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Já andamos: novo VW Nivus é mais emocional que Polo e racional que T-Cross

Marca inaugura segmento de SUVs cupês compactos no Brasil. Ele é Derivado direto do Polo, mas será que lembra muito o irmão ao dirigir? Confira

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Leonardo Felix
Atualizado em 28 Maio 2020, 12h36 - Publicado em 28 Maio 2020, 11h53
Já andamos: novo VW Nivus é mais emocional que Polo e racional que T-Cross
Quem vê assim nem pensa que o Nivus tem muito do Polo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Quando os SUVs compactos começaram a invadir o Brasil, em 2014, parecia que a última lacuna de nosso mercado estava preenchida. Ledo engano.

Os fabricantes têm se esforçado para explorar brechas cada vez menores com variações cada vez mais criativas.

Já andamos: novo VW Nivus é mais emocional que Polo e racional que T-Cross
Luzes das lanternas avançam sobre a barra preta que as interliga. Desenho é inspirado no T-Cross (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Exemplo é a nova onda dos SUVs cupês, inicialmente restrita às marcas de luxo, mas que aos poucos começa a integrar o mundo das generalistas.

No Brasil, a primeira a apostar no nicho é a Volkswagen, mas para surpresa geral não será com um modelo de porte médio. A empresa aproveitou toda a arquitetura e parte mecânica do hatch Polo para fazer nascer o Nivus.

VW Nivus Highline 200 TSI
Nivus tem o mesmo entre-eixos, mas é mais comprido que o T-Cross. “Culpa” do amplo balanço traseiro (Fernando Pires/Quatro Rodas)

QUATRO RODAS andou e revela em primeira mão os segredos desse modelo, que está previsto para chegar às lojas até o mês de julho. Veja aqui 60 fotos exclusivas que produzimos com todos os detalhes do modelo.

Nascido para se posicionar entre o Polo e o T-Cross, o Nivus vem para ajudar a marca alemã a se firmar como a segunda mais popular do país, posto que vem revezando com a Fiat.

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Já andamos: novo VW Nivus é mais emocional que Polo e racional que T-Cross
Apesar de receber parte da estrutura do Polo, Nivus ganha faróis, grade e para-choque inéditos. Logotipo também foi renovado (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Para isso, bebe da fonte que já saciou a Honda com o WR-V, a Chery com o Tiggo 2 e a própria Fiat com a nova Strada. E que, em 2021, servirá à Jeep com seu SUV de sete lugares.

O que esses quatro exemplos têm em comum? Todos são derivados de outros modelos (Fit, Celer, Mobi e Compass, respectivamente), mas com mudanças estéticas e estruturais suficientes para que sejam vendidos como um carro novo.

VW Nivus Highline 200 TSI
Suspensão elevada e pneus de diâmetro maior ampliaram o vão livre do carro em quase 3 cm frente ao Polo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Há quem tenha feito isso com muita competência, caso da Chery em relação ao Tiggo 2 e da Fiat com a Strada de segunda geração.

Mas também existe o risco de o tiro sair pela culatra, como ocorreu com o WR-V – que se assemelha muito ao Fit e, por isso, não foi tão bem-aceito pelos consumidores.

VW Nivus Highline 200 TSI
Nome grafado na tampa do porta-malas reforça o nome (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O que vem do Polo (ou não)

No caso do Nivus, podemos dizer que o trabalho foi muito bem-feito. Embora para-brisa, teto, portas laterais, caixas de roda e colunas A e B sejam os mesmos do Polo, e para-lamas e capô tenham alguns recortes herdados do hatch, o SUV cupê exibe personalidade própria e surpreendentemente imponente.

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A frente bicuda e a grade dianteira larga, ambas inspiradas no T-Cross, conferem um caráter robusto ao Nivus.

VW Nivus Highline 200 TSI
Insígnia com o nome da versão é novo e mais elaborado que o de outro modelos da marca (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O rack de teto, as molduras plásticas por toda a extensão da carroceria e os 2,75 cm de ganho em vão livre do solo no comparativo com o Polo (fruto da elevação em 1 cm das suspensões e de pneus com 1,75 cm a mais de diâmetro) dão a pitada aventureira de que o carro precisa.

A traseira, com caimento proeminente e lanternas integradas por régua em preto brilhante, como no T-Cross, completam o pacote estético, que, no geral, mostra-se chamativo.

