Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Longa Duração: seria o Chevrolet Onix Plus um esportivo reprimido?

Se depender de suspensão, desempenho e dinâmica, o Chevrolet Onix Plus é melhor que muito carro dito esportivo. Mas isso tem seu preço

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 jul 2021, 00h45 - Publicado em 12 jul 2021, 00h45
Onix Longa Duração
Chevrolet Onix Plus em São Roque (SP): sedã não vai bem em pisos ruins (Eduardo Campilongo/Quatro Rodas)

As fabricantes gostam de forçar esportividade em seus carros, mas, na prática, não são os para-choques diferentes, os grandes aerofólios ou as rodas maiores e pintadas de preto que fazem a diferença. Nosso Chevrolet Onix Plus não tem nada disso e oferece alguma esportividade. Seja para o bem, seja para o mal.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90 

O baixo peso (1.117 kg) explica o baixo consumo, mas também é o grande segredo da sua agilidade (0 a 100 km/h em 10,5 s no primeiro teste). As prontas respostas do motor e a facilidade com que ele impulsiona o carro é algo que se sobressai bastante frente aos outros carros da frota e também aos outros que dirigimos no dia a dia. Mas não custa lembrar: um barulho metálico que vem do turbo ainda insiste em invadir a cabine e tirar o nosso sossego.

Aquilo de deixar a suspensão firme, para conter a inclinação da carroceria e melhorar o desempenho em curvas, também não é necessário.

Continua após a publicidade

Elogios para a estabilidade do Onix Plus na estrada e especialmente em trechos mais sinuosos (também por ter direção com respostas rápidas) são constantes. Mas não é sempre que a suspensão agrada.

O ônus de tudo isso também é vivido por esportivos: o desconforto em paralelepípedo, cascalho ou em vias com asfalto malcuidado, tão comuns no Brasil. O Onix Plus é um sedã compacto, um carro essencialmente familiar, e o comportamento irrepreensível em curvas não compensa a reclamação dos passageiros chacoalhando (ou o barulho das compras se espalhando no porta-malas, pois não há ganchos para prender as sacolas).

Fato é que o Chevrolet Onix Plus vem se tornando ruidoso e isso pode estar relacionado a todo esse agito do carro. “Um barulho que parece estar atrás do volante ou na coluna de direção não é exatamente novo, mas está mais alto e acontece sempre que o carro está em movimento.

Continua após a publicidade

A novidade, para mim, é um barulho na porta do motorista que parece ser de componentes do vidro elétrico um pouco soltos”, relatou o piloto de testes Leonardo Barboza. Também há “grilos” na região do banco traseiro e do porta-malas.

Chevrolet Onix Plus – 52.698 km

Ficha técnica:
Versão: Premier 1.0 12V Turbo
Motor: 3 cilindros, dianteiro, transversal, 999 cm3, 12V, turbo, 116/116 cv a 5.500 rpm, 16,8/16,3 mkgf
a 2.000 rpm
Câmbio: Automático, 6 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 1.112 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões: Até 60.000 km – R$ 3.248
Gasto no mês: R$ 1.154
Consumo: No mês: 12,3 km/l com 14,9% de rodagem na cidade
Desde dez/19: 13,4 km/l com 27,9% de rodagem na cidade
Combustível: Flex (gasolina)

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.