Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Kia Cerato

Com design atraente, motor flex e seis marchas, seu principal adversário é o IPI dos sem fábrica

Por Péricles Malheiros | foto: Marcos Camargo
Atualizado em 19 mar 2024, 16h18 - Publicado em 4 fev 2013, 10h56
testes
 (/)
Continua após publicidade
testes

A Kia vive seu momento mais delicado desde que chegou ao Brasil, em 2009. Ela é, segundo o próprio presidente, José Luiz Gandini, “uma das marcas mais prejudicadas pelas novas regras tarifárias de importação de automóveis impostas pelo governo”. De fato, nem o belo showroom da Kia – repleto de modelos recém-lançados e de design atraente, como os sedãs Optima e Cadenza – tem conseguido evitar uma queda brutal nas vendas. Durante a mais recente edição do Salão do Automóvel de São Paulo, ocasião em que o novo Cerato foi revelado ao público brasileiro, executivos da marca falavam numa retração de 46% no volume de vendas. Em outros tempos, a exibição pública e o anúncio da chegada da nova geração do Cerato seriam um acontecimento que deixaria toda a concorrência em estado de alerta. Entretanto, na cruel realidade atual, o lançamento corre sério risco de mal ser notado pelo consumidor, que estará ocupado fechando a compra de concorrentes com relação custo-benefício mais interessante.

Por exigência da Kia, nosso contato com o novo Cerato se restringiu ao campo de provas e somente por algumas horas. A experiência, apesar de breve, foi suficiente para antecipar uma arma exclusiva do Cerato no Brasil. Diferentemente da geração anterior, a nova conta com motor flex, o mesmo do Soul, com 128/122 cv de potência. O câmbio também é compartilhado com o Soul, uma caixa automática com conversor de torque e opção de trocas sequenciais pela alavanca – as borboletas no volante, iguais às do atual Cerato, ainda não estão confirmadas na nova geração. Aliás, a Kia assegura a chegada do modelo 2013 à rede para o fim de março, mas alega ainda não ter definido o pacote de equipamentos de série e opcionais.

Na pista, testamos as duas unidades disponíveis: uma manual, a outra automática. Na véspera do fechamento, porém, a marca avisou que, ao menos inicialmente, somente a segunda será comercializada. Assim, concentraremos a análise no Cerato automático.

Continua após a publicidade

Carro invisível

Sem informação oficial, fomos a campo para saber mais sobre a novidade. Ligamos para uma concessionária em São Paulo e o gerente de vendas arriscou o palpite: “O preço deve ficar entre 70 000 e 80 000 reais”. Mesmo nos identificando como QUATRO RODAS, o vendedor desabafou: “O clima é péssimo nas concessionárias Kia. Tivemos demissões e fechamento de lojas. Se a implantação de uma fábrica não for anunciada logo, os produtos da marca ficarão cada vez menos notados aos olhos do consumidor. O novo Cerato é um carro lindo, parece um Optima em miniatura, mas até agora nenhum cliente que visitou a loja fez qualquer comentário sobre a presença do carro no Salão”.

Segundo uma fonte ligada à Kia do Brasil, em dezembro, enquanto esta matéria era escrita, José Luis Gandini e executivos da Kia se reuniam com a direção da empresa nos Estados Unidos para discutir os rumos da marca. “Tudo converge para a implantação de uma fábrica. O que se discute é a quem ela vai pertencer: ao Gandini, à Kia ou a ambos”, diz nossa fonte.

Continua após a publicidade

Enquanto a marca planeja o futuro, o Cerato 2013 faz sua parte. Na pista, a nova geração mostrou um pouco mais de fôlego que a atual, cujo motor 1.6 é alimentado exclusivamente com gasolina. Na média, o modelo 2013 obteve números de aceleração e retomada 3% melhores que o 2012.

O novo Cerato é gêmeo do Elantra, exceto pelo motor – o Hyundai utiliza um 1.8 a gasolina de 148 cv e custa 86 000 reais, completo. O acerto de suspensão, não por acaso, também é bem parecido, mais voltado para o conforto.

Na cabine, o painel de desenho óbvio ganhou contornos mais elaborados, com curvas e volumes na região em que se funde com o console central. O quadro de instrumentos lembra a distribuição típica dos Volkswagen, com a tela do computador de bordo separando dois círculos, um com conta-giros e termômetro de motor e o outro com velocímetro e marcador de nível de combustível.

Continua após a publicidade

Muitos detalhes de equipamento ainda serão acertados, mas é provável que ele venha com faróis e lanternas com leds, itens que podem aproximar o Cerato de seus irmãos mais nobres.

OS RIVAIS Honda Civic 1.8 automático

O motor flex rende 140/139 cv e há três versões disponíveis, de 66 010 (LXS), 69 990 (LXL) e 79 480 reais (eXS).

Continua após a publicidade

Chevrolet Cruze 1.8 16V

O 1.8 flex tem 144/142 cv e os preços de tabela da versão automática são de 66 210 reais (Lt) e 76 236 reais (LtZ).

VEREDICTO

De tão delicada, a importância da situação
da Kia no Brasil se sobrepõe à do lançamento do Cerato 2013. ou seja, como produto, ele até convence, mas não há como recomendar um carro que sua própria rede vê como carta fora do baralho.

>> Confira a Ficha Técnica do carro

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.