Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Longa Duração: quase tudo vibra ou range no Renault Kwid após 53.000 km

Depois de rejuvenescer na última revisão, a calmaria está, aos poucos, indo embora: pneus, embreagem e até o limpador estão vibrando novamente

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 27 nov 2019, 12h06 - Publicado em 18 jun 2019, 08h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Longa Duração Renault Kwid
    Kwid: de novo assolado por tremores (Péricles Malheiros/Quatro Rodas)

    Logo após sair da revisão dos 50.000 km, o Renaul Kwid foi alvo de muitos elogios. “Desde zero-quilômetro, esta é a vez que ele está em melhor forma”, disse o editor Péricles Malheiros.

    “Esqueça aquele Kwid com o qual nos acostumamos. Parece outro carro”, disse o piloto de testes Eduardo Campilongo, responsável por acompanhar a manutenção dos carros da frota de Longa Duração.

    De fato, o Kwid parecia novo de novo. Mas já não parece mais. Pouco mais de 5.000 km após  a revisão, as reclamações retornaram.

    “Depois de rodar cerca de 250 km de estradas pelo interior de São Paulo, retornei à capital e encarei um trânsito bem carregado. Notei que, nessa condição, a embreagem ficou mais pesada e passou a ranger”, avaliou Péricles.

    “Não é um rangido alto e constante nem exige tanto esforço como quando foi para a quinta revisão, mas já não está tão macia e silenciosa como estava quando saiu”, acrescentou.

    Continua após a publicidade

    O repórter Rodrigo Ribeiro também relatou o retorno de um ponto crítico cuidado na quinta parada.

    “A troca do jogo de pneus aos 50.000 km fez bem ao Kwid não apenas por ela em si. O serviço de alinhamento, balanceamento e rodízio foi muito bem executado e as vibrações em alta velocidade haviam desaparecido”, comentou.

    “Mas elas voltaram. Entre 100 km/h e 120 km/h, a direção trepida muito, causando uma incômoda sensação de insegurança, agravada pela carroceria leve que sofre demais com a ação de ventos laterais”, seguiu.

    Além da embreagem e do volante, há outro componente vibrando: a palheta do limpador de para-brisa – sim, no singular, pois, assim como o Toyota Etios, o Kwid tem um único braço para varrer a água do vidro dianteiro.

    Continua após a publicidade

    Substituída (por R$ 71) na quinta revisão, a palheta tem vibrado pouco e de maneira intermitente, mas emite um ruído constante a cada acionamento.

    Como a vibração da embreagem compromete apenas o conforto e a do limpador é rara e não atrapalha a visão do motorista, vamos retornar à Pneus Paulista – onde os pneus foram comprados – e pedir uma verificação do balanceamento das rodas, afinal, o serviço ainda está coberto pela garantia da loja.

    Renault Kwid – 53.320 km

    Consumo

    Gastos no mês

    Ficha técnica 

    Continua após a publicidade

    Seguro

    Revisões

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.