Abril Day: Revista em casa a partir de 10,99

Longa Duração: revisão do Toyota Prius tem problemas no rodízio

Segunda parada programada traz de volta um dos únicos problemas da rede: o serviço de rodízio que quase nunca é feito como manda a fábrica

Por Péricles Malheiros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
10 out 2018, 13h47
toyota prius
Prius: revisado e com película nos vidros (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

A rede Toyota já foi analisada outras duas vezes na história recente do Longa Duração, com o Etios (em 2014) e o Corolla (2015).

Em ambos os casos, vivenciamos na prática o que os donos mais valorizam nos carros da marca: a elevada qualidade de pós-venda.

No entanto, vimos que a afamada rede ainda tem um ponto a evoluir. Aconteceu com o Etios, com o Corolla e voltou a acontecer com o Prius: ao fazer o rodízio de pneus, boa parte das concessionárias simplesmente esquece que a Toyota recomenda a inclusão do estepe.

Ou seja, a cada 10.000 km, o conjunto de roda e pneu que estava no porta-malas passa a uma posição de rodagem. Foi assim na primeira revisão do Prius, aos 10.000 km, e de novo agora, na segunda, aos 20.000 km.

Continua após a publicidade

“O óleo está no nível correto e o filtro também é novo. Mas o rodízio foi feito de maneira convencional, alternando apenas entre os eixos dianteiro e traseiro, sem trocar entre os lados direito e esquerdo”, disse o nosso consultor técnico, Fabio Fukuda, ao vistoriar o Prius recém-saído da segunda revisão, feita na concessionária paulistana Sun North.

Toyota Prius
O estepe de medida igual permite incluir o quinto pneu no rodízio do Prius (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Procedimento padrão no Longa Duração para evitar o retorno à rede para uma correção tão simples, erros de rodízio são sanados pelo próprio Fukuda, com as rodas instaladas de acordo com o que indica a fábrica.

Continua após a publicidade

Pela revisão do Prius, a Sun North cobrou exatamente o valor sugerido no site da Toyota: R$ 624. Pagamos outros R$ 83 pela troca do filtro de cabine que, de fato, estava saturado.

Aproveitamos a parada para instalar uma película de vidro na própria Sun North, por R$ 350. Antes, porém, havíamos orçado o mesmo acessório nas concessionárias Sorana, Collection e T-Line, que nos cobraram, respectivamente, R$ 380, R$ 390 e R$ 450.

Toyota Prius – 23.065 km

    Consumo

    • No mês: 17 km/l com 30,9% de rodagem na cidade
    • Desde fev/18:16,9 km/l com 33,8% de rodagem na cidade
    • Combustível: gasolina, eletr.
    • Revisão: R$ 624
    • Combustível: R$ 1.483
    • Alinhamento: R$ 172
    • Película: R$ 350
    • Filtro: R$ 83
    Continua após a publicidade

    Ficha técnica

    • Versão: 1.8 16V Híbrido
    • Motor: 4 cil., diant., transv., 1.798 cm3, 16V, 98 cv a 5.200 rpm, 14,5 mkgf a 3.600 rpm/ elétr., 72 cv, 16,6 mkgf/potência combinada, 123 cv
    • Câmbio: aut., CVT
    • Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 6.634
    • Revisões (até 60.000 Km): R$ 3.707

     

    Publicidade


    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
    Apenas 5,99/mês*
    ABRILDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
    A partir de 10,99/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.