Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Jeep Compass 1.3 turbo anda bem, mas Corolla Cross 2.0 não fica para trás

Alinhamos os SUVs que custam exatamente o mesmo, nas versões de entrada. A disputa foi apertada, mesmo com mecânicas diametralmente opostas

Por Paulo Campo Grande Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 Maio 2021, 09h24 - Publicado em 21 Maio 2021, 09h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Jeep Compass 1.3 turbo anda bem, mas Corolla Cross 2.0 não fica para trás
    Recém-lançado, o Corolla Cross só aguardava o Compass renovado (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Oferecido em nove versões, resultado da combinação de motor (flex e diesel), transmissão (6 e 9 marchas), tração (4×2 e 4×4) e conteúdo, o Jeep Compass tem um posicionamento (com preços entre R$ 139.990 e R$ 216.990) que o torna potencial rival de vários outros SUVs, dos compactos, como o Honda HR-V, aos médios aspirantes do segmento premium, como o Ford Bronco Sport.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90 

    Considerando preço e segmento, a opção que mais se alinha ao Compass é o Toyota Corolla Cross, ambos nas versões de entrada, que custavam exatamente os mesmos R$ 139.990. Isso porque o Corolla Cross chegou às lojas com quatro opções, frutos do cruzamento de motor (flex e híbrido flex) e conteúdo, com preços entre R$ 139.990 e R$ 179.990. Após o primeiro aumento, passou a custar entre R$ 143.490 e R$ 184.490.

    Os carros mostrados nas fotos são versões mais bem equipadas que as básicas. No caso do Compass, trata-se de um exemplar da Série S (R$ 187.990) e, no do Corolla Cross, da versão XRE (R$ 149.990). São as unidades que as fábricas dispunham para emprestar.

    jeep compass x corolla cross
    Compass manteve os contornos das lanternas inalterados (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Mas, para efeito de comparação, os conteúdos considerados no texto são os das versões mais simples, Sport e XR, respectivamente. Nas configurações de entrada, os dois SUVs têm motores flex. Nas versões mais caras, o Jeep vem com motor diesel e o Toyota, híbrido.

    Continua após a publicidade

    Ambos os SUVs trazem propostas parecidas, de veículos familiares. Mas cada marca tem seu DNA próprio, que influencia todas as características dos carros. Começa pelo visual.

    Compass
    Na versão Sport, a central multimídia tem tela de 8,4”, os instrumentos são analógicos e os bancos de couro são opcionais (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O Jeep apresenta uma identidade de marca mais forte, que se reconhece à distância, graças a elementos como a grade dianteira de sete aberturas ou as caixas de rodas trapezoidais, enquanto o Toyota tem alguns pontos em comum com outros modelos da marca, como a ligação visual entre o para-brisa e os vidros laterais, que existe no RAV4, mas são sinais mais tênues de sua linhagem. O aspecto mais poderoso para a imagem do Corolla Cross é seu nome emprestado do sedã de mais prestígio do mercado.

    Continua após a publicidade

    Carro na mão

    No comportamento dinâmico dos veículos essa ancestralidade também se manifesta. Os dois são modelos preocupados com a vida a bordo, mas cada projeto revela um entendimento diferente de conforto, por exemplo.

    COMPASS
    Com a fita métrica em mãos, o espaço interno do Compass é muito parecido com o do Corolla Cross, com conforto para cinco ocupantes (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O Compass parece um carro mais bem assentado sobre os pneus (225/60 R17). Sua suspensão (independente nos dois eixos) é mais firme. E a direção (elétrica) pesada. Talvez, no uso diário, ele se torne mais cansativo que o Toyota. Mas, para quem gosta de dirigir, ele é um carro mais na mão, que passa mais confiança nas curvas, com menos rolagem da carroceria.

    O Corolla, por sua vez, é um carro para ser dirigido de forma relaxada, sem stress. Sua direção elétrica é leve (demais) e a suspensão (interdependente, atrás) bem macia. Ele não chega a ser inseguro, mas o motorista precisa de um tempo para confiar no carro. Seus pneus têm medidas 215/60 R17.

    Compass
    O 1.3 turbo do Jeep gera 185 cv com etanol. Série S é a mais completa da linha com motor flex. Rodas são pintadas na cor de titânio (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Outra diferença entre os dois está no trem de força (motor e transmissão). O Compass estreia um novo motor 1.3 de quatro cilindros, desenvolvido dentro dos preceitos do downsizing, com menos deslocamento volumétrico e mais recursos para aumentar sua eficiência (desempenho e consumo).

    Entre esses recursos há alimentação forçada por turbocompressor, injeção direta de combustível e comando de válvulas variável (na admissão). Esse motor entrega 185/180 cv de potência a 3.750 rpm e 27,5 kgfm a 1.750 rpm.

    Compass Rodas
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O câmbio é automático, com conversor de torque, de seis marchas. O Corolla Cross traz uma receita mais tradicional, mas também sofisticada do ponto de vista técnico.

    Seu 2.0 é aspirado, mas tem sistema de injeção direta e indireta de combustível e duplo comando de válvulas com variação na admissão e no escape. Como resultado, ele gera 177/169 cv a 6.600 e 21,4 a 4.400 rpm. E o câmbio é automático CVT, com dez marchas, sendo a primeira por engrenagens.

    Continua após a publicidade

    Resultados na pista

    O motor do Jeep produz mais força e em rotações mais baixas, o que lhe garante maior desenvoltura no trânsito. Mas, na pista de testes, os dois SUVs ficaram tecnicamente empatados nas medições de desempenho.

