Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Iros Vintage 150

Simpática e saudosista, a motoneta tem bom preço e muito charme

Por Ismael Baubeta | Fotos: André Bortolotto
Atualizado em 9 nov 2016, 12h02 - Publicado em 6 set 2012, 11h42
Iros Vintage 150

A Iros Vintage 150 é, como o nome indica (“vintage” designa, em inglês, veículo clássico, de época), uma evocação do estilo das motonetas dos anos 60. Com formas arredondadas e linhas sinuosas, agrada aos saudosistas das Vespa e Lambretta.

Esta simpática chinesinha tem farol ovalado montado no guidão com os piscas dianteiros, formando uma peça única que faz conjunto com o painel. As informações são básicas: velocímetro e marcador de combustível, tudo simples, mas com visual agradável. Diferentemente das motonetas feitas todas de metal cuja memória ela resgata, na Iros é o plástico que dá forma a escudos, carenagens e para-lamas – o que é quase de praxe atualmente no segmento. O banco é revestido de tecido furadinho e para o garupa foi instalado um minúsculo encosto (sissy-bar), que ajuda a manter o corpo firme no lugar, proporcionando mais conforto e segurança, especialmente nas partidas. O scooter é um pouco curto para pilotos com mais de 1,70 metro. Os joelhos teimam em encostar na parte interna do escudo. Tal situação é agravada pelo banco, que faz o corpo posicionar-se bem à frente. Mesmo assim, a postura é bem neutra, sentada como de hábito, e a pilotagem é muito fácil.

O motor é monocilíndrico, refrigerado a ar, com duas válvulas e comando SOHC. Rende 9,5 cv a 7 500 rpm, propiciando boas arrancadas com o câmbio CVT, de correia com polia de diâmetro continuamente variável. Nas subidas mais íngremes, a Iros tende a mostrar certa indolência, perdendo velocidade e obrigando seu piloto a girar todo o punho do acelerador para manter o embalo.

O velocímetro é bastante impreciso, passando a falsa impressão de um desempenho sensacional. Quando está marcando 120 km/h, por exemplo, o scooter está, na verdade, a 80 km/h, de acordo com os dados aferidos pelo nosso equipamento. Pelo menos será muito mais difícil tomar uma multa na pilotagem deste scooter.

Continua após a publicidade

As suspensões são rígidas e transferem alguma vibração. O sistema de freio da Iros Vintage 150 é muito bom, tem ótima pegada e tato, garantindo frenagens rápidas e seguras, com progressividade no acionamento.

VEREDICTO

Muito simpática,
a Iros tem preço conveniente e esbanja charme e graça, porém a rede de revendas ainda é tímida. Feita para quem privilegia estilo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.