VW Nivus Highline 200 TSI
Se você ainda tinha dúvidas que é um VW… (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Como já dito, o Nivus herda toda a mecânica e elétrica do Polo. Isso inclui o motor 1.0 turbo flex de injeção direta com 128/116 cv e 20,4 kgfm, o câmbio automático de seis marchas, as suspensões (McPherson e eixo de torção) e os freios a disco (ventilados e sólidos) nas quatro rodas.

Mas houve ajustes: além da carroceria levemente mais alta, o Nivus recebeu aperfeiçoamentos nos módulos eletrônicos e na caixa com conversor de torque da Aisin, a fim de dirimir trancos durante arrancadas na fase fria e reduções de marcha (especialmente para as duas primeiras).

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VW Nivus Highline 200 TSI
Motor 1.0 turbo é conhecido, mas câmbio automático está mais suave nas trocas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Jogador solitário

Com quem ele vai competir? Em teoria, ninguém, visto que inaugura um segmento. Na prática, tentará roubar clientes das versões mais caras de hatches e sedãs compactos, ou dos SUVs compactos de entrada e intermediários.

Por isso mesmo, mescla altura do solo e ponto H levemente elevados com porte de hatch e porta-malas de 415 litros, próximo ao de um três-volumes. Será bem-sucedido? Essa é a grande questão.

VW Nivus Highline 200 TSI
Sem divisória de níveis encontrada em Polo, Virtus e T-Cross, porta-malas tem 415 l (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Embora até a apresentação mundial do modelo, ocorrida nesta quinta-feira (28), o fabricante não tenha revelado, QUATRO RODAS aposta em uma gama muito enxuta, com apenas duas versões (Comfortline e Highline) e uma possível terceira, a ser lançada mais para o fim deste ano, voltada a clientes PcD.

Os preços, incluindo a futura variante para pessoas com deficiência, ficarão na faixa de R$ 70.000 a R$ 100.000. O trem de força será sempre o 200 TSI (1.0 turbo com injeção direta e 128 cv) com câmbio automático de seis marchas.

VW Nivus Highline 200 TSI
Câmbio tem mesma manopla de Polo e Virtus, mas sem botões ao lado e com grafismos diferentes para indicar os comandos (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Itens como faróis full-led, quadro de instrumentos 100% digital e a central VW Play de 10,1 polegadas com suporte a apps e internet (roteada via celular do motorista, e não nativa, como nos GM) virão de série, pelo menos na versão mais cara, Highline, na casa de R$ 100.000.

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Já o piloto automático adaptativo (ACC) e a frenagem automática anticolisão, que fazem sua estreia entre todos os VW produzidos no país, devem ser oferecidos em pacote opcional.

Já andamos: novo VW Nivus é mais emocional que Polo e racional que T-Cross
Nivus tem painel de Polo, mas com volante herdado do Golf, sem suporte para celulares e com larga faixa em preto brilhante (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O protótipo disponibilizado para nossas primeiras impressões era da fase final e contava com os dois equipamentos.

Por sinal, o radar do ACC fica escondido atrás do novo logotipo VW, lançado na Europa no elétrico ID.3 e na oitava geração do Golf.

Já andamos: novo VW Nivus é mais emocional que Polo e racional que T-Cross
Posição de dirigir é a mesma do Polo, mas suspensão eleva o ponto de vista (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Esses dois modelos, aliás, emprestam também o novo volante do Nivus, que se tornará padrão nos carros da marca. A peça chama atenção por ser vistosa e das poucas coisas diferentes do que se vê nos irmãos Polo e Virtus.

As outras são a faixa preta brilhante e a falta do suporte de celular, culpa da central mais moderna, que também baniu botões ao lado do câmbio: todos foram para a tela touch.

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Inédito no Brasil, volante é o mesmo do ID.3 e do novo Golf, mas quadro digital é bem conhecido na linha VW (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Como ele anda

Mesmo com tanta mistura, o Nivus garante sensações singulares ao motorista. A posição de dirigir não é vertical como a do T-Cross.

Na verdade, seria exatamente a do Polo não fosse a maior distância do solo, suficiente para perder aquele medo de raspar em valetas que proprietários do hatch e do sedã Virtus bem conhecem.

VW Nivus Highline 200 TSI
Protótipo que dirigimos foi camuflado com estilo (Leonardo Barboza/Quatro Rodas)

Mas o que faz toda a diferença é o acerto de suspensão exclusivo.

Se o Polo é firme e o T-Cross é um SUV com dinâmica de hatch, o Nivus está mais para o conforto de um SUV de verdade.

