O mês anterior encerrou com o Toyota Prius às vésperas de uma viagem, mas um acidente mudou os planos.
“Minha saída rumo a Sobradinho (DF) estava marcada para algumas horas após a colisão. Sensibilizado com o fato de que eu estava indo para o aniversáRio do meu filho, o repórter Henrique Rodriguez cedeu o Renault Kwid com o qual iria para o Rio de Janeiro”, diz Péricles Malheiros, editor de Longa Duração.
“O trecho da ida exigiu uma dose extra de paciência e cuidado. Um tanto leve, o carro sofre com a ação de ventos laterais, acima de 100, 110 km/h”, acrescenta.
“Mas nada se compara ao freio. Com ação inicial lenta em relação à pressão sobre o pedal e pouco efetiva em frenagens longas, é preciso muita cautela na estrada. Tomei alguns sustos ao me aproximar de lombadas mal sinalizadas”, completa Péricles.
Mas o editor também ressaltou alguns pontos fortes do Kwid:
“Sob chuva intensa, os pneus estreitos (165/70 R13) davam poucos sinais da quilometragem avançada, perdendo contato com a pista somente em trechos com grande volume de água, mas voltando ao controle rapidamente, sem surpresas.”
Dentro do que se pode esperar de um carro de baixo custo, até que o Kwid empolgou nosso editor:
“Não deu sustos em curvas, foi bem nas retomadas e, em alguns trechos, fez média superior a 18 km/l de gasolina, carregado e com ar-condicionado ligado.”
Sinal de alerta
O único problema foi o acendimento de uma luz de emergência no painel, relacionada ao sistema de bloqueio de partida.
Segundo o manual, quando ela permanece acesa após a tentativa de ignição, indica que não houve a identificação do código da chave e pode, assim, não permitir a partida do motor.
Entretanto, quando acende depois que o veículo já foi ligado, significa que pode haver uma falha no funcionamento geral do sistema. Atentos a isso e seguindo a orientação do próprio manual, procuramos uma concessionária já no Distrito Federal.
“Não se preocupe: é só uma falha do sensor de posição do pedal do acelerador. Já tenho 17 peças [de outros clientes com o mesmo problema] encomendadas. Pode retornar a São Paulo sem medo”, disse o consultor da autorizada France Colorado, de Sobradinho (DF).
Como o carro se aproxima dos 50.000 km, pediremos uma solução para a luz de alerta na revisão.
Renault Kwid – 46.932 km
Consumo
- No mês:14 km/l com 8,4% de rodagem na cidade
- Desde mar/18: 15,2 km/l com 25,9% de rodagem na cidade
- Combustível: flex (gasolina)
Ficha técnica
- Versão: 1.0 12V Intense
- Motor: 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 12V, 70/66 cv a 5.500 rpm, 9,8/9,4 mkgf a 4.250 rpm
- Câmbio: manual, 5 marchas
- Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 2.493
- Revisões (até 60.000 Km): R$ 2.688