Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Lifan 530

Belo por fora e barato na hora de comprar, o chinês ainda precisa evoluir por dentro

Por Vitor Matsubara
5 dez 2014, 16h40
  • Seguir materia Seguindo materia
  • impressoes

    O modelo 530 representa um novo (e importante) passo para a Lifan no Brasil. Animada com o sucesso do SUV compacto X60, atualmente o modelo chinês mais vendido no país, a marca decidiu entrar em um dos segmentos mais disputados do mercado nacional: o de sedãs compactos.

    Diferentemente da maioria dos veículos made in China, o sedã surpreende pelo visual atraente, ao contrário dos antigos modelos da Lifan – o insosso sedã 620 e o pouco original 320, famoso por ser uma cópia do Mini Cooper. O 530 foi elogiado durante sua estadia na redação, embora não tenha escapado das comparações. Se a Chevrolet fosse melhorar o visual do Cobalt, ele ficaria a cara do 530.

    Se no design os chineses estão evoluindo, muita coisa ainda precisa melhorar. Falta qualidade nos materiais usados no interior e capricho na montagem das peças. Alguns defeitos podem ser exclusivos da unidade avaliada, entregue com uma tampa de porta-objetos desalinhada e o carpete descolando. Outra surpresa negativa veio quando o fotógrafo Marco de Bari resolveu abrir o capô e a alavanca se soltou e ficou pendurada sob o painel. Outras penalidades, porém, são crônicas, como a posição de dirigir ruim e a falta de apoio lombar causada pelo banco estreito. Pelo menos quem vai atrás tem espaço de sobra para as pernas, com direito a um assoalho plano central.

    O motor 1.5 16V tem 103 cv e agrada no dia a dia, mas fica devendo na estrada. Segundo o engenheiro de produto Jean Ricard, em breve o propulsor será flex. Bom seria se a Lifan aproveitasse a chance para sanar alguns problemas, como o nível de ruído elevado demais em altas velocidades.

    Continua após a publicidade

    Completo, o 530 custa R$ 42 490, menos do que modelos mais caros e menos recheados, como VW Voyage Comfortline 1.6 (R$ 44 910) e Chevrolet Prisma LT 1.4 (R$ 47 820). Até o fim do ano, a Lifan espera vender 300 carros, para alcançar 4 000 unidades em 2015, quando a marca prevê saltar das atuais 49 revendas para 80.

    VEREDICTO

    O design atraente e a farta lista de equipamentos seduzem o cliente, mas as falhas do projeto incomodam.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.