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Longa Duração: Citroën C3 faz barulho e sofre com suspensão aos 33.000 km

Barulhos no Citroën C3 começam a chamar nossa atenção para componentes como direção e embreagem, mas o esforço da suspensão também é notado

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 30 mar 2024, 09h30 - Publicado em 30 mar 2024, 04h00
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  • Já falamos aqui sobre o barulho na direção do Citroën C3. Na última revisão, foi feito um reaperto nas estruturas da suspensão a fim de eliminar um barulho que havia, como se fosse gerado por folga entre componentes, ao girar o volante em manobras de baixa velocidade. O ruído sumiu, mas foi por pouco tempo, pois logo voltou a fazer parte do dia a dia do compacto. Só que, desta vez, percebemos novos barulhos.

    “O que chamou a atenção foi um rangido que ainda não havia escutado no carro, vindo da embreagem ao sair em um semáforo”, relatou o repórter João Vitor Ferreira. “Ele aparece ao se chegar ao ponto de acoplamento da embreagem e só some ao se passar a segunda marcha”, detalhou o colaborador, que observou o evento quando viajava com quatro adultos e uma criança a bordo, com ar-condicionado ligado.

    “O carro estava quase na sua capacidade máxima, que é de 429 kg, e estava muito calor. Eu não esperava um bom desempenho, mas fiquei incomodado e preocupado com esse barulho, que desapareceu depois que o carro foi esvaziado.

    Citroën C3 da nossa frota de Longa Duração
    Citroën C3 da nossa frota de Longa Duração (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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    Alheios aos ruídos, os passageiros reclamaram mesmo foi da suspensão. “Passei por uma estrada rural em Caçapava (SP), e os buracos e as lombadas pareciam ser mais fundos e maiores na volta, com o carro carregado, quando a suspensão traseira apresentou batidas secas”, contou João. “Na ida, só com dois adultos, o C3 se comportou normalmente.”

    Já o editor de arte Fabio Black, que também dirigiu o carro ultimamente, ficou incomodado com a perda de fôlego do motor ao passar a quinta marcha na estrada. “Só dá para usar a quinta marcha em trechos planos, porque quando há uma mínima inclinação o carro, mesmo se estiver a 120 km/h, começa a perder velocidade.

    Longa C3
    Ainda faltam muitos quilômetros para o fim do teste (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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    Não adianta pisar mais e o jeito é reduzir para a quarta marcha, mesmo com o carro vazio”, explica Fabio. “Uma coisa que também passei a sentir agora no verão é que, quando está muito quente, o C3 perde disposição, independentemente da marcha.

    Citroën C3 – 33.485 km

    Versão: First Edition 1.0
    Motor: 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 6V, aspirado, 75/71 cv a 6.000 rpm, 10,7/10 kgfm a 3.250 rpm
    Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
    Seguro: R$ 1.824 (Perfil Quatro Rodas)
    Revisões:
    Até 100.000 km – R$ 8.010
    Gastos no mês: Combustível: R$ 1.420
    Consumo: No mês: 13,8 km/l com 36,4% de rodagem na cidade
    Desde abril/23:  13,5 km/l com 30,1% de rodagem na cidade
    Combustível: flex (gasolina)

     

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