Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Caixa do filtro de ar da Fiat Strada se desgasta e não fecha mais

Desgastada, a caixa do filtro de ar do motor 1.3 Firefly passou a se abrir com a vibração do motor. A solução foi recorrer aos ensinamentos do MacGyver

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
7 nov 2023, 08h00
Filtro de Ar Strada
Filtro de ar ficou exposto, fazendo com que a admissão recebesse ar quente do motor além do risco de alguma impureza chegar dentro do motor (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Fundamental para a saúde do motor, o filtro de ar foi substituído em todas as nove revisões pelas quais nossa Fiat Strada Volcano passou. Mas a caixa onde fica alocado não resistiu às aberturas feitas para a troca e para nossa verificação da execução do serviço na concessionária.

“Eu bem estava estranhando, durante uma viagem, que nossa Strada começou a fazer um barulho mais rouco no início das acelerações, quase como o Sandero R.S. fazia”, relatou o editor Henrique Rodriguez. O esportivo tinha uma tampa antes do fitro, que, quando retirada, aumentava a ressonância do ar admitido. Foi quase o que aconteceu com a Strada.

Quem viu o motivo foi o piloto de testes Leonardo Barboza, que usou o carro no dia seguinte: “Não tem mais rosca para fixar os parafusos, que estão se soltando sem muito esforço, e até dá para ver o plástico acumulado  neles”, conta.

Filtro de ar Strada
A rosca plástica acabou sendo lixada pelos parafusos (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

A tampa é presa por presilhas na parte traseira e parafusos na frente e nas laterais. Poderia existir uma bucha metálica na caixa para permitir a fixação dos parafusos sem desgastar o plástico. As vezes em que a tampa foi mal fechada nas revisões e o excesso de torque também reduziram a vida útil da peça. O maior risco de rodar com a caixa entreaberta é o motor aspirar sujeira, esta sujeira arranhar os cilindros e comprometer a vida útil do motor, pois o fluxo pelo filtro é de baixo para cima.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Como solução paliativa, colocamos presilhas plásticas no buraco dos parafusos para reforçar o aperto. Primeiro vamos tentar encontrar uma solução junto com a concessionária que executou a última revisão, mas já descobrimos que a parte inferior da caixa de ar não é vendida separadamente e a peça completa custa cerca de R$ 800.

Fiat Strada – 93.444 km

Ficha técnica:
Versão: Volcano 1.3 8V Cabine Dupla 2020/2021
Motor: 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, 1332 cm3, 8V, aspirado, 109/101 cv a 6.250 rpm, 14,2/13,2 kgfm a 3.500 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 2.700 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões:
Até 100.000 km – R$ 6.752
Gastos no mês: Combustível: R$ R$ 1.184
Consumo: No mês: 12,9 km/l com 17,1% de rodagem na cidade
Desde fev/21: 12,6 km/l com 37,2% de rodagem na cidade
Combustível: flex (gasolina)

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.