Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Kia Bongo 4×4 está mais para uma picape ou para substituto da VW Kombi?

Pequeno caminhão tem motor turbodiesel e leva muito mais carga do que uma picape diesel, mas foi obrigado a ter tração 4x4

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 15 fev 2024, 17h11 - Publicado em 15 fev 2024, 16h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Eles estão por aí há décadas. Os pequenos caminhões sul-coreanos Kia Bongo e Hyundai HR, foram ganhando espaço no mercado brasileiro pouco a pouco e hoje são comuns no trânsito. Na verdade, quase insubstituíveis.

    São caminhões com motor turbodiesel, mas pequenos e com boa capacidade de carga. Além disso, não enfrentam as restrições de circulação impostas a caminhões maiores nos grandes centros urbanos. E certamente suas vendas foram impulsionadas pelo fim da VW Kombi, há 10 anos. Mas como é dirigir um caminhãozinho desses?

    Kia Bongo
    (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Provavelmente só eu tinha essa curiosidade, é verdade. Não havia momento melhor: o Kia Bongo passou por atualizações em 2023 que implicaram até na adoção de tração 4×4 de série, junto com alguns novos equipamentos – que são banais em automóveis.

    Como as Kombi, a maioria dos Kia Bongo nas ruas são brancos e todos têm lista de equipamentos extremamente limitada. Agora um pouco menos: o novo quadro de instrumentos tem computador de bordo, comandado por botões no volante inéditos. Também ganhou entrada de áudio auxiliar e uma tomada USB, mas são decorativos: se não tem rádio, simplesmente não funcionam.

    Continua após a publicidade
    Kia Bongo
    (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Os retrovisores não são elétricos, nem sequer têm comandos internos para ajuste, mas têm uma lente para aumentar a visão da lateral em manobras. Não há retrovisor interno, nem sequer uma aba para prender o documento no parassol.

    Os luxos são os vidros elétricos, a direção hidráulica, a chave canivete com telecomando e o vinil nos bancos – que ficam quentes como na Kombi.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    Bastaria dizer que este é o primeiro veículo, em muitos anos, que recebemos sem ar-condicionado. É o único opcional e aumenta o preço do Bongo em R$ 7.000, de R$ 174.990 para R$ 181.990.

    O motor turbodiesel sempre acompanhou o Kia Bongo no Brasil e, como nas antigas Besta, está instalado sob os bancos. O acesso a ele ainda é feito levantando o assento do carona. Hoje, é um 2.5 turbo com 130,5 cv e 26 kgfm disponíveis a 1.250 rpm.

    Kia Bongo 4
    (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    O câmbio é manual de seis marchas e a tração 4×4, ainda que seja uma novidade, é acionada por uma caixa de transferência mecânica em outra alavanca. Pode ser usada a até 80 km/h, enquanto a reduzida só pode ser usada a até 40 km/h e só pode ser engatada com o veículo parado.

    Continua após a publicidade
    Kia Bongo 4×4 está mais para uma picape ou para substituto da VW Kombi?
    (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    A coisa mais eletrônica na mecânica é a injeção common-rail do motor que, inclusive, foi atualizada para que pudesse respeitar as novas regras de emissões. Inclusive a tração 4×4 foi adotada para driblar as exigências do Proconve L7, mais tolerante a veículos com tração nas quatro rodas.

    Este é um veículo que claramente foi concebido para ter sua capacidade de carga de 1.812 kg (80% mais que a média das picapes diesel) colocada à prova. Mas com o baú de 9,3 m³ vazio, se transforma em um veículo saltitante.

    Kia Bongo 5
    (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    A dianteira, especialmente, é muito macia e faz a frente se movimentar bastante na vertical. A depender da ondulação do asfalto, os passageiros poderão experimentar a sensação de gravidade zero descolando dos seus assentos por alguns instantes. Pelo menos o motorista pode se agarrar ao volante.

    De toda forma, deu para entender a agilidade dos Kia Bongo no trânsito. O câmbio de seis marchas tem as relações muito próximas entre si, justamente para poder lidar melhor com o peso. Por isso ganha velocidade relativamente rápido e o motor precisa trabalhar em rotações altas na estrada, onde o fôlego é limitado pela potência. Por mais que a cabine fique sobre o motor, o ruído dentro da cabine não é muito alto.

    Kia Bongo
    (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    A direção hidráulica, surpreendentemente, não compromete a estabilidade. Mas é uma experiência diferente sentir o carro virando enquanto você está sentado à frente do eixo dianteiro. E vira muito bem: o diâmetro de giro pouco acima dos 9 metros é equivalente ao de um carro compacto. E há outro ponto importante: não exige CNH de caminhão.

    Na prática, o Kia Bongo tem desenvoltura de carro pequeno, a força de um motor turbodiesel e mais capacidade de carga do que as picapes médias, que custam, bem mais caro. Mas o ar-condicionado deveria ser equipamento de série.

    Ficha Técnica – Kia Bongo 4×4

    Motor: diesel, dianteiro, longitudinal, 4 cil, 16V, 2.499 cm3; 130,5 cv a 3.800 rpm, 26 kgfm a 1.250 rpm
    Câmbio: manual, 6 marchas, tração 4×4 sob demanda com reduzida
    Direção: hidráulica
    Suspensão: independente com barra de torção (diant.) eixo rígido (tras.)
    Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
    Pneus: 195 R15
    Peso: 1.664 kg
    Dimensões: comprimento, 4,82 m; largura, 1,74 m; altura, 2,10 m; entre-eixos, 2,41 m; tanque, 60 l; capacidade de carga, 1.811 kg

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.