A versão 2012 da ZX-6R recebeu nova pintura e grafismos. Continua com o pacote técnico que fez dela a tentação dos apreciadores das supersport. A cor preta – antes sob o motor – foi deslocada para cima, compondo uma linha diagonal com o chassi. É nessa parte da carenagem que estão os piscas dianteiros. Sobre eles, uma faixa verde com o logo, agora com a sigla ZX- 6R. O nome Ninja foi para o tanque. Outra opção de cor é o preto.
O motor tem 128 cv e gira alto: atinge a potência máxima aos 14000 rpm. No conta-giros analógico, uma faixa verde começa aos 8000 rpm. É fácil deixar o propulsor subir além dos 14000 giros – embora o aproveitamento ideal da potência e do torque do motor fique entre eles e os 11800 giros do torque máximo, de 6,8 mkgf. O vermelho só aparece às 16000 rpm, uma delícia. Na parte digital do painel, velocímetro, hodômetro total e parcial, indicador de marchas e um cronômetro para acompanhar o tempo de volta, bem completo.
A embreagem antiblocante é oriunda das pistas. Ela ajuda muito na tocada mais agressiva e também aos pilotos menos experientes em reduzidas mais severas, evitando que a roda traseira seja bloqueada pelo câmbio.
Na ciclística, a ZX-6R mantém o padrão exemplar. A boa rigidez do chassi é bem combinada com a eficácia de suas bengalas invertidas de 41 mm, ajustáveis e com o monoamortecedor multirregulável. Os freios estão bem dimensionados para peso e potência.
Outra mudança foi no preço sugerido: 43990 reais. Há alguns meses seu preço era de 48880 reais.
O verde indica a faixa de giros mais divertida | Motor oculto; a pintura preta realça o quadro
VEREDICTO
Ótima esportiva de 600 cc, agora com preço reduzido e visual renovado, a ZX-6R Ninja vale ainda mais o investimento.