Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Longa Duração: VW Virtus não é um trator, mas os solavancos aumentaram

Já perto da aposentadoria, sedã segue recebendo críticas por conta dos trancos apresentados pelo câmbio nas reduções de marchas baixas

Por Péricles Malheiros
Atualizado em 27 nov 2019, 12h05 - Publicado em 8 ago 2019, 12h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Volkswagen Virtus
    Escapada da cidade levou o Virtus até Cruzeiro (SP) (Zeca Chaves/Quatro Rodas)

    O editor Leonardo Felix entrou para a equipe no fim de 2018. Portanto, ele chegou com o teste de Renault Kwid, Toyota Prius e Volkswagen Virtus já em curso. E essa visão de quem chega depois também é valiosa.

    “É duro se acostumar aos trancos do câmbio do Virtus. Na cidade, dirigindo de pé leve, chega a assustar o solavanco durante as aproximações em semáforos fechados, por exemplo. Parece que alguém deu uma batidinha de leve na traseira”, conta Léo.

    É uma reprise do que vários outros usuários relataram já na fase inicial do teste – a estreia do Virtus no Longa Duração ocorreu em junho de 2018.

    Para aferir a intensidade da característica descrita por Léo, o editor de Longa Duração, Péricles Malheiros, marcou um reencontro com o Virtus.

    “Dirigi o carro por quatro dias em meio ao trânsito de São Paulo. Os solavancos, de fato, estão um pouco mais fortes e perceptíveis do que no começo do teste, sobretudo na redução de terceira para segunda marchas”, relata.

    Continua após a publicidade

    “Com o tempo, a gente se acostuma, mas também é verdade que trancos são exatamente o que menos se espera de um câmbio automático com conversor de torque”, acrescenta.

    Nas cinco revisões realizadas até aqui, ouvimos respostas semelhantes em praticamente todas as concessionárias.

    “Fizemos uma varredura na central eletrônica e não encontramos nada de errado. Por via das dúvidas, aplicamos novamente o software mais atual de controle do câmbio”, disse um dos consultores.

    Porém, em nenhuma das paradas, os trancos foram resolvidos a contento.

    Continua após a publicidade

    Uma vez com os solavancos aceitos como uma característica do projeto, a vida do Virtus seguiu prioritariamente urbana no último mês. Exceção feita a uma viagem até Cruzeiro (SP). E que venham os últimos 5.000 km da jornada do Virtus!

    Volkswagen Virtus – 54.461 km

    Consumo

    No mês: 9,9 km/l com 75,7% de rodagem na cidade
    Desde jun/18: 11,6 km/l com 25,8% de rodagem na cidade
    Combustível: (flex) gasolina

    Gastos no mês

    Combustível: R$ 821

    Revisões

    Até 60.000 km: R$ 1.953 (as três primeiras revisão desta versão são gratuitas)

    Continua após a publicidade

    Ficha Técnica

    Versão: Highline 200 TSI
    Motor: 3 cil., diant., transv., turbo, 999 cm3, 12V, 128/116 cv a 5.500 rpm, 20,4 mkgf a 2.000 rpm
    Câmbio: aut., 6 marchas, tração dianteira

    Seguro

    R$ 2.185*

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.