Jeep Compass encara último teste aos 100.000 km e segue para o desmonte
Consumo de óleo, reprogramação, pneus... Nosso Compass passou por cinco testes. Foi possível medir em detalhes a evolução do seu desempenho antes do desmonte
O Jeep Compass foi, certamente, o carro mais testado ao longo dos 50 anos do Longa Duração. A reprogramação do motor para resolver o alto consumo de óleo e a comparação entre o ruído dos pneus originais e os substitutos nos obrigou a testá-lo mais vezes que o usual. Desta vez, porém, temos os resultados do atestado de saúde do motor após completar os 100.000 km já dentro da pista de teste.
A boa notícia é que o desempenho não está tão distante dos últimos testes. Na verdade, surpreende que os melhores números de retomada tenham sido obtidos agora, quando já estávamos sentindo alguma demora nas trocas de marcha – por isso, será feita uma análise do óleo do câmbio automático de seis marchas. A maior velocidade ao fim da aceleração de 1.000 m também foi obtida nesta última medição: 169,2 km/h. A melhor aceleração de 0 a 100 km/h, contudo, foi registrada no teste anterior, aos 77.086 km, quando também o SUV estava freando melhor graças às pastilhas de freio mais novas.
Por outro lado, registramos uma discreta piora nos números de consumo nesta última avaliação. Mas os piores resultados de desempenho e consumo foram registrados aos 24.726 km, quando o motor acabara de ser reprogramado na concessionária.
Essa variação de desempenho é natural ao longo da vida útil do carro, pois o desgaste dos componentes também aumenta a folga entre eles, reduzindo o atrito interno. Essa é uma questão ainda mais notável neste motor 1.3 GSE turbo, que deixou registrado no teste como está mais ruidoso nas duas medições feitas com o carro parado: em ponto morto e quando está acelerado ao máximo.
Foi justamente para investigar o ruído estranho do motor que o nosso Compass passou uma semana sob investigação na concessionária por volta dos 93.000 km. Saiu de lá com uma suspeita sobre o óleo usado na revisão dos 84.000 km, mas o ruído metálico permaneceu após a última troca do lubrificante, na revisão dos 96.000 km. Todos queremos saber qual é a causa desse barulho e também se o alto consumo de óleo enfrentado no início do teste (e sua solução, feita por meio da eletrônica do carro) trouxe alguma consequência para o motor.
É agora que começa a verdadeira investigação. Concluído o último teste de desempenho, deixamos nosso Jeep Compass aos cuidados da oficina Car 13, em Itapira (SP), onde passará pelas últimas medições de saúde do motor antes de o carro ser completamente desmontado.
REVISÃO – A ampliação da garantia dos Jeep a partir do modelo 2022 para cinco anos teve sua cláusula revista pela fabricante. O benefício deixa de ser restrito aos carros com menos de 60.000 km. Agora não há limite de quilometragem. Quem deixou de fazer alguma revisão tem tolerância de 5.000 km ou seis meses.
Testes do Jeep compass
Aceleração | 1º Teste – 2.167 km | 2º Teste – 24.726 km | 3º Teste – 60.993 km | 4º Teste – 77.086 km | 5º Teste – 100.000 km |
0 a 100 km/h | 9,9 s | 10,1 s | 9,9 s | 9,7 s | 9,8 s |
0 a 1.000 m | 31,3 s – 166,7 km/h | 31,3 s – 168,8 km/h | 31,1 s – 169,1 km/h | 31,1 s – 168,0 km/h | 31,1 s – 169,2 km/h |
Retomadas | |||||
D 40 a 80 km/h | 4,3 s | 4,5 s | 4,3 s | 4,3 s | 4,2 s |
D 60 a 100 km/h | 5,7 s | 6,3 s | 5,4 s | 5,5 s | 5,3 s |
D 80 a 120 km/h | 7 s | 6,8 s | 6,7 s | 7 s | 6,5 s |
Frenagens | |||||
60/80/120 km/h a 0 | 16,5/29,4/63,9 m | 17,5/29,8/64,4 m | 16,3/28,8/64,8 m | 15,9/28,1/64,6 m | 16,1/28,2/64,1 m |
Consumo | |||||
Urbano | 9,6 km/l | 8,4 km/l | 9,3 km/l | 9,3 km/l | 9,2 km/l |
Rodoviário | 12,8 km/l | 12,3 km/l | 13,2 km/l | 12,5 km/l | 12,3 km/l |
Ruído interno | |||||
Neutro/RPM máx. | 42,4/65,7 dBA | 42,4/67,9 dBA | 43,5/65,3 dBA | 44,8/65,8 dBA | 46,4/68,5 dBA |
80/120 km/h | 63,8/68,8 dBA | 65,5/70,1 dBA | 67,9/70,5 dBA | 60,2/69,4 dBA | 62,2/70,3 dBA |
Jeep Compass – 100.000 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Longitude 80 anos 1.3 Turbo |
Motor: | 4 cil., diant., transversal, 1.332 cm3, 16V, turbo, injeção direta, 185/180 cv a 5.750 rpm, 27,5 kgfm a 1.750 rpm |
Câmbio: | automático, 6 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 3.268 |
Revisões: | Até 96.000 km – R$ 8.013 |
Gasto no mês: | Combustível: R$ 925 |
Consumo: | No mês: 8,2 km/l com 37% de rodagem na cidade Desde agosto/21: 9,5 km/l com 34,1% de rodagem na cidade |
Combustível: | Flex (gasolina) |