Abril Day: Revista em casa a partir de 10,99

Longa Duração: erro na correção das pastilhas de freio do Cruze

Esta é a terceira vez que as pastilhas do Cruze dão o que falar. Descobrimos que o serviço aplicado em nosso carro foi bem diferente do recomendado pela GM

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
30 mar 2017, 18h46
Pastilhas de freio: dois Cruzes, duas medidas
Pastilhas de freio: dois Cruzes, duas medidas (Silvio Gioia/Quatro Rodas)

Em janeiro, descobrimos que a GM enviara um boletim técnico de serviço para suas concessionárias. O documento instruía a rede a como aplicar um desbaste das pastilhas de freio dianteiras, para eliminar um assovio agudo nas frenagens.

Na revisão dos 20.000 km, o consultor da autorizada Spassus disse: “O meu sistema indica que este carro já recebeu a correção das pastilhas na concessionária Palazzo”. Concluímos, então, que o nosso Cruze recebera o serviço antes de passar para nossas mãos, ainda no pátio.

No fim das contas, o que tínhamos era um Cruze com as pastilhas trabalhadas, mas ainda ruidosas. Partimos para a investigação. Convocamos um outro Cruze LTZ, retiramos as pastilhas e comparamos com as do Cruze de Longa Duração.

Com o comunicado técnico e os componentes em mãos, nosso consultor técnico, Fabio Fukuda, disse: “Está muito claro que o serviço aplicado pela Palazzo não seguiu as recomendações do boletim. Por outro lado, as do Cruze padrão confirmaram a impressão que tive ao ler o documento da GM: tiveram uma sensível diminuição da área de atrito”.

Continua após a publicidade
Longa Duração – Chevrolet Cruze
(Silvio Gioia/Quatro Rodas)

Consultada, a marca reiterou que “a solução implementada mantém inalterada a performance de frenagem e a durabilidade do conjunto”.

O fato também acendeu uma luz de alerta: teremos de checar o desgaste das pastilhas com mais regularidade para garantir se elas chegarão mesmo até os 40.000 km.

Continua após a publicidade

Chevrolet Cruze – 25.822 km

Consumo

  • No mês: 8,6 km/l com 17,9% de rodagem na cidade
  • Desde out/16: 8,4 km/l com 18% de rodagem na cidade
  • Combustível: etanol

Gastos no mês

  • Combustível: R$ 1.920

Ficha técnica

  • Versão: LTZ 1.4T
  • Motor: 4 cil., diant., transv., 1.399 cm3, 16V, flex, 153/150 cv a 5.200/5.600 rpm, 25,5/24 mkgf a 2.000/2.100 rpm
  • Câmbio: aut., 6 marchas
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
ABRILDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.