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Faróis do Citroën C3 quebram sozinhos e são trocados em garantia

Com suportes quebrados, as peças foram trocadas em garantia, mas outros velhos problemas permanecem

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 fev 2025, 11h09 - Publicado em 4 fev 2025, 11h00
Longa C3
Os novos faróis não têm diferenças, mas esperamos que não quebrem (Leonardo Barboza/Quatro Rodas)
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Demorou cerca de dois meses, mas os novos faróis do nosso Citroën C3 foram trocados. Um deles já estava com o suporte superior quebrado e o outro, prestes a romper por completo. Como a troca foi solicitada na revisão dos 50.000 km, a concessionária Faberge de Mogi das Cruzes (SP) entrou em contato quando as peças definitivas chegaram (antes, um dos faróis havia chegado com defeito).

O que aparentemente seria um serviço bem rápido levou duas horas. Na entrega explicaram o motivo da demora: os faróis parecem ser divididos, mas as luzes de led e o bloco de farol compõem uma peça única, então precisam afastar o para-choque com cuidado para fazer a remoção dos faróis quebrados e a instalação dos novos. Por fim, assinamos a nota do serviço: o farol esquerdo custou R$ 873,12 e o direito, R$ 853,38. Tudo coberto pela garantia. Mas a troca dos faróis não resolveu um outro problema: ainda é possível ver o facho tremendo, como se as lâmpadas estivessem soltas.

Longa C3
(Leonardo Barboza/Quatro Rodas)
Longa C3
(Leonardo Barboza/Quatro Rodas)

Nosso C3 ainda visitou a Sinal Vergueiro a fim de investigar novamente a vibração do motor 1.0 e os solavancos nas trocas de marcha.

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O carro ficou em análise por 48 h. Olharam as velas, passaram o scanner, removeram os injetores, testaram a estanqueidade dos cilindros e verificaram os suportes. Por fim, drenaram o tanque de gasolina comum e colocaram 10 litros de gasolina aditivada.

“Na retirada, testei com o chefe de oficina e a vibração continuava. As “cabeçadas” também, então ele sugeriu fazer as trocas em rotações mais altas”, conta o piloto Leonardo Barboza. O mecânico repetiu o discurso ao dizer que isso é característica do motor três-cilindros, e que uns C3 tremem mais que os outros.

Citroën C3 – 57.809 km

Versão: First Edition 1.0
Motor: 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 6V, aspirado, 75/71 cv a 6.000 rpm, 10,7/10 kgfm a 3.250 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 1.824 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões:
Até 100.000 km – R$ 7.518
Gastos no mês: Combustível: R$ 2.288
Consumo: No mês: 13,4 km/l com 40,7% de rodagem na cidade
Desde abril/23:  13,5 km/l com 34,7% de rodagem na cidade
Combustível: flex (gasolina)

 

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