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Longa Duração: cratera rasga pneu do VW Virtus. E para achar outro novo?

Chuva levou o asfalto e buraco pegou nosso Virtus de jeito. A maior surpresa: rede não tinha pneus para troca e precisamos apelar a lojas independentes

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 27 nov 2019, 12h10 - Publicado em 8 abr 2019, 09h34
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  • VW Virtus pneu
    Danos nas laterais: condenação automática ao pneu do Virtus (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

    Todo motorista sabe bem: verão e outono são os períodos do ano com mais armadilhas para os carros.

    Mais do que o alto risco de alagamentos, é preciso estar especialmente atento aos buracos entre os meses de dezembro a abril, que é quando caem chuvas torrenciais – e quando ainda se encontra resquícios desses temporais em nossas malhas rodoviárias.

    Mas há situações em que, além de atenção, é preciso ter sorte. “Havia chovido o dia inteiro. De noite, ao voltar para casa, me deparei com um enorme buraco. Pensei em jogar para a direita, mas um ônibus impossibilitou a manobra”,conta o editor de Longa Duração, Péricles Malheiros.

    “Só me restou frear o mais forte possível antes de entrar na cratera. Passei devagar por ela, tanto que o impacto nem foi assustador. Mas o pneu dianteiro rasgou e perdeu pressão de imediato”, acrescenta.

    pneu
    Antes de fazer o descarte, QUATRO RODAS inutiliza o pneu para evitar que ele retorne ao mercado reparado, o que seria perigoso (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)
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    Ao encostar o Virtus em frente a um restaurante para colocar o estepe, um funcionário disse: “A chuva levou o asfalto que haviam colocado para tapar o buraco. O seu carro é o terceiro a cair nele só hoje. Serviço malfeito dá nisso”.

    Com um corte duplo na lateral, o pneu acabou condenado, pois, por questão de segurança, reparos só são possíveis quando o dano atinge a banda de rodagem.

    Como o estepe é do tipo roda de emergência, ou seja, com roda de aço e pneu estreito (185/60 R15 ante 205/50 R17), acabamos comprando um par de pneus novos

    Especialistas recomendam que não se coloque no mesmo eixo pneus com mais de 20.000 km de diferença de rodagem entre si – o incidente foi aos 33.243 km.

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    VW Virtus pneu 2
    Pneu danificado do Virtus devidamente inutilizado (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

    Na fase de cotação de preços, a surpresa: nenhuma das cinco autorizadas em que ligamos tinha o pneu do Virtus.

    Partimos, então, para as lojas independentes. Seguindo outra recomendação de especialistas e técnicos, consideramos a possibilidade de mudar de marca e modelo, mantendo ou superando as especificações do original.

    Até encontramos um par do mesmo modelo (Dunlop Sport BluResponse), mas, por conta do preço muito alto (R$ 830 cada um), optamos pelo Dunlop SP Sport LM704 205/50 R17 89V (R$ 389).

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    Pelo par, já montado, alinhado, balanceado e com válvulas novas, pagamos R$ 898. O reparo da roda, levemente amassada na borda interna, custou outros R$ 150.

    Volkswagen Virtus – 35.130

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