Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Longa Duração: compramos um Fiat Pulse Hybrid para o teste de 100.000 km

Comprar o Fiat Pulse Impetus T200 Hybrid para o Longa Duração poderia ter sido mais fácil, principalmente no contato com as concessionárias

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 7 jan 2025, 13h39 - Publicado em 7 jan 2025, 11h00
Longa Duração Fiat Pulse
Na falta da cor azul nas lojas, escolhemos o cinza Silverstone com teto preto (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Novas tecnologias deveriam ajudar as concessionárias a vender mais, mas não foi bem isso que aconteceu durante a busca pelo Fiat Pulse T200 Hybrid que agora integra nosso teste de 100.000 km.

A intenção era comprar um carro azul Amalfi, a cor que voltou ao catálogo com o lançamento da mecânica híbrida leve, e no interior de São Paulo. Nada disso deu certo.

Longa Duração Fiat Pulse
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Começamos pela Fiat Sim de Paulínia (SP). Havia um Impetus azul a pronta entrega por R$ 141.890 e sinalizamos que fecharíamos o negócio. À tarde retornaram dizendo que o carro havia sido reservado por outro vendedor, que não havia sinalizado no sistema da loja. A alternativa seria comprar um prata ou branco, mas dispensamos essas cores. Cobramos sobre a previsão para a chegada de um carro azul e ficaram de responder em duas horas. Nunca responderam.

Compartilhe essa matéria via:

Tentamos contato com a Maggi de Itu. O grupo todo usa a mesma central de atendimento, que anota o contato e promete direcionar a um vendedor. Isso não aconteceu.

Continua após a publicidade
Longa Duração Fiat Pulse
Versão tem motor 1.0 turbo de 130 cv auxiliado pelo motor de partida inteligente, que gera até 4 cv e 1 kgfm (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Longa Duração Fiat Pulse
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Com a Fiat Total, entramos em contato via WhatsApp, que separa a unidade e o interesse com um sistema automatizado e depois um atendente faz uma triagem repetindo as mesmas questões. Ao todo foram oito perguntas. Daí até o retorno de um vendedor demorou cinco dias.

Continua após a publicidade

Até conseguimos encontrar um Pulse azul na Fiat Fattore de Atibaia, por R$ 143.000. Mas no processo para o pagamento do sinal descobriram que aquela unidade havia sido enviada para uso como test-drive – a mesma situação de outras unidades azuis em todas as outras concessionárias que falamos. Mas já estávamos buscando também pelo cinza Silverstone. A Fattore ainda tentou localizar algum carro em trânsito com o responsável regional da Fiat, mas foi em vão.

Longa Duração Fiat Pulse
Configuração mais completa vem equipada com bancos de vinil, frenagem de emergência e assistente de faixa (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Longa Duração Fiat Pulse
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Longa Duração Fiat Pulse
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Nos vimos obrigados a comprar o carro em São Paulo mesmo. Na Fiat Amazonas da Vila Guilherme, o contato telefônico disponível no Google não ia para a central, a atendente repassou para o vendedor na mesma hora. Sinalizaram que havia o carro cinza disponível no estoque da rede, enviaram a proposta detalhada por WhatsApp e fechamos negócio.

Custou R$ 142.900, enquanto no site da Fiat um carro como esse com pintura metálica (R$ 1.990) e serviços conectados (R$ 2.990) sai por R$ 145.970. Ainda negociamos e ganhamos película nos vidros.

Do pagamento à entrega levou duas semanas, dentro dos dez dias úteis que a concessionária havia estimado. Mas poderia ter sido um pouco mais rápido por conta do transporte do depósito da rede para a concessionária (onde instalaram a película) e das últimas checagens.

Longa Duração Fiat Pulse
Quadro de instrumentos é digital e central de 10,1” tem navegador nativo e internet 4G (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

A entrega do carro foi antecipada por uma espera de 20 minutos. “Fiz como se não conhecesse bem o carro e a tecnologia dele, e o técnico foi bem transparente na explicação, dizendo que não seria como um Corolla híbrido, mas que o sistema híbrido leve proporcionaria uma melhora de até 10% no consumo. Ele falou também para não mexer na bateria sob o banco do motorista em hipótese alguma. E explicou todas as funções e equipamentos do carro”, conta o repórter Nicolas Tavares, que foi retirar o carro.

“Depois foi feito o cadastro no aplicativo do sistema Connect Me, que permite localizar e controlar o veículo remotamente, e a entrega estava terminada”, disse Nicolas. Questionado, o técnico falou que não há procedimento de amaciamento, mas rodaremos 1.000 km antes do primeiro teste.

Longa Duração Fiat Pulse
Bateria do sistema híbrido fica sob o banco. Chave tem telecomandos (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Longa Duração Fiat Pulse
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

O carro foi entregue com a bateria cheia, mas paramos imediatamente para o primeiro abastecimento. O curioso foi notar que o sistema híbrido só começou a auxiliar o carro após rodarmos 17 km. Durante as primeiras fotos, uma descoberta triste: há um defeito na pintura da tampa do porta-malas ignorado pela fábrica.

Longa Duração Fiat Pulse
Defeito na pintura está sob o verniz (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Fiat Pulse – 89 km

Versão: Impetus T200 Hybrid
Motor: 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 12 V, aspirado, 130/125 cv a 5.750 rpm, 20,4 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automático, CVT, 7 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 1.425 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões:
Até 100.000 km: R$ 8.622
Gastos no mês: Combustível: R$ 279,04
Combustível: flex (gasolina)

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.