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Longa Duração: como foi a primeira visita do Tiggo 5X à rede Caoa Chery

Erros e acertos da concessionária marcam o atendimento durante a revisão dos 10.000 km

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 11 nov 2019, 08h00 - Publicado em 11 nov 2019, 07h00
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  • Primeira revisão foi boa, mas erraram ao dispensar o rodízio (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Longa Tiggo 726 1
    Primeira revisão foi boa, mas erraram ao dispensar o rodízio (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Quando um carro passa pelo teste de Longa Duração, tem início uma múltipla avaliação. Buscamos oferecer sempre uma análise de sistemas isolados e também do veículo como um todo. Outro ponto considerado é a vida ao volante: se anda bem, se é beberrão, ruidoso.

    Por fim, analisamos o pós-venda, já que, a cada parada para revisão, a gente conta tudo, da facilidade do agendamento à avaliação dos serviços prestados. Aos 10.000 km, chegou a hora da primeira visita à rede Caoa Chery.

    O piloto de testes Eduardo Campilongo conta que todo o processo junto à concessionária Wei Motors foi bastante tranquilo e quase sem erros. “Não tive nenhuma dificuldade para agendar a revisão na data pretendida, o que tem sido cada vez mais raro, principalmente entre as autorizadas de São Paulo, por conta da alta demanda”, diz Edu.

    Como a revisão incluía apenas troca de lubrificante do motor e filtros de óleo e combustível, o carro foi liberado no mesmo dia em que encostou. Com o consultor da Wei Motors, deixamos dois pedidos: realização de alinhamento, balanceamento e rodízio e uma verificação do câmbio que, por três vezes, ao dobrar uma esquina e iniciar a subida de uma ladeira íngrime, insistiu em manter a segunda marcha engatada.

    Em uma das vezes, tal situação ocorreu com o editor de arte Fabio Black: “Ao realizar a manobra, a rotação elevou demais, enquanto o carro praticamente parou, por falta de força. Só quando aliviei o pé e o giro caiu, é que o câmbio engatou a primeira e o Tiggo subiu a rua”.

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    Na devolução do carro, o consultor da Wei disse: “Fizemos uma atualização do software do câmbio. Espero que o problema não volte a acontecer. Quanto ao alinhamento, balanceamento e rodízio, não fiz porque todas as medidas estavam dentro dos parâmetros e o nível do desgaste dos pneus estava equilibrado”. Pela revisão, pagamos o valor sugerido no site da Caoa Chery: R$ 397.

    Em nossa checagem pós-revisão, no entanto, descobrimos que o rodízio deveria, sim, ter sido feito. “Com o auxílio de um profundímetro digital de precisão centesimal, medimos os pneus quando novos e após cada revisão em 12 pontos diferentes da banda de rodagem.

    Ao medir os do Tiggo, vimos que os dianteiros, conforme esperado, estavam mais gastos do que os traseiros”, explica o editor de Longa Duração, Péricles Malheiros.

    Vamos rodar por alguns dias para ver se o câmbio, de fato, voltou ao normal. De qualquer maneira, retornaremos à Wei para insistir no alinhamento, balanceamento e rodízio.

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    Chery Tiggo – 11.519 km

    Consumo
    No mês: 8,3 km/l com 24,1% de rodagem na cidade
    Desde jul/19: 8,7 km/l com 22,1% de rodagem na cidade
    Combustível: (flex) gasolina

    Gastos no mês
    Combustível: R$ 2.364
    Revisão: R$ 397

    Revisões
    Até 60.000 km: R$ 3.391

    Ficha Técnica
    Versão: TXS 1.5 16V Turbo
    Motor: 4 cilindros, dianteiro, transversal, 1.496 cm3, 16V, 150/147 cv a 5.500 rpm, 21,4/21,4 mkgf a 1.750/1.750 rpm
    Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira

    Seguro
    R$ 2.844

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