Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Hyundai HB20 Premium Automático

Com a chegada da linha 2016, o modelo ganhou para-choque com desenho exclusivo, bem diferente do que foi aplicado no facelift dos HB20 "normais"

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 23 nov 2016, 20h21 - Publicado em 26 dez 2015, 19h06
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Hyundai HB20X Premium Automático 01
    Grade frontal tem desenho exclusivo com moldura cromada ()

    Em outubro, o HB20 “normal” chegou remodelado às concessionárias. Em meados de novembro, foi a vez da versão com roupagem aventureira. Mais adornado, o HB20X evidencia as mudanças aplicadas à linha 2016 – até porque a categoria em que atua é assumidamente cosmética. O facelift deixou o HB20X mais exclusivo que seus irmãos, sobretudo por conta da grade dianteira, com moldura cromada,  acabamento menos esportivo e mais refinado. Na traseira, porém, a Hyundai pesou a mão: o novo layout do para-choque até agrada, mas os olhos insistem em focar apenas os gigantescos e desproporcionais discos refletores. Até quem é da casa desaprovou o tamanho das peças: “Eles são ainda maiores que os da Captiva. Prefiro os refletores horizontais do HB20 normal, menor e mais bem integrados à capa do para-choque”, disse um funcionário da Hyundai que, lógico, pediu sigilo sobre seu nome. Concordo com ele em tudo.

    Hyundai HB20X Premium Automático 05
    No facelift, refletores gigantes foram adicionados ? traseira ()

    O HB20X será vendido em dois níveis: Style, com câmbio manual e automático, e Premium, só automático. A distribuição de equipamentos entre as versões tem algumas estranhezas, como o fato de guardar apenas para o nível máximo os belos e estreantes faróis com projetores e led, algo tão definidor do visual do carro,  além de itens básicos como banco traseiro bipartido e iluminação no porta-luvas. Os preços vão de R$ 55.395 (Style manual) a R$ 62.395 (Premium automático), com opção de banco de couro e central blueMedia (R$ 66.485).

    A versão cedida para test-drive, top de linha, incluía ainda os dois únicos opcionais: revestimento de couro marrom e sistema multimídia compatível com smartphones Android e Apple – para este, por enquanto, não há possibilidade de operação de sistemas de navegação.

    Hyundai HB20X Premium Automático 03
    Agora, direção tem assistência elétrica e câmbio ganhou duas marchas extras ()
    Continua após a publicidade

    Mecanicamente, as novidades são as mesmas do HB20. O motor 1.6 aposenta o tanquinho de gasolina para partidas a frio e as transmissões têm sempre seis marchas. Em ambos, a sexta funciona como uma marcha desmultiplicadora. Tomando como base os números do HB20 1.6 automático, isso se traduz em viagens com menor índice de consumo e ruído, já que a 100 km/h a rotação do motor é de apenas 2.250 rpm – no modelo 2015, com um automático de quatro marchas, o motor girava a 2 600 rpm. Enquanto o novo HB consome 10,8 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, o antigo fazia, respectivamente, 10,6 km/l e 13,6 km/l de gasolina.

    Hyundai HB20X Premium Automático 02
    Motor perdeu o tanquinho de gasolina para partidas a frio ()

    Hyundai HB20X Premium Automático 04
    A 100 km/h, a rotação do motor é de apenas 2.250 rpm ()

    Para reduzir ainda mais os níveis de emissões e de consumo, a Hyundai providenciou pneus de baixa resistência à rolagem e trocou a assistência hidráulica por uma elétrica, que não rouba potência do motor.

    Ficha técnica
    Preço R$ 62.000 (estimado)
    Motor flex,diant., transv., 4 cilindros, 1.591 cm³, 128/122 cv (gasolina/etanol) a 6.000 rpm, 16,5/16 mkgf a 5.000/4.500 rpm
    Câmbio automático, sequencial, 6 marchas
    Suspensão independente McPherson (diant.), independente eixo de torção (tras.)
    Freios disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
    Rodas e pneus liga leve, aro 16, 195/60 R16
    Dimensões 395,5 cm (comprimento), 171 cm (largura), 155 cm (altura), 250 cm (entre-eixos), 1.113 kg (peso), 300 l (porta-malas), 50 l (tanque de combustível
    Equipamentos de série ar digital, airbags frontais, laterais e de cortina, faróis com projetor, rodas aro 16, direção elétrica
    Continua após a publicidade

     

    Comparativo
    1.0 manual 1.6 manual 1.6 aut.
    Aceleração (0 a 100 km/h) 17,1 s 10,6 s 12 s
    Retomada (40 a 80 km/h – 60 a 100 km/h – 80 a 120 km/h) 9,6 – 16,8 – 28,5 s 7,4 – 10,9 – 15,8 s 5,7 – 7,3 – 9,1 s
    Frenagem (60 – 80 – 120 km/h) 15,3 – 30,2 – 66,6 m 15,8 – 27,6 – 66 m 16,7 – 29,6 – 70,1 m
    Consumo (urbano – rodoviário) 12 – 17,5 km/l 11,2 – 16,7 km/l 10,8 – 14,3 km/l

     

    VEREDICTO QUATRO RODAS

    Versão do hatch normal com roupa aventureira, o HB20X ganhou personalidade própria.

    ★★★★

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.