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Como o abastecimento faz o Citroën C3 ligar o alarme

Tampa do abastecimento com chave demora para se soltar e faz com que os frentistas tranquem o carro sem querer

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
2 Maio 2024, 10h00
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  • C3 Longa
    Em rodagem, C3 esteve no litoral de São Paulo (Renato Pizzutto/Quatro Rodas)

    A tampa do bocal de abastecimento do Citroën C3 já foi assunto por aqui, por conta de uma correção em sua vedação, feita na revisão dos 10.000 km. Na ocasião, o problema foi constatado pela própria Citroën. Agora, a tampa volta a ser lembrada por nós mesmos e a razão tem a ver com o projeto do carro.

    A portinhola do abastecimento não tem trava, então a tampa do abastecimento é trancada com chave. Isso, combinado à chave simples com botões do telecomando, vem causando alguns inconvenientes – que, em alguns momentos, chegam a ser cômicos.

    C3
    A tampa só abre com a chave (Renato Pizzutto/Quatro Rodas)

    Carros mais novos têm mudanças no sistema de combustível, como tubulação menor (o que pode ativar o automático da bomba antes de completar o tanque) e a pressão positiva dentro do tanque. Diante disso, é normal demorar alguns segundos para se conseguir soltar a tampa, depois de destrancada. Mas os frentistas têm a impressão, em um primeiro momento, de que a tampa não está abrindo. E acontece também de o frentista apertar involuntariamente o comando da chave, trancando o carro. Se o motorista ou algum passageiro abrir a porta, o alarme dispara. É necessário repetir o destravamento e travamento para voltar ao normal.

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    A Citroën resolveu isso (em partes) no C3 Aircross. O SUV ainda usa a mesma chave, mas a portinhola do abastecimento tem trava e isso dispensa a necessidade de entregar a chave ao frentista. Ficou mais conveniente e eliminou o risco de trancar o carro.

    O que também vem se repetindo são travamentos da central multimídia, seja com Apple CarPlay, seja com Android Auto. Da última vez, foi necessário atualizar o aparelho.

    Citroën C3 – 36.535 km

    Versão: First Edition 1.0
    Motor: 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 6V, aspirado, 75/71 cv a 6.000 rpm, 10,7/10 kgfm a 3.250 rpm
    Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
    Seguro: R$ 1.824 (Perfil Quatro Rodas)
    Revisões:
    Até 100.000 km – R$ 7.518
    Gastos no mês: Combustível: R$ R$ 1.201
    Consumo: No mês: 14,5 km/l com 46,9% de rodagem na cidade
    Desde abril/23:  13,6 km/l com 31,5% de rodagem na cidade
    Combustível: flex (gasolina)

     

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