Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Longa Duração: Citroën C3 1.0 estreia no teste de 100.000 km

Citroën C3 First Edition estreia no Longa Duração e vai rodar 100.000 km. Após alguns meses no estoque da concessionária, sua compra foi um bom negócio

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 abr 2023, 19h55 - Publicado em 6 abr 2023, 19h10
Primeiras dezenas de km foram rodadas com etanol
Primeiras dezenas de km foram rodadas com etanol  (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Muita coisa mudou desde que o Citroën C4 Cactus testado no Longa Duração foi desmontado, em outubro de 2020. A própria Stellantis, empresa que surgiu da fusão entre a FCA (Fiat e Jeep) e a PSA (Peugeot e Citroën) não existia – foi estabelecida em janeiro de 2021.

Isso só reforça a importância do novo Citroën C3, lançado em agosto de 2022 como o primeiro carro da família C-Cubed, que inclui um SUV de 5 e 7 lugares a ser lançado neste ano e um sedã para 2024. Serão carros mais simples e baratos, pensados para posicionar a Citroën como uma marca mais popular e reforçar o caráter premium da Peugeot, evitando conflitos em família.

Longa C3
Depois do motor amaciado por 1.000 km, o compacto seguirá para o primeiro teste de pista (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A fusão fez bem ao projeto nascido na Índia. Aqui, a engenharia fez o que pôde para adaptar o carro às exigências de qualidade e rodagem locais e garantir compartilhamento de peças dentro de casa. Não à toa, adquirimos justamente o primeiro Citroën com motor Fiat, o 1.0 6V Firefly do Argo.

Nossa intenção era comprar um C3 Feel 1.0 (R$ 83.990) Azul Spring com teto preto (R$ 2.800). Custaria R$ 86.790 (preço para São Paulo). Para a nossa surpresa, encontramos um C3 First Edition 1.0 azul com teto branco, mais completo e barato: R$ 81.700 ante os R$ 87.990 da tabela de janeiro.

Continua após a publicidade
Longa C3
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Nossa surpresa se deu por esta ser uma série limitada a 2.000 unidades disponibilizada no lançamento do C3, distribuídas entre versões 1.0 e 1.6 com câmbio automático. A mais que os Feel, os First Edition têm tapetes, protetores na base das portas, faróis de neblina com molduras brancas, barras no teto com detalhe prateado, câmera de ré, rodas de liga leve aro 15. Para a linha normal, tudo isso é oferecido como acessório.

Fechamos negócio com a Citroën Dealer Ibirapuera, em São Paulo, concessionária que, inclusive, também vende Peugeot. Foi quando descobrimos que o carro havia sido faturado para a concessionária desde novembro. Isso pode explicar o preço.

Continua após a publicidade
Longa Citroën C3
Quadro de instrumentos minúsculo e uma central de 10 polegadas: essa é a versão mais cara do C3 1.0 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Do pagamento à entrega, já com o carro emplacado, levou uma semana. A área de acessórios ainda ofereceu itens que já vêm no carro, como frisos laterais (R$ 150), tapetes (R$ 300) e envelopamento do teto (R$ 2.400, sendo que o nosso é pintado de branco). Dispensamos junto com protetor de cárter (R$ 300 e de série só nos Fiat), sensor de estacionamento (R$ 600), lâmpadas brancas nos faróis (R$ 690) e calhas (R$ 940). Tudo caro.

C3 Longa duração
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
C3 Longa Duração
Completa, a versão First Edition traz molduras brancas, detalhes prateados e roda de liga leve aro 15 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade
C3 Longa Duração
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Quem ficou incumbida de retirar o Citroën C3 foi a repórter Isadora Carvalho. “O vendedor me atendeu no horário marcado, me entregou a chave reserva, manual e documento do carro. Houve uma explicação sobre a importância de respeitar as revisões a cada 10.000 km ou um ano para manter a garantia de três anos. Só depois nos dirigimos ao carro, que ainda não estava na área de entrega, no subsolo da loja. Todas as funções foram explicadas, inclusive a operação do computador de bordo e dos vidros elétricos traseiros.”

C3 Longa Duração
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

O vendedor ainda salientou que o C3 estava com etanol e indicou gastar todo o combustível antes de abastecer novamente, o que deveria ser feito com etanol mais uma vez. Isso não consta no Manual do Proprietário, que também não contempla cuidados a ter nos primeiros quilômetros, o que o próprio vendedor adiantou. Ele reforçou, porém, a necessidade de rodar 5 km com o veículo após abastecer com gasolina, uma recomendação que, sim, consta no manual.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
C3 Longa Duração
Até o tapete destaca a série especial de lançamento (Fernando Pires/Quatro Rodas)

“Não fiquei mais de 30 minutos na loja”, lembra Isadora, que também tomou o primeiro susto com o carro. “Retirei com 35 km rodados e aos 61 km, ainda com o combustível da concessionária, a luz de injeção acendeu.” Apagou depois de abastecer, já com gasolina comum, combustível padrão dos modelos avaliados no Longa Duração. Agora teremos pela frente 100.000 km para conhecer o C3 e saber como anda o serviço da Citroën. Próxima parada: teste de desempenho, aos 1.000 km.

Citroën C3 – 81 km

Continua após a publicidade

Ficha Técnica

Versão: First Edition 1.0
Motor: 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 6V, aspirado, 75/71 cv a 6.000 rpm, 10,7/10 kgfm a 3.250 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Revisões
Até 60.000 km – R$ 8.262
Seguro – R$ 1.824

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.