Jeep Compass 1.3 turbo anda bem, mas Corolla Cross 2.0 não fica para trás
Alinhamos os SUVs que custam exatamente o mesmo, nas versões de entrada. A disputa foi apertada, mesmo com mecânicas diametralmente opostas
Oferecido em nove versões, resultado da combinação de motor (flex e diesel), transmissão (6 e 9 marchas), tração (4×2 e 4×4) e conteúdo, o Jeep Compass tem um posicionamento (com preços entre R$ 139.990 e R$ 216.990) que o torna potencial rival de vários outros SUVs, dos compactos, como o Honda HR-V, aos médios aspirantes do segmento premium, como o Ford Bronco Sport.
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Considerando preço e segmento, a opção que mais se alinha ao Compass é o Toyota Corolla Cross, ambos nas versões de entrada, que custavam exatamente os mesmos R$ 139.990. Isso porque o Corolla Cross chegou às lojas com quatro opções, frutos do cruzamento de motor (flex e híbrido flex) e conteúdo, com preços entre R$ 139.990 e R$ 179.990. Após o primeiro aumento, passou a custar entre R$ 143.490 e R$ 184.490.
Os carros mostrados nas fotos são versões mais bem equipadas que as básicas. No caso do Compass, trata-se de um exemplar da Série S (R$ 187.990) e, no do Corolla Cross, da versão XRE (R$ 149.990). São as unidades que as fábricas dispunham para emprestar.
Mas, para efeito de comparação, os conteúdos considerados no texto são os das versões mais simples, Sport e XR, respectivamente. Nas configurações de entrada, os dois SUVs têm motores flex. Nas versões mais caras, o Jeep vem com motor diesel e o Toyota, híbrido.
Ambos os SUVs trazem propostas parecidas, de veículos familiares. Mas cada marca tem seu DNA próprio, que influencia todas as características dos carros. Começa pelo visual.
O Jeep apresenta uma identidade de marca mais forte, que se reconhece à distância, graças a elementos como a grade dianteira de sete aberturas ou as caixas de rodas trapezoidais, enquanto o Toyota tem alguns pontos em comum com outros modelos da marca, como a ligação visual entre o para-brisa e os vidros laterais, que existe no RAV4, mas são sinais mais tênues de sua linhagem. O aspecto mais poderoso para a imagem do Corolla Cross é seu nome emprestado do sedã de mais prestígio do mercado.
Carro na mão
No comportamento dinâmico dos veículos essa ancestralidade também se manifesta. Os dois são modelos preocupados com a vida a bordo, mas cada projeto revela um entendimento diferente de conforto, por exemplo.
O Compass parece um carro mais bem assentado sobre os pneus (225/60 R17). Sua suspensão (independente nos dois eixos) é mais firme. E a direção (elétrica) pesada. Talvez, no uso diário, ele se torne mais cansativo que o Toyota. Mas, para quem gosta de dirigir, ele é um carro mais na mão, que passa mais confiança nas curvas, com menos rolagem da carroceria.
O Corolla, por sua vez, é um carro para ser dirigido de forma relaxada, sem stress. Sua direção elétrica é leve (demais) e a suspensão (interdependente, atrás) bem macia. Ele não chega a ser inseguro, mas o motorista precisa de um tempo para confiar no carro. Seus pneus têm medidas 215/60 R17.
Outra diferença entre os dois está no trem de força (motor e transmissão). O Compass estreia um novo motor 1.3 de quatro cilindros, desenvolvido dentro dos preceitos do downsizing, com menos deslocamento volumétrico e mais recursos para aumentar sua eficiência (desempenho e consumo).
Entre esses recursos há alimentação forçada por turbocompressor, injeção direta de combustível e comando de válvulas variável (na admissão). Esse motor entrega 185/180 cv de potência a 3.750 rpm e 27,5 kgfm a 1.750 rpm.
O câmbio é automático, com conversor de torque, de seis marchas. O Corolla Cross traz uma receita mais tradicional, mas também sofisticada do ponto de vista técnico.
Seu 2.0 é aspirado, mas tem sistema de injeção direta e indireta de combustível e duplo comando de válvulas com variação na admissão e no escape. Como resultado, ele gera 177/169 cv a 6.600 e 21,4 a 4.400 rpm. E o câmbio é automático CVT, com dez marchas, sendo a primeira por engrenagens.
Resultados na pista
O motor do Jeep produz mais força e em rotações mais baixas, o que lhe garante maior desenvoltura no trânsito. Mas, na pista de testes, os dois SUVs ficaram tecnicamente empatados nas medições de desempenho.
Nas acelerações de 0 a 100 km/h, o Jeep conseguiu o tempo de 10,3 segundos, enquanto o Toyota fez 10,5 segundos. Nas retomadas de 60 a 100 km/h, o Compass precisou de 5,7 segundos e o Corolla Cross, 5,5 segundos.
Até nas provas de frenagem, eles apresentaram respostas semelhantes. Vindo a 80 km/h, o Jeep percorreu 26,9 m até a parada e o Toyota estancou em 26,6 m. O desempate a favor do Corolla Cross, no entanto, veio nos ensaios de consumo.Ele ficou com as médias de 12 km/l, na cidade, e 15,4 km/l, na estrada, enquanto o Compass obteve 9,3 km/l e 13 km/l, respectivamente.
O ponto em que as duas marcas mais concordam é a reduzida oferta de equipamentos, nestas versões de entrada. Não espere encontrar centrais multimídia e painéis digitais com as maiores telas que existem e nem os sistemas de assistência ao motorista, como detector de pontos cegos, frenagem autônoma e piloto automático adaptativo, recursos alardeados pelas fábricas.
