Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Longa Duração: a primeira vez com o híbrido Toyota Prius

Depois de uma viagem de 1.600 km entre São Paulo e Minas Gerais, uma análise feita por quem nunca havia dirigido um híbrido

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 1 Maio 2018, 20h29 - Publicado em 30 abr 2018, 17h55
Longa Duração: Toyota Prius
Prius faz viagem de 1.600 km entre São Paulo e Minas Gerais (Luiz Carlos de Andrade/Quatro Rodas)

Do time de usuários externos à equipe de QUATRO RODAS, Luiz Carlos de Andrade Junior, da área de suprimentos da Editora Abril, é um dos mais criteriosos.

Sorte a nossa, que pudemos contar com um relatório completo após uma viagem de ida e volta de 1.600 km entre São Paulo e Guarda-Mor (MG).

Entusiasta de automóveis, Luiz não escondeu a satisfação ao descobrir que ele e outros três adultos viajariam de Prius. “Nunca dirigi um híbrido ou elétrico. Tem alguma recomendação ou dica especial?”, perguntou.

Longa Duração: Toyota Prius
Um dos momentos do híbrido em Guarda-Mor (MG) (Luiz Carlos de Andrade/Quatro Rodas)

E novamente Luiz se empolgou ao saber que, no uso, o Prius é um carro como outro qualquer.

Continua após a publicidade

Ele conta que, ainda na garagem, precisou se adaptar à ausência de vibração e ruído para começar a rodar:

“É difícil tirar o pé do freio de um carro que parece estar desligado e aceitar que ele comece a andar”, diz Luiz.

Assim como outros usuários, Luiz também notou a presença de um ruído de vibração no alto do painel, à direita.

“Tenho a impressão de ser na tela do alto-falante, o que é uma pena, pois o sistema de áudio em si é excelente”, disse.

Continua após a publicidade

No campo das críticas, poucas anotações. “Quem viajou no banco traseiro, no lado direito, reclamou de calor excessivo na região das pernas. Notei que a alta temperatura sai de uma grade plástica na frente do assento”, explicou Luiz.

Longa Duração: Toyota Prius
Grade no banco traseiro é fonte de calor (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Essa abertura faz parte do sistema de arrefecimento das baterias de tração, acomodadas abaixo do banco.

Por fim, Luiz falou sobre o poder de sedução do híbrido.

Continua após a publicidade

“Nas pequenas cidades, parecia estar a bordo de uma nave espacial. Mas o ápice da curiosidade foi o policial que me parou na estrada. Fez perguntas, tirou dúvidas, viu cada detalhe e me liberou. Só queria ver o Prius.”

Toyota Prius – 6.659 km

Consumo

  • No mês: 17,3 km/l com 32,3% de rodagem na cidade
  • Desde fev/18: 17,3 km/l com 35,8% de rodagem na cidade
  • Combustível: gasolina

Ficha técnica

  • Versão:  1.8 16V Híbrido
  • Motor: 4 cilindros, dianteiro, transv., 1.798 cm3, 16V, 98 cv a 5.200 rpm, 14,5 mkgf a 3.600 rpm/elétrico, 72 cv, 16,6 mkgf/potência combinada 123 cv
  • Câmbio: automático, CVT
  • Combustível: gasolina, elétrico
  • Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 6.634
  • Revisões até 60.000 km: R$ 3.918

Gastos no mês

  • Combustível: R$ 1.368
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.