Já andamos: novo VW Nivus é mais emocional que Polo e racional que T-Cross
Central VW Play de 10,1″ foi desenvolvida no Brasil, pode se conectar à internet e permite até comprar comida. Start-stop e tampa do porta-malas são acionados na tela (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Molas, amortecedores e os mesmos pneus 205/55 R17 do T-Cross fazem com que ele lide melhor com as imperfeições de uma estradinha de terra batida e absorva as falhas de ruas com paralelepípedos sem pancadas secas.

Em nossa pista de testes, a carroceria rolou um pouquinho mais que a do Polo antes de assentar nas curvas. Já nas frenagens e acelerações, a movimentação longitudinal é maior.

VW Nivus Highline 200 TSI
Faróis de led com ajuste de altura do facho vem de série (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Nada disso, porém, compromete a dinâmica. A direção é rápida e o motor 1.0 turbo cumpre bem o seu papel. Só não dá para esperar que seja tão rápido nem tão econômico quanto o hatch.

Isso porque o Nivus é, além de um pouco mais alto e largo, 52 kg mais pesado – 1.199 kg contra 1.147 kg do irmão. Boa parte dessa “gordura” extra está no balanço traseiro estendido e na tampa do porta-malas enorme (e bem pesada).

Já andamos: novo VW Nivus é mais emocional que Polo e racional que T-Cross
Ar automático tem só uma zona, mas ajuste da temperatura é fracionado (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Todavia, os números oficiais de desempenho no 0 a 100 km/h e de consumo no PBVE (Programa de Etiquetagem Veicular) do Inmetro ainda não foram divulgados.

E, como se tratava de um protótipo, a VW não autorizou que extraíssemos números de pista. Isto será feito tão logo peguemos o carro de produção para teste.

VW Nivus Highline 200 TSI
Apenas parte da porta vem com revestimento macio. Guarnição é a mesma do Polo (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A conclusão é que você pode ver o Nivus como um Polo mais confortável e com porta-malas 115 l maior. Ou como um T-Cross mais curto, baixo e esportivo.

Ele tem predicados e boa lista de equipamentos (veja abaixo) para ser uma compra racional, especialmente na comparação com o T-Cross.

Já andamos: novo VW Nivus é mais emocional que Polo e racional que T-Cross
Atrás sobra pouco espaço para as pernas, mas há dupla saída de ar e quem é alto não bate a cabeça no teto (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Mas, seduzida pelo visual e pela novidade, muita gente que poderia se satisfazer com um Polo Highline certamente fará uma compra emocional ao olhar para ele.

Veredicto

A VW depositou boa parte de suas fichas de crescimento nos próximos anos no Nivus. Tem tudo para não se arrepender por isso.

Ficha técnica – Nivus Highline 200 TSI

Preço: R$ 100.000 (estimado)
Motor: flex, dianteiro, transversal, três cilindros em linha, turbo, 999 cm³; 12V, 74 x 77,5 mm, 10,5:1, 128/116 cv a 5.500 rpm, 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm
Câmbio: automático, seis marchas, tração dianteira
Suspensões: McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira)
Freios: discos ventilados (dianteira), discos sólidos (traseira)
Direção: elétrica; diâmetro de giro, 11,6 m
Rodas e pneus: liga leve, 205/55 R17
Dimensões: comprimento, 426,6 cm; largura, 175,7 cm; altura, 149,3 cm; entre-eixos, 256,6 cm; vão livre do solo, 17,6 cm; peso, 1.199 kg; tanque, 52 l; porta-malas, 415 l
Itens da unidade testada (de série ou opcionais): seis airbags; ESC; assistente de rampa; chave presencial; partida por botão; start/stop; ACC; alerta de colisão frontal; frenagem autônoma emergencial; frenagem automática pós-colisão; detector de fadiga; faróis full-led; faróis de neblina com luzes de conversão estática; sensor crepuscular e de chuva; lanternas e luzes de neblina traseiras de led; pneus de baixa resistência à rolagem; iluminação interna de led; porta-luvas refrigerado; três modos de condução; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; câmera de ré; indicador de pressão dos pneus; cintos dianteiros com ajuste de altura, pré-tensionador e alerta de não uso; vidros elétricos com um-toque; retrovisores elétricos com tilt-down; retrovisor interno antiofuscante; volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade e borboletas para troca de marchas; ar-condicionado automático; quadro de instrumentos digital; central de 8 polegadas com projeção de celulares e navegação; banco do motorista com ajuste de altura; banco do passageiro dianteiro rebatível; acabamento de volante, bancos, manopla do câmbio e freio de estacionamento com couro sintético; suporte para celular com USB, entrada USB no console central e duas na traseira; central de 10,1”, com central de apps e internet

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