Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Impressões: VW Polo Robust pode enfrentar terra e lama como picapes?

Com maior robustez e preço bom (renunciando a itens menos importantes, para fechar a conta), Polo Robust é o Polo Track do mundo rural

Por Eduardo Passos
10 Maio 2024, 10h00
Polo Robust
Polo Robust é nova versão voltada para o trabalho do hatch da Volkswagen (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Nos anos 1980, o Gol veio para substituir o Fusca. E mesmo tendo sido o carro mais fabricado da história do Brasil, discutir se ele foi mais importante do que o Fusquinha é papo de horas e sem expectativa de consenso.

É por isso que não vamos perder tempo refletindo se o novo Volkswagen Polo Robust (junto ao irmão Polo Track) está à altura do antecessor: os alemães não veem sentido econômico em atualizar o Gol com sistemas de segurança cada vez mais obrigatórios, e também não cogitam perder sua fatia entre os carros chamados pé de boi. Logo, o Polo Robust é parte de um projeto mais amplo, que busca atender as necessidades cada vez mais complexas da nossa economia.

O Polo Robust se origina em requisito semelhante ao que exigiu ao sucessor do Fusca ter sido um projeto nacional: as estradas de terra, lama e todo tipo de pedras que aparecem nos nossos caminhos e que mal existem na Europa.

Polo Robust
VW prevê maior participação de CNPJs do que CPFs, nas vendas (Divulgação/Quatro Rodas)

O novo Polo Robust deriva do sucesso de vendas Polo Track, mas tem a suspensão elevada, de modo que a geometria se adapte melhor ao fora de estrada e o vão livre cresce em 0,8 cm. Há pacote opcional com capas de bancos, carpetes de borracha e protetor de grade, que barra detritos que podem entrar para o motor. Outro pacote opcional é o de engate mais carpete de borracha no porta-malas.

Burro de carga

A indústria automotiva já não pode oferecer robustez sem confiabilidade, e os R$ 89.290 do Polo Robust mostram que isso custa caro. São R$ 1.300 a mais que o Track (R$ 87.990), só que abrindo mão de rádio, antena e volante multifuncional. Como o foco é no mundo agro, a Volks foca em divulgar o Polo Robust no preço para CNPJs e produtores rurais: R$ 81.253,90.

Continua após a publicidade
Polo Robust
Interior consegue ser mais simples que o do Polo Track (Divulgação/Quatro Rodas)
Polo Robust
(Divulgação/Quatro Rodas)
Polo Robust
(Divulgação/Quatro Rodas)

Ao entrar-se no Polo Robust, a sensação é a mesma de um veículo de carga durante uma jornada de trabalho: indiferença. A VW não economizou nos painéis de plástico, que são grosseiros ao tato (mas parecem duráveis e fáceis de lavar) e deu zero importância aos grafismos e outras firulas de estilo. O volante sem nenhum botão é quase nostálgico e o buraco deixado pela falta da central multimídia acaba realçado pelo “Volkswagen” em alto-relevo lembrando que nem sequer há rádio.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Mas, durante a labuta, sabemos que isso é detalhe num carro, e todas as renúncias existem para que o uso da plataforma MQB seja economicamente viável: ela utiliza até complexas soldas a laser em busca de mais rigidez torcional e comportamento dinâmico, com sucesso. O Polo Robust encara surpreendentemente bem a terra, com poucos rangidos, respostas obedientes, silêncio interno e sem dar sinais de que logo alguma coisa quebrará.

Polo Robust
Opcional protege a grade de pedrinhas e afins (Divulgação/Quatro Rodas)

Ao contrário de automóveis muito mais caros, há quatro airbags, alerta de frenagem de emergência, controle de tração e estabilidade e bloqueio eletrônico do diferencial. A direção elétrica tem dureza adequada para não cansar sem ser frouxa, os engates do câmbio de cinco marchas são tranquilos até para quem já perdeu o jeito com os carros manuais. O motor 1.0 aspirado (84 cv/10,3 kgfm) é suficiente para qualquer deslocamento em rodovias (sem frequentar a faixa da esquerda, claro) e tem bom consumo (veja ficha).

Continua após a publicidade

Com tudo isso, o Polo Robust será ajuda valiosa para manter o modelo líder de vendas. Mas não espere uma versão que, no futuro, será disputada por entusiastas: na era da racionalidade extrema, ele é só mais uma resposta específica à demanda. Paixão é paixão, negócios à parte.

Veredicto Quatro Rodas – O Polo Robust é claro nas suas intenções de trabalho. Nelas, importam preço e a base do carro: a plataforma MQB, que faz diferença.

Ficha Técnica – Volkswagen Polo Robust

Preço: R$ 89.290 (para CNPJs e produtores rurais: R$ 81.253,90)
Motor: flex, diant., transv., 3 cil., 12V, 999 cm³, 84/77 cv a 6.450 rpm, 10,3/9,6 kgfm (etanol/gasolina) a 3.000 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.) e tambor (tras.)
Pneus: 185/65 R15
Dimensões: comprimento, 407,4 cm; largura, 175,1 cm; altura, 147,9 cm; entre-eixos, 256,6 cm; porta-malas, 300 litros; tanque de combustível, 52 litros; peso:
1.054 kg
Desempenho*: consumo (E/G): 9,4/10,8 km/l (cidade), 13,7/15,2 km/l (estrada); aceleração 0-100 km/h: 13,4 s
*Dados de fábrica

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.