    Corolla Cross
    Parte plástica do para-choque vai quase até o
    bocal do tanque (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Nas acelerações de 0 a 100 km/h, o Jeep conseguiu o tempo de 10,3 segundos, enquanto o Toyota fez 10,5 segundos. Nas retomadas de 60 a 100 km/h, o Compass precisou de 5,7 segundos e o Corolla Cross, 5,5 segundos.

    Até nas provas de frenagem, eles apresentaram respostas semelhantes. Vindo a 80 km/h, o Jeep percorreu 26,9 m até a parada e o Toyota estancou em 26,6 m. O desempate a favor do Corolla Cross, no entanto, veio nos ensaios de consumo.Ele ficou com as médias de 12 km/l, na cidade, e 15,4 km/l, na estrada, enquanto o Compass obteve 9,3 km/l e 13 km/l, respectivamente.

    COROLLA-CROSS
    Na capacidade do porta-malas, o Corolla Cross leva 440 litros, enquanto o Compass acomoda 410 litros (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    O ponto em que as duas marcas mais concordam é a reduzida oferta de equipamentos, nestas versões de entrada. Não espere encontrar centrais multimídia e painéis digitais com as maiores telas que existem e nem os sistemas de assistência ao motorista, como detector de pontos cegos, frenagem autônoma e piloto automático adaptativo, recursos alardeados pelas fábricas.

    Comparando a relação de itens de cada modelo, a Jeep é mais generosa, entretanto. O Compass Sport tem central multimídia com tela de 8,4” e conexão com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto sem cabo; led nos faróis, faróis de neblina e lanternas; freio de estacionamento eletromecânico com função hold; chave presencial e ar-condicionado digital bizona.

    O Corolla Cross XR traz central multimídia com tela de 8” e conexão com Apple CarPlay e Android Auto via cabo, apenas faróis de neblina de led, freio de estacionamento mecânico (com pedal), chave convencional e ar-condicionado digital monozona.

    Corolla Cross
    O 2.0 do Toyota entrega 177 cv. Versão XRE é intermediária na linha do Corolla Cross. Rodas têm acabamento diamantado (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O único ponto que o Corolla Cross se destaca é no fato de ter sete airbags de série (dois frontais, dois laterais e dois de teto, mais um de joelhos para o motorista), ante seis presentes no rival.

    Qualidade construtiva

    Na vida a bordo os dois SUVs se equivalem. Na cabine, as medidas do espaço interno são muito próximas. No porta-malas, o Toyota tem 30 litros a mais. São 440 litros, contra 410 litros do Jeep.

    Os motoristas têm ajustes de volante (altura e profundidade) e dos bancos (altura e distância do assento e inclinação do encosto). Atrás, há saídas de ar-condicionado nos dois.

    Corolla Cross
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Já no que diz respeito ao acabamento, por fora, os dois têm molduras nas caixas de roda na cor preta e maçanetas na cor da carroceria. Por dentro, os bancos são de tecido e há frisos cromados em pontos específicos do painel, contrastando com os materiais predominantemente pretos.

    Na qualidade construtiva e de encaixe das peças, o Jeep é superior, porém. O Toyota apresentou vãos de tamanhos variáveis entre as portas e as borrachas, que pareciam estar prestes a se soltar ao redor dos vidros.

    A decisão de compra entre um desses dois modelos pode se dar por afinidade, simpatia pela marca ou identificação com o estilo de vida que cada carro transmite. Mas, por ser um carro mais rápido no dia a dia, transmitir mais confiança na estrada, ter pacote de equipamentos mais completo e um acabamento de qualidade superior, o Compass fica em primeiro lugar neste confronto.

    Verecto

    Pelo mesmo preço de tabela, o Jeep Compass Sport entrega mais que o Toyota Corolla Cross XR. Ele é mais equipado, gostoso de dirigir e apresentou acabamento mais bem cuidado.

    Testes de desempenho e consumo

    Compass 1.3 Turbo flex Corolla Cross 2.0 flex
    Aceleração
    0 a 100 km/h 10,3 s 10,5 s
    0 a 1.000 m 31,7 s – 165,1 km/h 31,8 s – 167,9 km/h
    Velocidade máxima n/d * n/d *
    Retomadas
    D 40 a 80 km/h 4,5 s 4,4 s
    D 60 a 100 km/h 5,7 s 5,5 s
    D 80 a 120 km/h 7,2 s 6,9 s
    Frenagens
    60/80/120 km/h a 0 14,8/26,9/61,3 m 14,7/26,6/61,7 m
    Consumo
    Urbano 9,3 km/l 12 km/l
    Rodoviário 13 km/l 15,4 km/l
    Ruído interno
    Neutro/RPM máx. 46,2/65,7 dBA 40,5/64,8 dBA
    80/120 km/h 63,8/67,7 dBA 61,8/68,9 dBA
    Aferição
    Velocidade real a 100 km/h 97 km/h 95 km/h
    Rotação do motor
    a 100 km/h em 5a marcha
    1.800 rpm 1.500 rpm
    Volante 2,5 voltas 2,7 voltas
    SEU Bolso
    Preço básico R$ 139.990 R$ 143.490
    Concessionárias 190 216
    Garantia 3 anos 5 anos
    Revisões até 60.000 km R$ 4.715 n/d

    Condições de teste: alt. 660 m; temp., 35/27°C; umid. relat., 44/47%; press., 1.012/1.014 mmHg

    Ficha técnica – Jeep Compass Sport T270: 

    Ficha técnica – Toyota Corolla Cross XR: 

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.