O sucesso pode ser ingrato. O bom desempenho de um carro em vendas ajuda a construir sua boa reputação. Contudo, anos depois, quando esse carro chega ao mercado de seminovos, a grande oferta de modelos semelhantes faz com que seu valor residual caia. Isso está muito claro no caso do Jeep Compass, que não é um carro exatamente barato.
Como é praxe, um dos procedimentos antes do desmonte dos veículos que passam pelo teste de Longa Duração é saber quanto valeriam nas lojas, no caso de uma eventual troca. Sempre tentamos ensaiar uma melhora de nível de carro. Nas concessionárias Jeep, por exemplo, nosso Compass T270 Longitude 80 ano 2021/2022 seria trocado por um Commander Longitude 2024/2025, de sete lugares, e o motor 1.3 turboflex com 185 cv.
Na Jeep Dahruj Aricanduva, avaliaram nosso carro em R$ 90.000, sendo que o Commander tabelado em R$ 225.990 seria negociado por R$ 204.000. Um modelo semelhante ao nosso zero-km, na tabela atual, vale R$ 205.990.
De lá partimos para a Jeep Sinal de Moema, que não tinha o Commander em estoque, mas o negociaria por R$ 207.000, enquanto nosso carro próximo dos 100.000 km entraria por R$ 108.000.
Esta avaliação só não foi melhor que a da Jeep Osten Mooca, que ofereceu R$ 110.000 no nosso carro. O Commander, porém, seria um modelo 2024 custando R$ 203.000. A Jeep Divena da Avenida Ricardo Jafet, no bairro de Vila Mariana, por sua vez, não quis negociar: a loja não tinha o Commander Longitude em estoque e também não estimou o preço do carro novo, além de ter demorado três dias para retornar com a avaliação do nosso usado: mandaram o valor de R$ 81.000.
Nossa peregrinação continuou nas concessionárias da concorrência. Na troca do Compass por um Haval H6 HEV, de R$ 214.000, a GWM Alta, da mesma Ricardo Jafet, ofereceu R$ 92.000 para nosso Compass ser mais um em seu estoque de usados.
Na Volkswagen Brasilwagen, a troca seria por um Taos Highline tabelado em R$ 219.490. Avaliaram o Compass em R$ 95.000 relutantes, por estar com todas as revisões e ainda em garantia, mas reduziriam o preço do carro novo a R$ 199.990.
A Toyota Tsusho fez a mesma oferta em nosso carro e o vendedor recomendou não passar dos 100.000 km para não ter uma desvalorização ainda maior. A preocupação se deu porque a troca seria em um Corolla Cross XRX Hybrid (R$ 213.010, sem negociação), que poderia demorar entre 30 e 60 dias para ser entregue.
Nem sempre carros com uma quilometragem tão alta como a do nosso Compass ficam nas concessionárias. Eles podem ser repassados a lojas multimarcas. Procuramos um negócio nesse segmento no AutoShopping Premium de São Bernardo do Campo (SP). A RKR Motors ofereceu R$ 107.000 no nosso carro, mas a troca seria em um Chevrolet Trailblazer 2.8 turbo diesel. Se aproximou da melhor proposta que tivemos.
RESULTADOS
Na tabela Fipe, um Jeep Compass como o nosso está avaliado em R$ 140.623. Já na KBB, que considera a quilometragem e condição do veículo, a faixa de preço para o uso do carro na troca varia entre os R$ 108.500 e R$ 115.900. Apenas a proposta da concessionária Osten alcançou isso. Na venda para particular, porém, o valor seria R$ 127.850.
Nosso Compass Longitude foi comprado no final de 2021 por R$ 155.300, após uma boa negociação, na mesma Jeep Dahruj, que fez a segunda pior proposta que tivemos.Considerando a venda para pessoa física, a depreciação seria de 17,6%. Considerando a melhor proposta de troca, de R$ 110.000, nosso carro desvalorizou 29,1% em quase três anos (sem considerar a inflação). O pior negócio, da proposta de R$ 81.000, representaria uma desvalorização de assustadores 47,8%.
As concessionárias Jeep ainda teriam um argumento extra revendendo nosso carro: há um programa de garantia estendida de 1 ano para os Jeep usados vendidos pela rede, quando o normal é de apenas 90 dias.
Bolsa de valores
Valor em outubro de 2021 R$ 155.300
Valor atual do modelo novo R$ 200.990
Valor do usado na tAbela kbb R$ 127.850
Melhor oferta na simulação R$ 110.000
Pior oferta na simulação R$ 81.000
Jeep Compass – 99.012 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Longitude 80 anos 1.3 Turbo |
Motor: | 4 cil., diant., transversal, 1.332 cm3, 16V, turbo, injeção direta, 185/180 cv a 5.750 rpm, 27,5 kgfm a 1.750 rpm |
Câmbio: | automático, 6 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 3.268 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: | Até 96.000 km – R$ 7.803 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 1.699 |
Consumo: | No mês: 7,8 km/l com 38% de rodagem na cidade Desde agosto/21: 9,5 km/l com 34% de rodagem na cidade |
Combustível: | Flex (gasolina) |