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BYD Dolphin dá conta de viagem em família? Fizemos o teste

Mais do que planejamento, a viagem com um carro elétrico depende de conhecer bem a variação de autonomia do carro. O Dolphin, porém, dificulta isso

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
13 dez 2024, 19h11
Dolphin Longa
Dolphin chegou aos 10.000 km em Piraí (RJ) (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
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Carros 1.0 têm desempenho limitado, todos sabemos, mas não são proibidos de pegar a estrada. É difícil entender como tanta gente acha que carro elétrico não pode ser usado em viagens. É preciso, porém, planejamento e não acreditar muito na sorte – ou até mesmo no carro.

Qualquer carro a combustão com computador de bordo altera a autonomia conforme a variação de consumo. O nosso BYD Dolphin não: a opção de autonomia dinâmica desapareceu. Isso prejudicou bastante em viagem de São Paulo ao Rio de Janeiro.

Dolphin Longa
Recarga em Nova Iguaçu salvou a viagem (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Com 80% de carga, foi possível sair de São Paulo e rodar 208 km até Roseira (SP) para a primeira recarga, com 10%. Em 49 minutos chegou a 93%, quando a potência de recarga cai bastante. A parada seguinte seria em Piraí (RJ), a 200 km dali. Contudo, o carregador rápido do Restaurante Mamão estava entregando 17 kW e a recarga levaria quase 3 horas. Como havia 32% de carga e o carro indicava autonomia de 130 km, resolvi esticar até Seropédica (RJ), a 45 km dali e após a longa descida da Serra das Araras, onde o Dolphin recarregaria na sua potência máxima, de 65 kWh.

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Não deu certo: o carregador não ativou de jeito nenhum, mesmo usando os dois apps da empresa EZVolt. O jeito foi seguir até o carregador rápido seguinte, em Nova Iguaçu (RJ). O problema: a autonomia indicada era de 56 km, a mesma distância até lá.

Dolphin Longa
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Com ar desligado e a 70 km/h, ainda chegou com 3% e 12 km de autonomia e recarregou normalmente. Mas essa projeção é sempre baseada em uma autonomia de 405 km por carga. Nesse dia, fez 268 km com 90% da carga. Logo, rodaria 298 km com uma carga. Se o carro fosse mais realista em sua autonomia, a viagem seria menos estressante.

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BYD Dolphin – 11.270 km

Versão GS 180 EV
Motor elétrico, diant., transversal, síncrono, 95 cv, 18,4 kgfm
Câmbio automático, 1 marcha, tração dianteira
Revisões até 100.000 km: grátis
Seguro R$ 1.570
Consumo No mês: 6 km/kW, com 27,7% de rodagem na cidade

Desde jan/24: 6,7 km/kW, com 50,7% de rodagem na cidade

Carregamento 283,7,8 kW, 64h49 min, R$ 367,20

 

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