Quando a Volkswagen lançou o Virtus, um dos diferenciais destacados foi o uso do inédito software Meu VW. O aplicativo é gratuito, está disponível para celulares iOS e Android e usa a tecnologia do processamento em nuvem do IBM Watson para ser uma espécie de manual de instruções eletrônico e inteligente.
O sistema permite que você tire uma foto de uma luz-espia com o celular e veja seu significado por meio do app. Também dá para “conversar” com o aplicativo e perguntar, por exemplo, como se troca o pneu do carro. As respostas, no entanto, são curtas e limitadas.
Em nossos testes, o aplicativo não soube responder a quilometragem para troca das velas, por exemplo. Ele também demanda, claro, de uma conexão de qualidade com a internet.
Ajuda extra para os esquecidos
Secretário eletrônico
O aplicativo, até então exclusivo para donos de Virtus, acaba de ser estendido ao novo Tiguan. Em ambos, exige o cadastro do chassi do veículo. Após preencher os dados, é possível agendar diferentes tipos de manutenção, como revisões, reparos corretivos ou responder a convocações de recall.
Ele também pode alertar sobre o dia do rodízio do veículo, em cidades com esse tipo de restrição, e a proximidade do vencimento da CNH e do IPVA.
O aplicativo é capaz de avisar sobre as revisões por meio do tempo (12 meses após a compra, por exemplo), mas, como não se comunica ativamente com o carro, ele só consegue saber a quilometragem após você atualizar esse dado periodicamente e de forma manual.
Olhe e escute
Tutoriais simples explicam todas as etapas para verificar o nível do óleo ou trocar os pneus. O texto apresentado é reforçado com um áudio, para que você possa fazer as tarefas sem olhar para a tela do celular.
Explicação visual
O sistema que usa a câmera para explicar a função de cada luz-espia funciona bem quando a internet móvel está rápida, mas grava cada foto feita na memória do celular, ao invés de apagá-la após o uso.
Me liga
Uma agenda lista os principais telefones de emergência, que podem ser acionados pelo próprio aplicativo. Dá para incluir ainda o número de sua seguradora e o de outros condutores extras.
Ritos de iniciação
Logo depois da compra, o Virtus teve as peças marcadas pelo nosso consultor técnico, Fabio Fukuda. Em seguida, aos 1.000 km, rumou para a pista de teste, em Limeira (SP).
Os resultados ficarão guardados até o fim da jornada, aos 60.000 km, quando o Virtus será submetido às mesmas avaliações. A comparação dos números obtidos nos testes inicial e final, bem como a marcação das peças, são procedimentos padrão no Longa Duração.
Volkswagen Virtus – 0 km
Ficha técnica
- Versão: Highline 200 TSI
- Motor: 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 12V, 128/116 cv a 5.500 rpm, 20,4 mkgf a 2.000 rpm
- Câmbio: automático, 6 marchas
- Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 1.936
- Revisões (até 60.000 Km): R$ 1.820
- Consumo no mês: 10,9 km/l com 33,7% de rodagem na cidade
- Consumo desde jun/18: 10,9 km/l com 33,7% de rodagem na cidade
- Combustível: flex (gasolina) – R$1.212
Teste
- 0 a 100 km/h (s): 11,2
- 0 a 1.000 m (s / km/h: 32,5
- D 40 a 80 km/h (s): 4,9
- D 60 a 100 km/h (s): 6,2
- D 80 a 120 km/h (s): 7,7
- 60 km/h a 0 (m): 15,7
- 80 km/h a 0 (m): 27,3
- 120 km/h a 0 (m): 61,3
- Cons. urb./rod. (km/l): 12,5 / 16
- Ruído PM/RPM máx. (dBA): 39 / 69,3
- Ruído a 80/120 km/h (dBA): 63 / 69,1