Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Citroën C25 tem porta-malas desprotegido e aquecido pelo escape

O porta-malas do Citroën C3 tem 315 litros de capacidade

Por ricardo.junior
Atualizado em 30 jan 2025, 17h22 - Publicado em 30 jan 2025, 17h05
Pedrada da borda do para-brisa se transformou em rachadura ao redor do retrovisor interno. Troca levou cerca de duas horas e o custo da franquia foi de R$ 600
Pedrada da borda do para-brisa se transformou em rachadura ao redor do retrovisor interno. Troca levou cerca de duas horas e o custo da franquia foi de R$ 600  (Henrique Rodriguez/Abril Branded Content)
Continua após publicidade

O porta-malas do Citroën C3 tem 315 litros de capacidade, uma das maiores entre os hatches compactos. Sua vantagem não está apenas na capacidade absoluta, mas nas dimensões que facilitam a acomodação de pelo menos duas malas grandes deitadas.

Quem pode falar disso com propriedade é o fotógrafo e cinegrafista Fernando Pires, que costuma usar o C3 como carro de apoio em nossas produções. Seu equipamento compreende um jogo de três malas para câmeras, lentes, acessórios diversos e um drone, mais uma bolsa para os tripés e pelo menos duas mochilas. Tudo cabe no Citroën, que, contudo, já mostra os sinais da lida.

C5 X Hypnos
(Divulgação/Citroën)

O Citroën C3 não tem forração, seja de plástico ou carpete, na borda do compartimento, ao lado do trinco da fechadura. É uma limitação recorrente em carros baratos. As fábricas fazem questão de economizar qualquer trocado com coisas que nem todo comprador repara. Essa área com lata exposta fica sujeita a arranhões de tudo que vai no porta-malas, seja pelo deslocamento com o carro em movimento, seja pela colocação e retirada dos objetos. Mesmo tomando cuidado, já notamos alguns arranhões por ali.

Compartilhe essa matéria via:

Sem querer, também descobrimos que o isolamento térmico poderia ser melhor. De carona entre um evento e outro, o jornalista Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, colocou sua mochila sobre o lado direito do porta-malas. Após uma hora de trânsito pesado em São Paulo, ao chegar ao destino, a mochila – e seu notebook – estava quente.

Continua após a publicidade

Esse local do porta-malas fica exatamente sobre o escapamento do carro, que, mesmo com um defletor de alumínio, irradia seu calor para dentro do compartimento de carga. O percurso lento não ajudou a dissipar o calor, mas descobrimos que não é o melhor lugar para transportar algumas compras.

c3
(Fernando pires/Quatro Rodas)

 

Pelo menos o fechamento do porta-malas ficou mais fácil após a substituição da fechadura, na última revisão. O procedimento foi indicado pela própria fábrica sem nenhum apontamento nosso e agora precisamos fazer menos força e a tampa não fica mal fechada.

O que também melhorou muito foram os engates do câmbio, após a troca da coifa. Estão mais justos e firmes, mas a ré continua arranhando se a embreagem não ficar pelo menos dois segundos pressionada antes do movimento da alavanca.

Continua após a publicidade
Novo Citroën e-C3 teve seus preços anunciados na Índia
Novo Citroën e-C3 teve seus preços anunciados na Índia (Divulgação/Citroën)
Por fora, é quase impossível diferenciar a versão elétrica da convencional
Por fora, é quase impossível diferenciar a versão elétrica da convencional (Divulgação/Citroën)

O motor ficou mais suave em funcionamento, mas duas questões vêm chamando a nossa atenção. Quando frio, o motor apresenta a marcha lenta irregular, trepidante. Como o Citroën C3 não tem conta-giros, não conseguimos saber se isso seria causado por uma marcha lenta em rotação menor. Além disso, aos 22.340 km notamos a luz de injeção acesa após a partida, que só sumiu depois de uma parada mais longa. Vale lembrar que o motor passou por reprogramação e, posteriormente, por uma verificação em seu chicote elétrico.

Conforme citamos no mês passado, o para-brisa do C3 teve uma rachadura, próxima ao retrovisor interno, causada por uma pedra. Fizemos a troca na Autoglass Planauto Paulista sem problemas. Foi colocado o vidro original ao custo de R$ 600 da franquia do nosso seguro. Resolvido o problema, pudemos rodar sem nos preocupar.

