Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Concessionária cobra a mais, mas não faz revisão completa da Fiat Strada

Fiat Strada chega aos 40.000 km com um par de pneus gasto e passa por uma revisão onde nos cobraram a mais e não entregaram tudo que foi cobrado

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 fev 2022, 02h31 - Publicado em 11 fev 2022, 09h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Fiat Strada retornou do recesso do fim do ano pronta para sua quarta parada na oficina, mas não sem antes trocarmos o par de pneus que já estava próximo do limite de segurança. Chegou a hora das rodas aro 16 opcionais cobrarem seu preço novamente.

    Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

    Pneus aro 16 têm fama de não serem comuns ou baratos. E confirmamos isso: não encontramos os pneus originais, Dunlop Enasave EC300+ na medida 205/55 R16 91V, a pronta entrega em São Paulo, nem mesmo nas revendas ou no site da marca.

    Amortecedor Fiat Strada Longa Duração
    “melado” em um dos amortecedores. Aparentemente, nada grave (Leonardo Barbosa/Quatro Rodas)

    Em uma delas, ofereceram os Dunlop SP Sport FM800 por R$ 509. Passamos a buscar, então, um pneu de mesma medida com bom preço e índices de desempenho e desgaste melhores que os do pneu original.

    Vale deixar registrado que o índice de durabilidade (treadwear) do Enasave é 280 (quanto mais alto, melhor) e tem nota E para resistência a rolagem e C para desempenho na chuva.

    Fiat Strada Longa Duração

    Continua após a publicidade

    O Michelin Primacy4 205/55 R16 91V foi considerado. Tem nota B em resistência a rolagem, nota A em piso molhado e treadwear 340; custa em média R$ 600. Mas foi justamente em um revendedor Michelin que encontramos o Bridgestone EcoPia EP150, original do Toyota Corolla, por R$ 445.

    Além do preço interessante, tem notas C para resistência a rolagem e no molhado, e treadwear 380 – bem maior, ainda que o cálculo possa variar de fabricante para fabricante. A expectativa é ter alguma melhora de eficiência e poder alcançar quilometragem maior que a dos pneus Dunlop.

    Pneus Fiat Strada Longa Duração

    Mas a loja não queria trocar apenas os pneus e as válvulas (R$ 15, cada uma) e fazer alinhamento e balanceamento (R$ 150). Ofereceram troca de óleo (que desta vez quase não baixou o nível) e depois condenaram as pastilhas de freio (ainda boas) e o amortecedor traseiro esquerdo com resíduo de óleo, que deixamos para verificar em garantia, na revisão. O serviço ficou em R$ 1.070.

    Revisão ou troca de óleo?

    A Fiat Strada partiu, então, para a revisão dos 40.000 km na Fiat Amazonas Leste, no Ipiranga.

    Continua após a publicidade

    Deixamos o carro logo cedo com apontamentos para travamentos na central multimídia ao usar Android Auto com e sem fio, o vazamento no amortecedor e sobre a luz de injeção que acendeu e apagou depois de um tempo, além do pedido de substituição do filtro de cabine, deixando claro que não queríamos fazer a higienização do sistema, que empurraram em revisões anteriores.

    Fiat Strada Longa Duração

    Este serviço inclui a troca do óleo, do filtro de óleo, do filtro de ar do motor, a primeira troca de velas de ignição e a substituição dos fluidos do freio e do sistema de acionamento hidráulico da embreagem.

    Tudo dentro do valor da revisão, tabelada em R$ 1.272 no site da Fiat. Mas foi curioso o técnico ter sugerido a troca do fluido de freio como algo à parte e também a substituição do líquido de arrefecimento, que disse “ser importante para aumentar a vida útil da bomba d’água”. Para nosso carro, 2020/2021, a troca só é feita a cada dois anos. A partir dos 2021/2021, o manual passou a indicar a troca após dez anos ou 240.000 km rodados.

    Na devolução, no meio da tarde, o carro já estava estacionado e lavado. A questão da central multimídia teria sido resolvida com um reset do sistema e a leitura da memória do módulo não apresentava o erro que motivou a luz de injeção.

