O Longa Duração passou a ser um teste de 100.000 km, mas mantivemos a bateria de testes aos 60.000 km para ter uma comparabilidade com testes antigos e para poder identificar tendências de comportamento do carro.
E chegou o momento da Fiat Strada Volcano 1.3 manual passar por esse novo teste. Vale lembrar que nossa picape já foi testada duas vezes, pois teve desempenho muito aquém do normal nas primeiras medições, aos 1.156 km.
A Strada voltou para a concessionária, passou por reprogramação e no novo teste, aos 5.000 km, rendeu o esperado. É com esta medição que estamos comparando aqui. E mais uma vez o motor 1.3 8V Firefly revela um ganho de fôlego. Se antes precisava de 14 segundos para chegar aos 100 km/h, agora a aceleração durou 12,7 segundos.
Esse comportamento mais “solto” de quem se tornou capaz de romper os primeiros 1.000 m a 150,5 km/h reflete, também, em melhoras consistentes em todas as medições de retomada.
A melhora no consumo já vinha sendo percebida em nossas planilhas de acompanhamento de gastos com gasolina. O consumo urbano melhorou de 11,3 km/l para 12,2 km/l e o consumo rodoviário baixou de 16,3 km/l para 16,9 km/l.
Detalhe: nosso carro ainda usa o motor com 109/101 cv e 14,2/13,7 kgfm. Neste ano, por conta do Proconve L7, a Fiat reduziu a potência do motor 1.3 para 107/98 cv e 13,7/13,2 kgfm.
Até este momento, a picape compacta da Fiat passou por todas as revisões, com troca de óleo e filtros, teve troca das velas de ignição aos 40.000 km, e, mais recentemente, a substituição da correia de acessórios, conforme plano de manutenção.
O jogo de pneus original se foi aos 40.000 km e o alto consumo de óleo percebido aos 15.000 km foi solucionado aos 20.000 km. O convívio com a Fiat Strada tem se mostrado muito tranquilo, sem problemas a relatar. Mas já começamos a notar que a embreagem está dando sinais de desgaste, acoplando perto de 50% do pedal.
O desempenho da Fiat Strada
Aceleração | 1º Teste – 5.000 km | 2º Teste – 60.653 km |
0 a 100 km/h | 14 s | 12,7 s |
0 a 1.000 m | 35,6 s – 145 km/h | 34,4 s – 150,5 km/h |
Retomadas | ||
3ª 40 a 80 km/h | 8s | 7,3s |
4ª 60 a 100 km/h | 13,1 s | 11,4 s |
5ª 80 a 120 km/h | 22,3 s | 19,5 s |
Frenagens | ||
60/80/120 km/h a 0 | 14,2/25,9/58,9 m | 14,4/25,6/58,7 m |
Consumo | ||
Urbano | 11,3 km/l | 12,2 km/l |
Rodoviário | 16,3 km/l | 16,9 km/l |
Ruído Interno | ||
Neutro/RPM máx. | 41,5/69,1 dBA | 40,5/74,7 dBA |
80/120 km/h | 67,1/76,3 dBA | 67,8/75,2 dBA |
Condições de teste – 5.000 km: alt. 660 m; temp., 31 °C; umid. relat., 52%; press., 1.013 kPa; 61.615 km: alt. 660 m; temp., 28,5 °C; umid. relat., 45%; press., 1.013 kPa
Nova Fiat Strada – 60.101 km
Ficha técnica: | |
Versão: | Volcano 1.3 8V Cabine Dupla 2020/2021 |
Motor: | 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, 1332 cm3, 8V, aspirado, 109/101 cv a 6.250 rpm, 14,2/13,2 kgfm a 3.500 rpm |
Câmbio: | manual, 5 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 2.700 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: |
Até 100.000 km – R$ 5.752 |
Gastos no mês: | Combustível: R$ R$ 832,44 |
Consumo: | No mês: 12,5 km/l com 54,1% de rodagem na cidade Desde fev/21: 12,6 km/l com 37,1% de rodagem na cidade |
Combustível: | flex (gasolina) |