Continua após a publicidade

Citroën C3 – 24.232 km

Versão: First Edition 1.0
Motor: 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 6V, aspirado, 75/71 cv a 6.000 rpm, 10,7/10 kgfm a 3.250 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 1.824 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões:
Até 100.000 km – R$ 8.010
Gastos no mês: Para-brisa: R$ 600
Combustível: R$ 1.488
Consumo: No mês: 12,8 km/l com 25,4% de rodagem na cidade
Desde abril/23:  13,4 km/l com 30,2% de rodagem na cidade
Combustível: flex (gasolina)

 

 

 

FICHA TÉCNICA – BMW X3 20

Preço: 63.100 (R$ 386.820)
Motor: híbrido: gas., diant., long., 4 cil. em linha, 190 cv entre 4.400 e 6.500 rpm; elétrico, 18 cv,  20,4 kgfm; total, 208 cv e 33,6 kgfm
Câmbio: automático, 8 marchas, 4×4
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), multibraços (tras.)
Freios: disco ventilado nas quatro rodas
Pneus: 225/605 R18
Dimensões: compr., 475,5 cm; larg., 192 cm; alt., 166 cm; entre-eixos, 286,5 cm; peso, 1.930 kg; porta-malas, 570 l
Desempenho*: 0 a 100 km/h, 7,8 s; veloc. máx., 215 km/h

*Dados de fábrica

 

Confira a tabela do IPVA 2024 de todos os estados brasileiros

Estado carros de passeio  Caminhonetes e utilitários  Motocicletas e quadriciclos Caminhões
Minas Gerais (MG) 4,0% 3,0% 2,0% 1,0%
Rio de Janeiro (RJ) 4,0% 3,0% 2,0%  2,0%
São Paulo (SP) 4,0% 2,0% 2,0% 1,5%
Goiás (GO) 3% (até 100 cv); 3,75% (acima de 100 cv)  3,45% 3,0% 1,25%
Paraná (PR) 3,5% 3,5% 3,5% 1,0%
Alagoas (AL) 2,75% (até 81 cv); 3,0% (81 cv a 160 cv); 3,25% (acima de 160 cv) 2,75% (até 81 cv); 3,0% (81 cv a 160 cv); 3,25% (acima de 160 cv) 0% (até 50 cc); 2% (entre 51 cc e 150 cc); 2,75% (entre 151 cc e 400 cc); 3,25% (acima de 400 cc) 1,0%
Amapá (AP) 3,0% 3,0% 1,5% 1,5%
Amazonas (AM) 3,0% (até 1.0); 4% (acima de 1.0) 3,0% (até 1.000 cc); 4% (acima de 1.000 cc) 3,0% (até 1.000 cc); 4% (acima de 1.000 cc) 2,0%
Mato Grosso (MT) 2,0% (1.0); 3,0% (acima de 1.0) 2,0% (1.0); 3,0% (de 1.1 para cima) 1,0% até (180 cc); 2,5% (acima de 180 cc) 1,0%
Mato Grosso do Sul (MS) 3,0% 3,0% (gasolina); 4,5% (diesel) 2,0% 1,5%
Rio Grande do Norte (RN) 3,0% 3,0% 2% 1,0%
Rio Grande do Sul (RS) 3,0% 3,0% 2,0% 1,0%
Rondônia (RO) 3,0% 3,0% 2,0% 1,0%
Roraima (RR) 3,0% 3,0% 0% (até 170 cc); 2,0% (acima de 170 cc) 1,0%
Sergipe (SE) 2,5% (até R$ 120.000); 3,0% (acima de R$ 120.000) 2,5% (até R$ 120.000); 3,0% (acima de R$ 120.000) 2,0% 1,0%
Bahia (BA) 2,5% 2,5% 2,5% 2,5%
Ceará (CE) 2,5% (até 100 cv); 3,0% (101 cv a 180 cv); 3,5% (acima de 180 cv) 2,5% (até 100 cv); 3,0% (101 cv a 180 cv); 3,5% (acima de 180 cv) 2,0% (até 125 cc); 3,0% (126 cc a 300 cc); 3,5% (acima de 300 cc) 1,0%
Maranhão (MA) 2% (até R$ 150.000); 3% (acima de R$ 150.000) 2% (até R$ 150.000); 3% (acima de R$ 150.000) 1% (até R$ 10.000); 2% (acima de R$ 10.000) 1,0%
Pará (PA) 2,5% 2,5% 2% 1,0%
Paraíba (PB) 2,5% 2,5% 1% 1,5%
Pernambuco (PE) 2,4% 2,4% 1% (até 50 cc); 2% (acima de 50 cc) 1,0%
Piauí (PI) 2,5% (até R$ 150.000); 3% (acima de R$ 150.000) 2,5% 2,0% 1,0%
Acre (AC) 2,0% 2,0% 1,0% 1,0%
Distrito Federal (DF) 3,5% 3,5% 2,0% 1,0%
Espírito Santo (ES) 2,0% 2,0% 1,0% 1,0%
Santa Catarina (SC) 2,0% 2,0% 0% (até 200 cc); 1,0% (acima de 200 cc) 1,0%
Tocantins (TO) 2,0% 3,0% 1,0% 3,0%

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.