Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Longa Duração: a chegada do Hyundai Creta e as mudanças no teste

O Creta entra para a frota e inaugura uma nova fase do Longa Duração: a partir dele, em vez de etanol, os carros beberão só gasolina

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
22 jun 2017, 15h11
Creta: cara nova no Longa duração
Creta: cara nova no Longa duração (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Não por acaso, os principais representantes dos SUVs compactos já passaram pelo Longa Duração: Ford EcoSport, Honda HR-V e Jeep Renegade já foram comprados, testados e avaliados – e o Kicks, da Nissan, segue em análise .

Outra prova da importância do segmento atende pelo nome de Hyundai Creta. Ele é o mais novo carro da frota.

A partir do Creta, o combustível do Longa Duração deixa de ser etanol e passa a ser gasolina – Cruze, Kicks e Mobi seguirão abastecidos somente com etanol até os 60.000 km.

“Agora, com a quase extinção das partidas a frio com tanquinho, podemos fazer a virada de etanol para gasolina sem prejuízo técnico. Até então, o uso de álcool nos permitia detectar, no desmonte, traços de gasolina injetada em excesso pela bomba da partida a frio. De quebra, a gasolina vai refletir melhor o combustível usado pela maioria”, disse o editor Péricles Malheiros.

Continua após a publicidade
O Creta inaugura uma nova fase: os carros serão abastecidos somente com gasolina
O Creta inaugura uma nova fase: os carros serão abastecidos somente com gasolina (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Mas voltemos à compra do Creta.

Antes de iniciarmos as cotações, definimos o modelo: seria um Prestige 2.0, a versão mais completa, para testarmos todos os itens de segurança e conforto do Creta. O passo seguinte foi estabelecer a cor pretendida.

Para o Longa Duração, buscamos sempre uma pintura diferente da dos outros carros da frota e que fique bem na foto. “Vamos de Bronze Terra”, pediu o editor de arte Fernando Pires, após consulta ao site da Hyundai.

Continua após a publicidade
Visual sóbrio e profusão de concorrentes não destaca o Creta nas ruas
Visual sóbrio e profusão de concorrentes não destaca o Creta nas ruas (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Apesar de configurarmos o modelo ideal, nos preparamos para eventuais mudanças; afinal, nem sempre ele coincide com o que está disponível na rede.

Mas dessa vez foi diferente. “Falei com cinco concessionárias. Creta Prestige 2.0 a pronta entrega só tem um, na cor Bronze Terra”, disse Luiz Carlos de Andrade Junior, responsável por cotar os carros do Longa Duração.

Negócio fechado. Pelo nosso Creta, pagamos exatos R$ 100.000, ou seja, ganhamos um desconto de R$ 590 no preço de tabela do carro, mais a película de vidros como cortesia. Na data combinada, o editor Péricles Malheiros foi retirar o caçula da frota na concessionária Hyundai Sinal, em São Caetano do Sul (SP).

Continua após a publicidade
Versão Prestige 2.0 é a mais completa: bancos dianteiro são ventilados
Versão Prestige 2.0 é a mais completa: bancos dianteiro são ventilados (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Tudo correu bem na entrega técnica. “A moça demonstrou bom nível de conhecimento do produto e me deixou à vontade para escolher entre uma apresentação padrão e uma mais resumida. Como fiquei com a segunda opção, ela focou nos diferenciais, como o sistema de ventilação do banco do motorista e a central multimídia compatível com Apple CarPlay e Android Auto”, diz Péricles.

Com o carro em nossa garagem, os comentários começaram a surgir. “A chave com capa marrom, combinando com o revestimento da cabine, é um mero detalhe, mas que demonstra cuidado por parte da fábrica”, disse o redator-chefe, Zeca Chaves.

Chave em tom marrom combina com o revestimento da mesma cor
Chave em tom marrom combina com o revestimento da mesma cor (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Já o editor Paulo Campo Grande elogiou o conforto de rodagem: “É um SUV agradável de dirigir, com suspensão bem calibrada, direção com peso correto e boa sintonia entre motor e câmbio”.

Péricles viu um ponto positivo logo no primeiro quilômetro rodado: “Parei em um posto assim que saí da concessionária. Ao conferir a calibragem, constatei que os quatro pneus estavam com a pressão adequada, o que é muito raro”.

No entanto, dois pontos foram criticados por todos: a dificuldade no fechamento da porta do motorista (frequentemente é preciso tentar mais de um vez) e o excesso de barulho na região do porta-malas.

Apesar de decretar o início do fim da ingestão de álcool no Longa, um brinde à chegada do Creta.

Continua após a publicidade

 

Hyundai Creta –  0 km

Ficha técnica

  • Versão: Prestige 2.0 16V
  • Motor: 4 cilindros, dianteiro, transv., 1.999 cm3, 16V, 166/156 v a 5.600 rpm, 20,5/19,1 mkgf a 4.700 rpm
  • Câmbio: automático, 6 marchas
  • Combustível: flex (gasolina)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.