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Impressões: Audi Q8, menor e mais tecnológico

Com porte inferior ao do Q7, o Audi Q8 é o novo SUV topo de linha, que oferece o máximo em tecnologia e itens de série da marca

Por Gabriel Aguiar, do Atacama (Chile)
2 ago 2018, 14h43
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  • Audi Q8
    Grade dianteira do Q8 pode ser na cor da carroceria, cinza ou preta (Divulgação/Audi)

    Normalmente, pensamos que os carros mais caros (e luxuosos) de cada fabricante também são os maiores. E, boa parte das vezes, é até verdade, mas a história muda com o Q8. Isso porque, mesmo 6 cm menor que o Q7, a novidade servirá de vitrine – assim como A8 e R8 – para a Audi mostrar o que há de melhor.

    Se não é tão difícil encontrar quem ache os carros da marca parecidos, agora essa opinião deverá mudar. Comparado aos irmãos, o SUV recebeu faróis incorporados à grade, lanternas integradas e caixas de rodas parrudas.

    Audi Q8
    Lanternas são inspiradas no clássico Audi Sport Quattro (Divulgação/Audi)

    A inspiração, pasmem, foi o Audi Sport Quattro, conceito esportivo de 2013. É verdade que a silhueta lembra um Q3 meio bombado, só que pessoalmente o carro impressiona.

    Não existirá nenhuma opção movida só a gasolina ou a diesel. Em vez disso, o modelo recebeu um sistema híbrido de 48V para auxiliar o motor a combustão em algumas situações, como frenagens e velocidades de cruzeiro.

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    Audi Q8
    Jeito de carro-conceito: há opções de rodas aro 19 a 22 (Divulgação/Audi)

    Isso significa que não há um motor elétrico para atuar sozinho na cidade, por exemplo, como acontece com Toyota Prius e Volvo XC90 T8.

    No Brasil, teremos apenas a versão mais potente (até o todo-poderoso RS Q8 ser revelado), que chegará às lojas no fim da primeira metade de 2019.

    Audi Q8
    Faróis de leds são divididos e luz alta fica na parte inferior (Divulgação/Audi)
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    E, até agora, a Audi só antecipou que o motor V6 3.0 turbo com injeção direta de gasolina terá 340 cv, mas o desempenho continua sob sigilo.

    Ao menos dá para prever a velocidade máxima limitada aos 250 km/h, como boa parte da “santíssima trindade” alemã, que inclui BMW e Mercedes.

    Audi Q8
    A pequena bateria de íons de lítio do sistema híbrido de 48V fica sob o assoalho do porta-malas (Divulgação/Audi)

    E se estamos acostumados à ideia de SUVs passeando em shoppings, a Audi escolheu o cenário oposto para colocarmos à prova o Q8: o Deserto do Atacama, no Chile, um dos lugares mais extremos do planeta.

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    Surpreendem os bancos dianteiros bem próximos do assoalho, como em sedãs e cupês de alto rendimento,  bem como a direção com assistência elétrica de respostas rápidas.

    Audi Q8
    Ar-condicionado de quatro zonas, quadro de instrumentos digital, central multimídia e comandos por voz são itens de série (Divulgação/Audi)
    Audi Q8
    Trilho permite modular espaço para pessoas e porta-malas (Divulgação/Audi)

    Como candidato a esportivo, a novidade pode não passar tanta credibilidade – afinal, são quase 5 metros de comprimento, que passam das 2 toneladas em ordem de marcha. Mas basta escolher o modo de condução mais agressivo para mudar a personalidade do grandalhão.

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    Se na opção econômica, Efficiency, o Q8 desliga o motor abaixo de 22 km/h para aproveitar o embalo e economizar combustível, na Dynamic há mais fôlego para retomadas e ultrapassagens.

    Para quem só busca vida mansa, há uma série de radares, lasers, câmeras 360º e sensores ultrassônicos para controlar a condução semiautônoma.

    Audi Q8
    Há sensores para controlar marcha a ré com trailer (Divulgação/Audi)

    Quer assumir a direção? Então, o SUV recompensa você com suspensão a ar e três níveis de altura (até um modo off-road), rodas traseiras que esterçam 5º para dar agilidade e facilitar balizas, além da tração integral com distribuição variável de força.

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    Audi Q8
    São 22 cm de solo, mas suspensão a ar varia até 9 cm (Divulgação/Audi)

    De série, há ar-condicionado de quatro zonas, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória, quadro de instrumentos digital, central multimídia com 10,1 polegadas e comandos por voz, logo acima da tela destinada aos controles de ventilação. O modelo também “conversa” com outros carros para prever condições de trânsito e placas de sinalização.

    Audi Q8
    Boa parte dos botões da cabine foi substituída por telas sensíveis ao toque, que respondem com vibração aos comandos (Divulgação/Audi)

    Na Europa, o Q8 custará € 78.000, o que representa 52 meses de trabalho (e nenhum gasto) para um alemão com salário mínimo de € 1.498.

    No Brasil, o grandalhão deverá sair por R$ 500.000, o que representa 524 vezes – ou 43 anos – o salário mínimo brasileiro de R$ 954. Sem dúvidas, será um privilégio para poucos, mas não faltam itens e tecnologias que justifiquem cada real gasto para colocar a novidade na garagem.

    Ficha técnica – Audi Q8

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