes de estatura mediana sem problemas – mas, um terceiro terá um desafio ao precisar disputar espaço lateral com os demais, já que a cabine é estreita. Falta alguma conveniência para quem vai atrás, já que não há sequer uma porta USB. Ao menos, o apoio de braço das portas é estofado.
![2FLP3281 Hyundai HB20 Limited Plus](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/04/2FLP3281.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
As bagagens também vão sem aperto no compartimento de 300 litros. É uma boa capacidade e na média do segmento, mas não há abertura interna do porta-malas, apenas externa e pela chave.
Desempenho na média e mais de 17 km/l na estrada
O HB20 Limited Plus é a versão topo de linha com o motor 1.0 aspirado flex, que rende 75 cv com gasolina e 80 cv com etanol. O torque é de 9,4 kgfm com gasolina e 10,2 kgfm com etanol. O câmbio é sempre manual de cinco marchas que, vale dizer, tem engates fáceis e confortáveis.
Nos nossos testes, feitos com gasolina, o modelo foi de 0 a 100 km/h em 14,8 segundos, número na média da concorrência. O único rival que fica deslocado – para pior – é o Polo MPI, que cumpre a mesma prova em 16,5 segundos.
![2FLP3282 Hyundai HB20 Limited Plus](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/04/2FLP3282.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O consumo também é o que se vê na média da concorrência, mas muito bom. Ele fez 13,5 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada, com gasolina.
Na prática, o HB20 é um carro de desempenho limitado, sem qualquer pretensão esportiva. Porém, é suficiente para a proposta, já que ele não dá qualquer indício de esportividade, ou algo do gênero. Por outro lado, ele não te fará passar sufoco.
![2FLP3292 Hyundai HB20 Limited Plus](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/04/2FLP3292.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Na estrada até haverá necessidade de algumas reduções para que o hatch tome fôlego em aclives mais acentuados, mas não na mesma proporção dos rivais, já que a quinta do HB20 tem relação mais curta. Ou seja, quando na última marcha, o modelo manterá rotações maiores e, por consequência, terá potência e torque mais disponíveis.
A direção, que até tem um ajuste direto, é focada no conforto, assim como a suspensão, que é macia e encara a buraqueira sem pancadas, sem movimentos abruptos na compressão e na descompressão dos amortecedores. As vibrações do motor são reduzidas, mas o isolamento acústico peca quanto aos barulho vindos do motor e das caixas de rodas.
![1FLP3294 Hyundai HB20 Limited Plus](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/04/1FLP3294.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Ou seja, ele pode não ter o desempenho de uma versão com motor turbo, mas é um carro com uma convivência muito tranquila e equilibrada, e acerta no conforto para rodagens urbanas e rodoviárias.
Quanto custa?
O HB20 Limited Plus parte dos R$ 92.190. Pode parecer caro pra um carro com motor 1.0 aspirado, mas essa é a realidade atual do mercado brasileiro e, diante disso, ele mostra-se como uma das opções zero quilômetro mais atraentes da categoria.
Seus principais rivais equivalentes, como Onix LT e 208 Style, são ainda mais caros: passam dos R$ 95.000 – vale dizer, porém, que o 208 tem itens mais chamativos, como faróis full led e teto panorâmico. Já o Polo MPI é mais barato, mas também perde em desempenho, conteúdo e acabamento.
![2FLP3450 Hyundai HB20 Limited Plus](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/04/2FLP3450.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Veredicto
O HB20 Limited Plus é uma boa opção e atende bem diversas situações: solteiros, famílias, frotas de empresas, transportes por aplicativos, entre outros. Ele tem suas mancadas, é claro, mas compensa com bom espaço, mecânica robusta e barata, boa lista de equipamentos e é econômico.
Teste – Hyundai HB20 1.0 1.0
Aceleração
0 a 100 km/h: 14,8 s
0 a 1.000 m: 36,08 – 145,23 km/h
Retomadas
D 40 a 80 km/h: 8,3 s
D 60 a 100 km/h: 12,8 s
D 80 a 120 km/h: 21,9 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 13,9/24,6/55,2 m
Consumo
Urbano: 13,5 km/l
Rodoviário: 17,4 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx.: 35,8/66,8 dBA
80/120 km/h: 64,9/69,4 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 95 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: 3.250 rpm
Volante: 2,7 voltas
Seu Bolso
Preço básico: R$ 92.190
Garantia: 5 anos
Condições de teste: alt. 660 m; temp., 21 °C; umid. relat., 66%; press., 1.012,5 kPa. Realizado no TMT Campo de Provas
Ficha Técnica – Hyundai HB20 1.0
Motor: flex, diant., transv., 3 cil. em linha, 998 cm3; 12V, 80/75 cv a 6.000 rpm, 10,2/9,4 kgfm a 4.500 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 185/60 R15
Peso: 993 kg
Dimensões: comprimento, 401,5 cm; largura, 172 cm; altura, 147 cm; entre-eixos, 253 cm; porta-malas, 300 litros; tanque, 50 litros