    Continua após a publicidade

    Vareta de óleo da Fiat Strada de Longa Duração

    Mas o “melado” no amortecedor, de acordo com o técnico, “é normal”. De fato, uma certa “transpiração” é normal e ajuda na lubrificação da haste do pistão. Mas não se manifestou do outro lado, então acompanharemos de perto a condição deste amortecedor.

    Revisão Fiat Strada 40.000 km amazonas (2)
    (Leonardo Barboza/Quatro Rodas)

    As grandes surpresas vieram na hora de pagar, com um total de R$ 1.370, sendo R$ 1.036,50 da revisão (R$ 236 mais barato que o previsto), mais R$ 123,87 para troca de filtro de cabine em um pacote com higienização do ar-condicionado e ozonização (que havíamos dispensado) e outros itens que não foram mencionados ou aprovados: descontaminação de bicos via tanque – um nome prolixo para aditivo de gasolina, que o manual não sugere – a R$ 76,23, além de kit lubrificação (R$ 57,17) e a “revisão de carroceria de um ano” (R$ 76,23).

    Por sinal, o plano de revisão inclui uma revisão de carroceria, que não passa de “verificação quanto a danos, inclusive as proteções inferiores da carroceria” e deveria ser feita em todas as paradas a partir da segunda revisão.

    Continua após a publicidade

    A cara de pau da concessionária não veio especificada na nota, assim como o fluido hidráulico do freio e da embreagem ficou de fora. Ficou a sensação de que eles não foram trocados. E, de fato, muitas das peças incluídas na revisão não foram trocadas. Além de pau de cobrar o que não foi pedido, a concessionária agiu com má fé.

    Revisão Fiat Strada 40.000 km amazonas (2)
    Vela de ignição não foi substituída (Leonardo Barboza/Quatro Rodas)

    Por questões de isolamento devido à Covid-19, não foi possível verificar a realização dos serviços na Fukuda Motorcenter a tempo do fechamento da edição impressa, mas agora trazemos em primeira mão no site o resultado da análise pós-revisão. 

    Revisão Fiat Strada 40.000 km amazonas (2)
    Filtro anti-pólen do ar-condicionado foi trocado, mas amassado na instalação (Leonardo Barboza/Quatro Rodas)

    Primeiro, o técnico Fábio Fukuda notou que o filtro de óleo do motor (R$ 36) não foi substituído, depois reparou que todas as bobinas de ignição (elas são individuais) continuavam com suas marcações intactas, indicando que nem sequer verificaram as velas. E, de fato, o jogo de velas, que representou R$ 548 da revisão, não foi trocado.

    Continua após a publicidade

    Reclamações de rinite dos usuários após a revisão dos 40.000 km não foram sem motivo. A concessionária deixou de fazer a limpeza do sistema do ar-condicionado e ainda colocou um filtro novo completamente amassado dentro da caixa de ar. Não havia filtração alguma. Fukuda ainda sinalizou que a tampa do filtro de ar do motor estava com o parafuso frouxo.

    Revisão Fiat Strada 40.000 km amazonas (2)
    Tampa da caixa do filtro de ar do motor foi encontrada com o parafuso frouxo (Leonardo Barboza/Quatro Rodas)

    Nós, obviamente, não deixaremos a Fiat Strada com a revisão incompleta. É história para o próximo mês. Mas, definitivamente, não indicamos a Fiat Amazonas. O consumidor comum não faz checagem após a revisão, confia no serviço da rede autorizada e, neste caso, teria sua saúde e a saúde do seu carro comprometidas.

    Nova Fiat Strada – 40.007 km

    Ficha técnica:
    Versão: Volcano 1.3 8V Cabine Dupla 2020/2021
    Motor: 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, 1332 cm3, 8V, aspirado, 109/101 cv a 6.250 rpm, 14,2/13,2 kgfm a 3.500 rpm
    Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
    Seguro: R$ 2.700 (Perfil Quatro Rodas)
    Revisões:
    Até 100.000 km – R$ 6.508
    Gastos no mês: Combustível: R$ 1.468
    Pneus: R$ 1.070
    Revisão: R$ 1.370
    Consumo: No mês: 11,8 km/l com 47,4% de rodagem na cidade
    Desde fev/21: 12,6 km/l com 33,7% de rodagem na cidade
    Combustível: flex (gasolina)

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas!

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.