Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Longa Duração: Renault Kwid, visual agrada, mas ruído atrapalha

Responsável por responder às dúvidas de nossos leitores, jornalista descobre os altos e baixos do hatch compacto

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
31 ago 2018, 10h50
Longa duração Kwid
Kwid: no topo do mirante da praia de Maresias, em São Sebastião (SP) (Renato Pizzutto/Quatro Rodas)

Seria a primeira vez que o Kwid passaria às mãos de Sandra Hadich, a jornalista incumbida de atender os leitores de QUATRO RODAS. Com o pequeno Renault, Sandra e sua filha viajaram para Maresias, praia do litoral norte de São Paulo, distante 200 km da capital.

De cara, na chegada ao destino, os primeiros elogios dos amigos de Sandra, que já a aguardavam lá. “Sem dúvida, os itens que mais chamaram a atenção foram o acabamento brilhante da grade frontal e os bancos, com apoio de cabeça integrado ao encosto e com revestimento de padronagem jovial.

E muita gente ficou surpresa quando viu a etiqueta no banco que indicava a presença de airbags laterais”, conta a jornalista.

Sandra diz ter lembrado de um outro Renault que fez parte do Longa Duração, o Twingo, desmontado em março de 1998.

Continua após a publicidade

“O que me incomoda nos compactos modernos é o quanto parecem grandes por fora, mas apertados por dentro. Twingo e Kwid são o inverso disso. A cabine surpreende pelo espaço. O Fiat Mobi, por exemplo, tem porte similar ao do Kwid, mas o espaço no banco traseiro é muito menor.

Mas, dessa turma de pequenos já testados no Longa Duração, do que mais gosto ainda é o Up!”, analisa Sandra, com a autoridade de quem atende os leitores da QUATRO RODAS desde 1994 e, claro, de quem já andou nos quatro carros citados.

Atenta, Sandra também notou pontos negativos no Kwid – alguns, inclusive, destacados por vários outros motoristas. “Dá para sentir a vibração do motor no volante e no banco, tanto em ponto morto, com o carro parado no trânsito, quanto em movimento. Em viagens mais longas, deve incomodar”, diz Sandra.

Continua após a publicidade

Mas foram outras duas características que mais incomodaram a jornalista: “Como o freio é ruim! O primeiro momento dele é nulo, chega a assustar em manobras, principalmente em terrenos inclinados. Até numa simples descida de garagem é preciso pisar com força.

A ventoinha é um caso à parte. Quando ela liga, parece que o Kwid se transforma num monomotor prestes a decolar”, ironiza Sandra. Tanto os freios quanto a ventoinha foram verificados na revisão de 10.000 km.

Na volta a São Paulo, ela analisou o desempenho na subida da serra: “Até que achei ele bem disposto, mesmo sem esticar tanto as marchas. E como é econômico! Fiz média de 16,4 km/l.

Continua após a publicidade

Renault Kwid – 10.004 km

    Consumo

    • No mês: 15,6 km/l com 27% de rodagem na cidade
    • Desde mar/18: 15,1 km/l com 29,1% de rodagem na cidade
    • Combustível: R$ 1.088

    Ficha técnica

    Continua após a publicidade

    • Versão: Intense 1.0 12V
    • Motor: 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 12V, 70/66 cv a 5.500 rpm, 9,8/9,4 mkgf a 4.250 rpm
    • Câmbio: manual, 5 marchas 
    • Combustível: flex (testado com gasolina)
    • Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 1.789
    • Revisões (até 60.000 Km): R$ 2.336
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.