Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Jeep Compass Longitude 2.0 Flex x Hyundai ix35 GL

Alinhamos a juventude do recém-lançado Jeep Compass com a experiência do veterano Hyundai ix35. Quem ganha?

Por Paulo Campo Grande Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 mar 2017, 20h03 - Publicado em 13 fev 2017, 17h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Comprimento e entre-eixos dos dois são iguais
    Comprimento e entre-eixos dos dois são iguais (Christian Castanho)

    Apresentado em cinco versões, com preços que (após o recente aumento) oscilam entre R$ 101.990 e R$ 151.990, o Jeep Compass chegou com disposição de brigar em uma ampla faixa de mercado. A lista de seus potenciais competidores inclui modelos como Kia Sportage, Toyota RAV4, Audi Q3 e até seu irmão menor, o Jeep Renegade.

    Aqui, o Compass enfrenta um rival de entrada do segmento de SUVs médios que é o Hyundai ix35. Como se verá ao longo do texto, este primeiro confronto se revelou interessante tanto pelos diferenciais quanto pelos pontos em comum entre eles.

    As versões alinhadas foram as intermediárias de cada linha. O Compass entrou com a Longitude 2.0 Flex automática, que custa R$ 109.990. O ix35 atacou com a versão GL, que acaba de ganhar equipamentos extras e agora sai por R$ 107.050 (por indisponibilidade das frotas das montadoras, as unidades fotografadas exibem configurações superiores).

    Os dois SUVs estão em momentos diferentes do ciclo de vida. O Compass é novo: ele fez sua estreia mundial em outubro deste ano. O ix35 é um projeto de 2009 que ganhou vida própria quando passou a ser fabricado no Brasil, em 2013. A partir daí, ele foi reestilizado, em 2015, e recebeu novos equipamentos, agora, na linha 2017.

    Compass tem lanternas de leds e lentes fumê
    Compass tem lanternas de leds e lentes fumê (Christian Castanho)
    O visual não é moderno, mas ainda é atual
    O visual não é moderno, mas ainda é atual (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Visualmente, o ix35 ainda tem design atual, mesmo quando comparado ao New Tucson, seu sucessor na linha global da Hyundai, lançado no final de 2016 no Brasil (como complemento de linha, com preços acima do ix35). Mas o Compass causa melhor impressão com seu ineditismo, por fora e por dentro.

    No que diz respeito ao conteúdo, o ix35 GL é bem completo. Ele vem com central multimídia com GPS, câmera de ré, ar-condicionado analógico, luzes de posição e repetidores com led, faróis de neblina, sensor de estacionamento e ESP, entre outros itens de série.

    Continua após a publicidade

    Mas o Compass Longitude traz tudo isso com um refinamento maior. Sua central multimídia é mais completa, seu ar-condicionado é dual zone e seus faróis de neblina são direcionais. Entre os recursos exclusivos, o Hyundai conta com o sistema start-stop, que desliga e liga o motor automaticamente no anda-e-para do trânsito, enquanto o Jeep traz sistema eletrônico anti-capotamento.

    Central multimídia do Compass reúne GPS e câmera de ré
    Central multimídia do Compass reúne GPS e câmera de ré (Christian Castanho)
    Painel tem acabamento inferior com aplicação de plástico duro
    Versão GL do ix35 tem ar-condicionado analógico, não digital, como aparece na foto (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    No acabamento, o Hyundai apresenta bancos com revestimento que imita couro, enquanto o Jeep vem com bancos de tecido. Mas, de modo geral, o Compass usa materiais de melhor qualidade. O mais evidente é o painel de material macio e aspecto superior contra o conjunto de plástico duro do ix35. Mas há outros pontos em que esse padrão se repete como no console, nos botões dos vidros.

    A vida a bordo é melhor no Jeep, não só pelo acabamento e pelos equipamentos mais sofisticados, mas também porque seus bancos acomodam melhor as pessoas, principalmente os traseiros, onde os ocupantes viajam em posição mais confortável, com os joelhos no mesmo nível da bacia (no Hyundai, os joelhos ficam acima do quadril).

    O ponto negativo de ambas as versões é a economia nos airbags de série: apenas dois (os obrigatórios), para condutor e passageiro. Quem quiser mais precisa pular para o ix35 GLS ou adicionar o kit de segurança opcional do Compass Longitude.

    Bancos de couro são opcionais no Compass Longitude
    Bancos de couro são opcionais no Compass Longitude (Christian Castanho)
    Já no ix35, bancos de couro são de série
    Já no ix35, bancos de couro são de série (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    No que diz respeito ao espaço interno, no entanto, o ix35 compensa o menor conforto a bordo com maior capacidade no porta-malas. Ele leva 465 litros de bagagem, contra os 410 litros do Compass.

    Continua após a publicidade

    Na parte técnica, os dois SUVs são parecidos. Ambos possuem motor 2.0 16V flex com comandos de válvulas variáveis na admissão e escape, câmbio automático de seis marchas, direção elétrica, freio a disco nas quatro rodas e suspensão independente nos dois eixos.

    O Compass tem a vantagem de oferecer as trocas de marchas manuais no volante contra as mudanças do ix35 na alavanca. Além disso, o freio de estacionamento do Jeep é eletrônico enquanto o do Hyundai é mecânico, acionado por pedal.

    Banco traseiro do Jeep é mais confortável
    Banco traseiro do Jeep é mais confortável (Christian Castanho)
    No ix35, cinto de segurança do passageiro central é subabdominal
    No ix35, cinto de segurança do passageiro central é subabdominal (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Na pista de testes, porém, quem se destacou foi o velho ix35. Nas provas de desempenho, eles ficaram empatados. Nas medições de 0 a 100 km/h, o ix35 fez o tempo de 12,2 segundos e o Compass, 12,3 segundos. Nas retomadas, de 60 a 100 km/h em Drive, ambos cravaram 6,8 segundos.

