Citroën C25 tem porta-malas desprotegido e aquecido pelo escape
O porta-malas do Citroën C3 tem 315 litros de capacidade

O porta-malas do Citroën C3 tem 315 litros de capacidade, uma das maiores entre os hatches compactos. Sua vantagem não está apenas na capacidade absoluta, mas nas dimensões que facilitam a acomodação de pelo menos duas malas grandes deitadas.
Quem pode falar disso com propriedade é o fotógrafo e cinegrafista Fernando Pires, que costuma usar o C3 como carro de apoio em nossas produções. Seu equipamento compreende um jogo de três malas para câmeras, lentes, acessórios diversos e um drone, mais uma bolsa para os tripés e pelo menos duas mochilas. Tudo cabe no Citroën, que, contudo, já mostra os sinais da lida.

O Citroën C3 não tem forração, seja de plástico ou carpete, na borda do compartimento, ao lado do trinco da fechadura. É uma limitação recorrente em carros baratos. As fábricas fazem questão de economizar qualquer trocado com coisas que nem todo comprador repara. Essa área com lata exposta fica sujeita a arranhões de tudo que vai no porta-malas, seja pelo deslocamento com o carro em movimento, seja pela colocação e retirada dos objetos. Mesmo tomando cuidado, já notamos alguns arranhões por ali.
Sem querer, também descobrimos que o isolamento térmico poderia ser melhor. De carona entre um evento e outro, o jornalista Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, colocou sua mochila sobre o lado direito do porta-malas. Após uma hora de trânsito pesado em São Paulo, ao chegar ao destino, a mochila – e seu notebook – estava quente.
Esse local do porta-malas fica exatamente sobre o escapamento do carro, que, mesmo com um defletor de alumínio, irradia seu calor para dentro do compartimento de carga. O percurso lento não ajudou a dissipar o calor, mas descobrimos que não é o melhor lugar para transportar algumas compras.

Pelo menos o fechamento do porta-malas ficou mais fácil após a substituição da fechadura, na última revisão. O procedimento foi indicado pela própria fábrica sem nenhum apontamento nosso e agora precisamos fazer menos força e a tampa não fica mal fechada.
O que também melhorou muito foram os engates do câmbio, após a troca da coifa. Estão mais justos e firmes, mas a ré continua arranhando se a embreagem não ficar pelo menos dois segundos pressionada antes do movimento da alavanca.


