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Longa duração: Nissan Kicks sensível a ventos laterais

Carroceria alta, suspensão de curso longo e direção leve: juntas, essas três características fazem o Kicks dançar ao sabor do vento

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 jan 2017, 15h05
Acima de 100 km/h, ventos sacodem o Nissan Kicks
Acima de 100 km/h, ventos sacodem o Nissan Kicks (Christian Castanho/)
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Em outubro, após uma viagem de 2.500 km, o editor Péricles Malheiros se queixou do balanço exagerado da carroceria do Kicks ao atravessar áreas com ventos laterais. Agora, foi a vez do estagiário Guilherme Fontana.

“Estava rodando a 120 km/h e, num trecho mais aberto, uma rajada de vento balançou o carro. Achei que tivesse sido só uma impressão minha, mas logo aconteceu de novo. Diminuí o ritmo e encostei num posto para conferir a calibragem dos pneus. Estava tudo certo”.

Leve (pesa 1.142 kg contra, por exemplo, os 1.440 kg do Jeep Renegade), a carroceria do Kicks tem ainda uma posição de dirigir muito elevada, o que amplia a sensação de balanço. Adicione aí uma direção elétrica também muito leve e as características típicas de um SUV (suspensão de curso longo e carroceria alta) e pronto: eis um modelo que começa a acumular queixas de balanço excessivo na estrada.

O fenômeno não pede correções no volante e não chega a transmitir insegurança, apenas incômodo. Porém, é mais um dos aspectos que pesam contra o Kicks em longas viagens rodoviárias – outros são o tanque de combustível de apenas 41 litros, a ausência de piloto automático, a falta de apoio para o braço direito e o rendimento do motor 1.6 16V com o carro carregado.

Por outro lado, os bancos dianteiros continuam merecendo elogios pelo conforto, sem cansar o corpo após horas de viagem. O espaço interno e o porta-malas também são satisfatórios – há cintos de três pontos e encostos de cabeça para os cinco ocupantes, enquanto os 432 litros do porta-malas são maiores que os de Renegade e Ecosport, perdendo apenas (e por pouco) para os 437 litros do HR-V.

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Nissan Kicks – 10.906 km

Consumo

  • No mês: 8,2 km/l com 20,5% de rodagem na cidade
  • Desde out/16: 8,3 km/l com 20,7% de rodagem na cidade
  • Combustível: etanol

Gastos no mês

  • Combustível: R$ 937
  • Revisão: R$ 411
  • Alinhamento: R$ 199

Ficha técnica

  • Versão: SL 1.6 16V
  • Motor: 4 cil., diant., transv., 1.598 cm3, 16V, flex, 114 cv a 5.600 rpm, 15,5 mkgf a 4.000 rpm
  • Câmbio: automático, CVT
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