    Mas hora de medir o consumo, o ix35 se revelou bem mais econômico: obteve a média de 9,5 km/l na cidade e 13,6 km/h na estrada, enquanto o Compass conseguiu 8 km/l e 11 km/l, respectivamente.

    No uso diário, o ix35 demonstrou ser mais confortável, com direção leve e suspensão macia. Ao contrário do Compass, que exigiu mais esforço do motorista nas manobras, mas em compensação se revelou mais seguro, uma vez que sua suspensão firme segurou melhor a carroceria nas curvas.

    Continua após a publicidade
    A grade com sete aberturas é marca registrada da Jeep
    A grade com sete aberturas é marca registrada da Jeep (Christian Castanho/Quatro Rodas)
    Hyundai tem leds nas luzes de posição e nos retrovisores
    Hyundai tem leds nas luzes de posição e nos retrovisores (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Na convivência com os buracos e os quebra-molas, dá empate. O ix35 tem ângulo de ataque maior (28,1º contra 16,2º) e, por isso, tende a raspar a frente com menos frequência. Mas o Compass conta com maior distância do solo (209,8 mm de vão livre contra 170 mm) e, por isso, tende a raspar menos o assoalho.

    Custo-benefício

    Se tem um ponto em que o Hyundai é imbatível, porém, é no bolso, como o pós-venda e o custo da uso. Com uma rede de assistência maior (são 298 autorizadas contra 190 da Jeep), a marca coreana construiu boa reputação nos últimos anos, o que a Jeep ainda está buscando.

    Nos testes de Longa Duração com o HB20 e o Renegade, o atendimento da Hyundai se mostrou superior, assim como também na pesquisa com os proprietários Os Eleitos 2016 (foi a primeira da lista com nota de 98,4 contra a 11ª da Jeep, com 89,8). E a vantagem do ix35 é ainda maior quando se fala de garantia, de cinco anos, enquanto o Compass dá três.

    Porta-malas do Compass comporta apenas 410 litros, segundo a fábrica
    Porta-malas do Compass comporta apenas 410 litros, segundo a fábrica (Christian Castanho)
    O ix35 leva mais bagagem: 728 litros
    O ix35 leva mais bagagem: 728 litros (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Nos planos de revisões, os dois oferecem planos de preços fixos, mas os do ix35 são mais baratos. Somando as três primeiras revisões (a cada 10.000 km no Hyundai e 12.000 km no Jeep) o total é de R$ 1.151,53 para o ix35 e R$ 2.013 para o Compass. Com a diferença de R$ 861,47 paga-se com folga mais uma revisão do ix35 – a de 40.000 km sai por R$ 678,34.

    Por fim, cotamos o seguro e mais uma vez o Hyundai foi o mais econômico. Segundo a Bidu Corretora (bidu.com.br), o valor médio da apólice é de R$ 6.247 enquanto o do Compass chega a R$ 9.251.

    Continua após a publicidade

    Veredicto

    Ao final do teste, ficou claro que os rivais possuem forças distintas, o que fez a disputa bastante equilibrada. Analisando os atributos de cada carro, o Compass flex é um produto mais atraente, moderno e seguro, enquanto o ix35 já sente o peso dos anos. Mas o coreano empata no desempenho e consegue superar o rival na questão financeira, com custos menores, maior garantia e pós-venda superior.

    Teste de pista (com gasolina)

    Hyundai ix35 GL Jeep Compass Longitude 2.0 flex
    Aceleração de 0 a 100 km/h 12,2 s 12,3 s
    Aceleração de 0 a 1.000 m 33,5 s – 157,9 km/h 33,5 s – 158,4 km/h
    Retomada de 40 a 80 km/h (em D) 5,3 s 5,3 s
    Retomada de 60 a 100 km/h (em D) 6,8 s 6,8 s
    Retomada de 80 a 120 km/h (em D) 8,7 s 8,7 s
    Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0 17,5 / 29 / 70,6 s 17/ 28,7 / 67,5 s
    Consumo urbano 9,5 km/l 8 km/l
    Consumo rodoviário 13,6 km/l 11 km/l

    Ficha Técnica

    Hyundai ix35 GL Jeep Compass Longitude 2.0 flex
    Motor flex, diant., 4 cil., 16V, DOHC, CVVT, 1.999 cm3, 167/157 cv a 6.200 rpm, 20,6/19,2 mkgf a 4.700 rpm flex, diant., 4 cil., 16V, DOHC, CVVT, 1.995 cm3, 166/159 cv a 6.200 rpm, 20,5/19,9 mkgf a 4.000 rpm
    Câmbio automático, 6 marchas, tração dianteira automático, 6 marchas, tração dianteira
    Suspensão McPherson (diant.)/dual-link (tras.) McPherson (diant. e tras.)
    Freios discos ventilado (diant.) sólido (tras.) disco ventilado (diant.) / sólido (tras.)
    Direção elétrica elétrica
    Rodas e pneus liga leve, 225/55 R18 liga leve, 225/55 R18
    Dimensões comprimento, 441 cm; altura, 168,5 cm; largura, 182 cm; entre-eixos, 264 cm; peso, 1.512 kg; tanque, 58 l comprimento, 441,6 cm; altura, 163,8 cm; largura, 181,8 cm; entre-eixos, 263,6 cm; peso, 1.541 kg; tanque, 60 l
    Preço R$ 107.050 R$ 109.990
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.