O motor ficou mais suave em funcionamento, mas duas questões vêm chamando a nossa atenção. Quando frio, o motor apresenta a marcha lenta irregular, trepidante. Como o Citroën C3 não tem conta-giros, não conseguimos saber se isso seria causado por uma marcha lenta em rotação menor. Além disso, aos 22.340 km notamos a luz de injeção acesa após a partida, que só sumiu depois de uma parada mais longa. Vale lembrar que o motor passou por reprogramação e, posteriormente, por uma verificação em seu chicote elétrico.
Conforme citamos no mês passado, o para-brisa do C3 teve uma rachadura, próxima ao retrovisor interno, causada por uma pedra. Fizemos a troca na Autoglass Planauto Paulista sem problemas. Foi colocado o vidro original ao custo de R$ 600 da franquia do nosso seguro. Resolvido o problema, pudemos rodar sem nos preocupar.
Citroën C3 – 24.232 km
Versão: | First Edition 1.0 |
Motor: | 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 6V, aspirado, 75/71 cv a 6.000 rpm, 10,7/10 kgfm a 3.250 rpm |
Câmbio: | manual, 5 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 1.824 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: |
Até 100.000 km – R$ 8.010 |
Gastos no mês: | Para-brisa: R$ 600 Combustível: R$ 1.488 |
Consumo: | No mês: 12,8 km/l com 25,4% de rodagem na cidade Desde abril/23: 13,4 km/l com 30,2% de rodagem na cidade |
Combustível: | flex (gasolina) |
FICHA TÉCNICA – BMW X3 20
Preço: 63.100 (R$ 386.820)
Motor: híbrido: gas., diant., long., 4 cil. em linha, 190 cv entre 4.400 e 6.500 rpm; elétrico, 18 cv, 20,4 kgfm; total, 208 cv e 33,6 kgfm
Câmbio: automático, 8 marchas, 4×4
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), multibraços (tras.)
Freios: disco ventilado nas quatro rodas
Pneus: 225/605 R18
Dimensões: compr., 475,5 cm; larg., 192 cm; alt., 166 cm; entre-eixos, 286,5 cm; peso, 1.930 kg; porta-malas, 570 l
Desempenho*: 0 a 100 km/h, 7,8 s; veloc. máx., 215 km/h
*Dados de fábrica
Confira a tabela do IPVA 2024 de todos os estados brasileiros
Estado | carros de passeio | Caminhonetes e utilitários | Motocicletas e quadriciclos | Caminhões |
Minas Gerais (MG) | 4,0% | 3,0% | 2,0% | 1,0% |
Rio de Janeiro (RJ) | 4,0% | 3,0% | 2,0% | 2,0% |
São Paulo (SP) | 4,0% | 2,0% | 2,0% | 1,5% |
Goiás (GO) | 3% (até 100 cv); 3,75% (acima de 100 cv) | 3,45% | 3,0% | 1,25% |
Paraná (PR) | 3,5% | 3,5% | 3,5% | 1,0% |
Alagoas (AL) | 2,75% (até 81 cv); 3,0% (81 cv a 160 cv); 3,25% (acima de 160 cv) | 2,75% (até 81 cv); 3,0% (81 cv a 160 cv); 3,25% (acima de 160 cv) | 0% (até 50 cc); 2% (entre 51 cc e 150 cc); 2,75% (entre 151 cc e 400 cc); 3,25% (acima de 400 cc) | 1,0% |
Amapá (AP) | 3,0% | 3,0% | 1,5% | 1,5% |
Amazonas (AM) | 3,0% (até 1.0); 4% (acima de 1.0) | 3,0% (até 1.000 cc); 4% (acima de 1.000 cc) | 3,0% (até 1.000 cc); 4% (acima de 1.000 cc) | 2,0% |
Mato Grosso (MT) | 2,0% (1.0); 3,0% (acima de 1.0) | 2,0% (1.0); 3,0% (de 1.1 para cima) | 1,0% até (180 cc); 2,5% (acima de 180 cc) | 1,0% |
Mato Grosso do Sul (MS) | 3,0% | 3,0% (gasolina); 4,5% (diesel) | 2,0% | 1,5% |
Rio Grande do Norte (RN) | 3,0% | 3,0% | 2% | 1,0% |
Rio Grande do Sul (RS) | 3,0% | 3,0% | 2,0% | 1,0% |
Rondônia (RO) | 3,0% | 3,0% | 2,0% | 1,0% |
Roraima (RR) | 3,0% | 3,0% | 0% (até 170 cc); 2,0% (acima de 170 cc) | 1,0% |
Sergipe (SE) | 2,5% (até R$ 120.000); 3,0% (acima de R$ 120.000) | 2,5% (até R$ 120.000); 3,0% (acima de R$ 120.000) | 2,0% | 1,0% |
Bahia (BA) | 2,5% | 2,5% | 2,5% | 2,5% |
Ceará (CE) | 2,5% (até 100 cv); 3,0% (101 cv a 180 cv); 3,5% (acima de 180 cv) | 2,5% (até 100 cv); 3,0% (101 cv a 180 cv); 3,5% (acima de 180 cv) | 2,0% (até 125 cc); 3,0% (126 cc a 300 cc); 3,5% (acima de 300 cc) | 1,0% |
Maranhão (MA) | 2% (até R$ 150.000); 3% (acima de R$ 150.000) | 2% (até R$ 150.000); 3% (acima de R$ 150.000) | 1% (até R$ 10.000); 2% (acima de R$ 10.000) | 1,0% |
Pará (PA) | 2,5% | 2,5% | 2% | 1,0% |
Paraíba (PB) | 2,5% | 2,5% | 1% | 1,5% |
Pernambuco (PE) | 2,4% | 2,4% | 1% (até 50 cc); 2% (acima de 50 cc) | 1,0% |
Piauí (PI) | 2,5% (até R$ 150.000); 3% (acima de R$ 150.000) | 2,5% | 2,0% | 1,0% |
Acre (AC) | 2,0% | 2,0% | 1,0% | 1,0% |
Distrito Federal (DF) | 3,5% | 3,5% | 2,0% | 1,0% |
Espírito Santo (ES) | 2,0% | 2,0% | 1,0% | 1,0% |
Santa Catarina (SC) | 2,0% | 2,0% | 0% (até 200 cc); 1,0% (acima de 200 cc) | 1,0% |
Tocantins (TO) | 2,0% | 3,0% | 1,0% | 3,0% |