Comparando a relação de itens de cada modelo, a Jeep é mais generosa, entretanto. O Compass Sport tem central multimídia com tela de 8,4” e conexão com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto sem cabo; led nos faróis, faróis de neblina e lanternas; freio de estacionamento eletromecânico com função hold; chave presencial e ar-condicionado digital bizona.
O Corolla Cross XR traz central multimídia com tela de 8” e conexão com Apple CarPlay e Android Auto via cabo, apenas faróis de neblina de led, freio de estacionamento mecânico (com pedal), chave convencional e ar-condicionado digital monozona.
O único ponto que o Corolla Cross se destaca é no fato de ter sete airbags de série (dois frontais, dois laterais e dois de teto, mais um de joelhos para o motorista), ante seis presentes no rival.
Qualidade construtiva
Na vida a bordo os dois SUVs se equivalem. Na cabine, as medidas do espaço interno são muito próximas. No porta-malas, o Toyota tem 30 litros a mais. São 440 litros, contra 410 litros do Jeep.
Os motoristas têm ajustes de volante (altura e profundidade) e dos bancos (altura e distância do assento e inclinação do encosto). Atrás, há saídas de ar-condicionado nos dois.
Já no que diz respeito ao acabamento, por fora, os dois têm molduras nas caixas de roda na cor preta e maçanetas na cor da carroceria. Por dentro, os bancos são de tecido e há frisos cromados em pontos específicos do painel, contrastando com os materiais predominantemente pretos.
Na qualidade construtiva e de encaixe das peças, o Jeep é superior, porém. O Toyota apresentou vãos de tamanhos variáveis entre as portas e as borrachas, que pareciam estar prestes a se soltar ao redor dos vidros.
A decisão de compra entre um desses dois modelos pode se dar por afinidade, simpatia pela marca ou identificação com o estilo de vida que cada carro transmite. Mas, por ser um carro mais rápido no dia a dia, transmitir mais confiança na estrada, ter pacote de equipamentos mais completo e um acabamento de qualidade superior, o Compass fica em primeiro lugar neste confronto.
Verecto
Pelo mesmo preço de tabela, o Jeep Compass Sport entrega mais que o Toyota Corolla Cross XR. Ele é mais equipado, gostoso de dirigir e apresentou acabamento mais bem cuidado.
Testes de desempenho e consumo
Compass 1.3 Turbo flex | Corolla Cross 2.0 flex | |
Aceleração | ||
0 a 100 km/h | 10,3 s | 10,5 s |
0 a 1.000 m | 31,7 s – 165,1 km/h | 31,8 s – 167,9 km/h |
Velocidade máxima | n/d * | n/d * |
Retomadas | ||
D 40 a 80 km/h | 4,5 s | 4,4 s |
D 60 a 100 km/h | 5,7 s | 5,5 s |
D 80 a 120 km/h | 7,2 s | 6,9 s |
Frenagens | ||
60/80/120 km/h a 0 | 14,8/26,9/61,3 m | 14,7/26,6/61,7 m |
Consumo | ||
Urbano | 9,3 km/l | 12 km/l |
Rodoviário | 13 km/l | 15,4 km/l |
Ruído interno | ||
Neutro/RPM máx. | 46,2/65,7 dBA | 40,5/64,8 dBA |
80/120 km/h | 63,8/67,7 dBA | 61,8/68,9 dBA |
Aferição | ||
Velocidade real a 100 km/h | 97 km/h | 95 km/h |
Rotação do motor a 100 km/h em 5a marcha |
1.800 rpm | 1.500 rpm |
Volante | 2,5 voltas | 2,7 voltas |
SEU Bolso | ||
Preço básico | R$ 139.990 | R$ 143.490 |
Concessionárias | 190 | 216 |
Garantia | 3 anos | 5 anos |
Revisões até 60.000 km | R$ 4.715 | n/d |
Condições de teste: alt. 660 m; temp., 35/27°C; umid. relat., 44/47%; press., 1.012/1.014 mmHg
Ficha técnica – Jeep Compass Sport T270:
- Motor: flex, diant., transv., 4 cil., 16V, turbo, comando de válvulas variável na admissão, injeção direta, 1.332 cm³, 185/180 cv a 3.750 rpm, 27,5 kgfm a 1.750 rpm
- Câmbio: automático, 6 m., tração dianteira
- Direção: elétrica
- Suspensão: McPherson nos dois eixos
- Freios: disco ventilado (diant.), sólido (tras.)
- Pneus: 225/60 R17
- Peso: 1.504 kg
- Dimensões: compr., 440,4 cm; larg., 191,8 cm; alt., 163,2 cm; entre-eixos, 263,6 cm; porta-malas, 410 l; tanque de comb., 60 l
Ficha técnica – Toyota Corolla Cross XR:
- Motor: flex, diant., transv., 4 cil., 16V, com. variável na admissão e no escape, inj. direta e indireta, 1.987 cm³, 177/169 cv a 6.600 rpm, 21,4 kgfm a 4.400 rpm
- Câmbio: CVT, 10 m., tração dianteira
- Direção: elétrica
- Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
- Freios: disco ventilado (diant.), sólido (tras.)
- Pneus: 215/60 R17
Peso: 1.420 kg - Dimensões: compr., 446 cm; larg., 182,5 cm; alt., 162 cm; entre-eixos, 264 cm; porta-malas, 440 l; tanque de comb., 47 l
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