Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Impressões: Q7, o SUV ultra-tecnológico (e caro) da Audi

Modelo combina porte de utilitário esportivo com luxo de sedã top de linha

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 23 nov 2016, 20h31 - Publicado em 29 jan 2016, 15h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Audi Q7 2
    Modelo ficou menor, mas tem mais espaço que seu antecessor  (/)
    Audi Q7 2
    Modelo ficou menor, mas tem mais espaço que seu antecessor ()

    O SUV mais luxuoso da Audi está, enfim, de cara nova. O Q7 acaba de chegar ao mercado brasileiro esbanjando luxo e tecnologia. Mas todo este requinte tem um preço: R$ 399.990 em versão única Ambition, podendo chegar a quase R$ 500 mil se encomendado com todos os opcionais. A tração integral permanente é combinada à transmissão automática Tiptronic de oito velocidades, que trabalham em conjunto com o motor 3.0 V6 TFSI de 333 cv. Segundo informações da fabricante, são necessários 6,1 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, atingindo a velocidade máxima de 250 km/h.

    Audi Q7 5
    Lanternas acompanham o recorte da tampa traseira ()

    O design é um dos pontos altos do Q7. Sóbrio e elegante, ele incorpora a nova identidade visual da Audi nos utilitários esportivos, com faróis quase retangulares unidos à grade trapezoidal por uma moldura prateada. Na traseira, as lanternas seguem acompanhando o recorte da tampa do porta-malas. Ao contrário da geração anterior, concebida com o nítido objetivo de transmitir robustez, o Q7 investe na esportividade. Sobram traços horizontais pela carroceria, visando dar a impressão de que o veículo é maior do que aparenta ser. Até porque ele está ligeiramente menor: com 5,05 metros de comprimento, 1,97 metro de largura e 1,74 metro de altura, ele ficou 37 milímetros mais curto e 15 milímetros mais estreito.

    Audi Q7 3
    Interior abusa das linhas horizontais ()

    A cabine segue o conceito de horizontalidade do exterior, com linhas minimalistas. As saídas de ar-condicionado percorrem praticamente toda a extensão do interior, mas o destaque maior fica com o Virtual Cockpit. Lançado no TT, o “painel digital” é uma enorme tela de 12,3 polegadas que exibe diversas informações sobre o veículo, desde os mostradores convencionais até as coordenadas do GPS e comandos do sistema de som. O head-up display também evita que o condutor precise tirar os olhos da estrada para visualizar o velocímetro. Já o ar-condicionado digital de quatro zonas de temperatura exibe as principais funções assim que se repousa o dedo sobre cada tecla.

    Audi Q7 4
    Virtual Cockpit é uma tela de 12,3 polegadas que substitui os mostradores convencionais ()

    O porta-malas comporta até 890 litros se o Q7 possuir cinco lugares, podendo chegar a 2.075 litros com a segunda fileira de assentos rebatida. Se o cliente optar pela terceira fileira de bancos vendida opcionalmente, a capacidade cai para 295 litros. A tampa traseira, aliás, pode ser aberta por meio de gestos. Basta movimentar o pé sob o para-choque traseiro para abri-la automaticamente.

    Recheado de itens tecnológicos, o Q7 oferece diversas assistências à condução e segurança dos ocupantes. Conheça algumas delas abaixo:

    Continua após a publicidade

    Side Assist: o recurso monitora os pontos cegos do veículo, indicando a presença de outros automóveis ou motocicletas ao condutor por um led que se acende, piscando constantemente caso a seta seja acionada mesmo assim.

    Exit Warning Assist: batizado de alerta de desembarque, ele funciona apenas quando o veículo está parado e com o motor desligado. Caso veículos ou bicicletas se aproximem pela parte traseira do carro, o sistema acende as guias luminosas de leds no interior para alertar os passageiros. Em uma situação de perigo, os leds se acendem na cor vermelha e as maçanetas internas são travadas temporariamente para evitar que as portas sejam abertas.

    Night Vision: o assistente de visão noturna utiliza uma câmera infravermelha de longo alcance que reage ao calor irradiado por objetos. Seres humanos e animais são identificados com cores mais brilhantes, enquanto ambientes frios surgem em cores escuras. Em situações de perigo, um alerta sonoro é emitido e uma luz de advertência surge no painel, além do farol alto iluminar pessoas com três curtos pulsos de luz.

    Eixo traseiro dinâmico: um sistema de direção com comando elétrico permite que as rodas traseiras virem até cinco graus na mesma direção do eixo dianteiro ou na direção oposta, de acordo com a situação. Em baixa velocidade, as rodas viram na direção oposta, diminuindo o raio de curva do veículo em até um metro nas manobras. Nas velocidades altas, as rodas de trás seguem o movimento do volante em até 3,5 graus, aumentando a estabilidade nas curvas e em eventuais manobras de emergência.

    Continua após a publicidade

    Pre-Sense traseiro: assim como o sistema Pre-Sense convencional, ele identifica a iminência de uma colisão e prepara o veículo para o impacto, fechando janelas e reforçando a atuação dos cintos de segurança.

    Audi Q7 1
    Nova geração traz identidade visual dos SUVs da marca ()

    Tivemos a oportunidade de avaliar o Q7 em um percurso de aproximadamente 50 quilômetros, com trechos urbanos, rodoviários e fora-de-estrada. Embora seja um brutamontes de quase cinco metros de comprimento, o modelo se comporta de forma bastante estável nas curvas. Dificilmente o motorista se lembrará que está ao volante de um SUV deste porte quando está viajando. As retomadas são rápidas, graças às eficientes trocas de marcha. Fora do asfalto, o Q7 também vai bem, superando as áreas alagadas e enlameadas pela chuva que castigou São Paulo sem problemas. Há espaço de sobra para todos os ocupantes e não falta conforto para os passageiros. 

    Audi Q7 6
    Preço sugerido é de R$ 399.990 sem opcionais ()

    Como dissemos anteriormente, o Q7 está à venda por R$ 399.990. Os pacotes de opcionais serão vendidos pelos seguintes valores:

    Pacote Tecnológico (eixo traseiro dinâmico, Night Vision e faróis full led): R$ 32 mil

    Pacote Side Assist (Audi Side Assist, Pre Sense traseiro, Exit Warning e Assistente de Tráfego Reverso): R$ 7.500

    Terceira fileira de bancos: R$ 20 mil

    Continua após a publicidade

    Suspensão adaptativa a ar: R$ 30 mil

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.