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Longa Duração: a primeira vez com o híbrido Toyota Prius

Depois de uma viagem de 1.600 km entre São Paulo e Minas Gerais, uma análise feita por quem nunca havia dirigido um híbrido

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 1 Maio 2018, 20h29 - Publicado em 30 abr 2018, 17h55
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  • Longa Duração: Toyota Prius
    Prius faz viagem de 1.600 km entre São Paulo e Minas Gerais (Luiz Carlos de Andrade/Quatro Rodas)

    Do time de usuários externos à equipe de QUATRO RODAS, Luiz Carlos de Andrade Junior, da área de suprimentos da Editora Abril, é um dos mais criteriosos.

    Sorte a nossa, que pudemos contar com um relatório completo após uma viagem de ida e volta de 1.600 km entre São Paulo e Guarda-Mor (MG).

    Entusiasta de automóveis, Luiz não escondeu a satisfação ao descobrir que ele e outros três adultos viajariam de Prius. “Nunca dirigi um híbrido ou elétrico. Tem alguma recomendação ou dica especial?”, perguntou.

    Longa Duração: Toyota Prius
    Um dos momentos do híbrido em Guarda-Mor (MG) (Luiz Carlos de Andrade/Quatro Rodas)

    E novamente Luiz se empolgou ao saber que, no uso, o Prius é um carro como outro qualquer.

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    Ele conta que, ainda na garagem, precisou se adaptar à ausência de vibração e ruído para começar a rodar:

    “É difícil tirar o pé do freio de um carro que parece estar desligado e aceitar que ele comece a andar”, diz Luiz.

    Assim como outros usuários, Luiz também notou a presença de um ruído de vibração no alto do painel, à direita.

    “Tenho a impressão de ser na tela do alto-falante, o que é uma pena, pois o sistema de áudio em si é excelente”, disse.

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    No campo das críticas, poucas anotações. “Quem viajou no banco traseiro, no lado direito, reclamou de calor excessivo na região das pernas. Notei que a alta temperatura sai de uma grade plástica na frente do assento”, explicou Luiz.

    Longa Duração: Toyota Prius
    Grade no banco traseiro é fonte de calor (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Essa abertura faz parte do sistema de arrefecimento das baterias de tração, acomodadas abaixo do banco.

    Por fim, Luiz falou sobre o poder de sedução do híbrido.

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    “Nas pequenas cidades, parecia estar a bordo de uma nave espacial. Mas o ápice da curiosidade foi o policial que me parou na estrada. Fez perguntas, tirou dúvidas, viu cada detalhe e me liberou. Só queria ver o Prius.”

    Toyota Prius – 6.659 km

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